julho, 2021

2021qui08jul15:3017:30Lançamento do Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista – PAM - TL15:30 - 17:30 Evento on-line Organizador: Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística, DT. de Ferrovias, DT. de Navegação Interior e Portos e DT. de Trânsito Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

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Abordagem:

Iniciativa da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, o Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista (PAM-TL) foi desenvolvido pela necessidade da elaboração de uma solução multidisciplinar e integrada para as questões críticas de transporte e logística de passageiros e de carga na Macrometrópole Paulista (MMP), delimitada pela Região Metropolitana de São Paulo e as quatro outras regiões metropolitanas que a circundam: Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos.

Um dos objetivos principais do PAM-TL, conforme já declarado em seu Termo de Referência, é “propiciar aumento da eficiência socioeconômica e ambiental da ação governamental nos campos afins do transporte de passageiros e da logística de cargas na MMP e a racionalização do uso dos recursos públicos correspondentes”. Esse objetivo, somado à impossibilidade de ampliação da infraestrutura rodoviária indefinidamente, leva à convicção de que caberá a outros modos de transporte a missão de gerar capacidade suficiente para atender ao adicional da demanda futura.

O PAM-TL, ademais, incorpora o princípio de promover a participação do setor privado nos serviços delegáveis, por meio de concessões e PPPs, com dois objetivos principais, preservado o interesse público.

O PAM-TL é uma realização do Consórcio PRO-TL, composto pelas empresas DB Internacional Brasil Serviços de Consultoria Ltda, Progen Projetos Gerenciamento e Engenharia S.A., TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes Ltda., Addax Assessoria Econômica e Financeira Ltda.-EPP, Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados.

Programação:

Abertura

Paulo Ferreira – Presidente do Instituto de Engenharia

Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

João Octaviano Machado Neto – Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo

Mediadores

Miriana Pereira Marques – Diretora de Programação e Conselheira do Instituto de Engenharia

Jean Carlos Pejo – Coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias IE

Palestrantes

Peter Kurt Mirow – Diretor Executivo da DB Engineering & Consulting GmbH do Brasil

Cláudia Martinelli – Consultora em planejamento de transporte público e privado

Flávio Chevis – Economista

Eduardo Germani – Diretor da TTC

Claudia Bonelli – Sócia responsável pela área de Direito Administrativo de TozziniFreire

Roberto Gentilezza – Economista

Mariana Lessa Gomes – Consultora na DB Engineering & Consulting

Mesa redonda

Alberto Epifani – Convidado da Divisão Técnica de Urbanismo

Flaminio Fichmann – Coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos IE

Jean Carlos Pejo – Coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias IE

Vicente Abate – Vice-Coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias IE

Maria da Penha Pereira Nobre – Coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito IE

José Wagner Leite Ferreira – Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos IE

Adalberto Febeliano – Coordenador da Divisão Técnica de Aviação e Aeroportos IE

Encerramento

Luiz Alberto Fioravante – Assessor Técnico de Planejamento e Projetos

Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

 

Conheça os participantes:

Paulo Ferreira -Presidente do Instituto de Engenharia 

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Engenheiro de Planejamento, coordenador de Projetos, superintendente de Projetos, diretor Técnico e de Meio Ambiente da Sabesp; diretor de Controle de Poluição da Cetesb; professor adjunto da E.E. Mackenzie. É conselheiro Consultivo e já foi vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia, secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, diretor Administrativo e Financeiro da Telebras do Ministério das Comunicações.

Ivan Metran Whately- Vice-Presidente de Atividades Técnicas

No Instituto de Engenharia há 40 anos, atuou como 1º Secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo. Atualmente é VP de Atividades Técnicas e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

 

João Octaviano Machado Neto – Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo

Formado em Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá, atua na Gestão Pública há 35 anos. Antes de assumir a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, em 2019, foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes e presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Sua experiência no Poder Público inclui ainda cargos como os de secretário executivo do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas da Habitação, presidente da Prodam, secretário municipal de Gestão, secretário municipal adjunto de Planejamento e secretário municipal de Serviços e Obras.

Miriana Pereira Marques – Diretora de Programação e Conselheira do Instituto de Engenharia

Engenheira Civil formada há 31 anos pela FEFAAP, e especialista em Avaliações e Perícias pela Universidade 9 de Julho. É responsável técnica da Marques & Marques Engenharia Avaliações e Perícias, tendo como foco principal a realização de Relatórios Técnicos de Vistoria de Vizinhança para grandes obras de infraestrutura no Estado de São Paulo – Metrô, Rodoanel, Contorno da Tamoios, Descida da Serra, entre outros. Na vida acadêmica foi professora de Maciços e Obras de Terra, Transportes e Mecânica dos Solos na FEFAAP, professora convidada nos cursos de pós-graduação de Avaliações e Perícias da FAAP e IBEC. Na área judicial atua como assistente técnico do Metrô, foi assistente técnica da DERSA e é perita na 6º Vara Cível do Fórum de Jundiaí. Na área pública foi supervisora Técnica de Planejamento Urbano na Subprefeitura do Butantã e assessora da Superintendência de Obras na Siurb, na gestão do prefeito Gilberto Kassab. No Instituto de Engenharia é diretora de Programação, membro do Conselho Consultivo, membro da Câmara de Mediação e Arbitragem, membro do Grupo Mulheres e Mentoria, vice-diretora da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e secretária da Divisão Técnica de Novas Tecnologias. Foi vice-presidente de Assuntos Internos e Associativos e de Atividades Técnicas, diretora-secretária da Diretoria Executiva, secretária da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias e vice-coordenadora da Divisão Técnica de Gerenciamento e Empreendimento. Nos últimos anos, vem realizando várias parcerias com as escolas de engenharia, atléticas, centro e diretórios acadêmicos e empresas juniores, participando de colação de grau, premiando os melhores alunos na área de engenharia, participando da organização da Jornada de Engenharia, Carreiras e Profissões, mantendo um laço forte com as escolas de engenharia, agregando associados universitários e docentes. Incentiva novos cursos e palestras no IE, além dos já existentes. Agraciada com o Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”, “Imóveis Tombados”, “Calçadas” e “As maravilhas da Engenharia.

Peter Kurt Mirow – Diretor Executivo da DB Engineering & Consulting GmbH do Brasil

Brasileiro e alemão, é o Diretor Executivo da DB Engineering & Consulting GmbH do Brasil, empresa que pertence ao Grupo Deutsche Bahn, e que tem o seu escritório no Rio de Janeiro. A DB Engineering & Consulting oferece know-how mundialmente reconhecido em transportes e logística, especialmente por modo ferroviário, desde a fase de concepção até a implementação de projetos. Mestre em Administração de Empresas formado na Johann W. Goethe Universität, de Frankfurt, na Alemanha, Peter iniciou sua carreira como consultor de empresas, na Roland Berger Strategy Consultants, no escritório de São Paulo, onde realizou diversos projetos de otimização de Supply Chain, além de outros projetos ligados ao setor siderúrgico. Em 2005 ingressou na Companhia Siderúrgica do Atlântico, da ThyssenKrupp, onde liderou a área de Business Process Management. Desde 2012 Peter atua na Deutsche Bahn, desde 2014 como Diretor Executivo. Trabalhou em projetos relacionados a transporte integrado de passageiros e logística eficiente, tal como o desenvolvimento do Plano de Ação da Macrometropole Paulista (PAM-TL), além do Plano Estratégico de Logística e Cargas do Rio de Janeiro, para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, além de projetos com o MetroRio e Supervia, entre outros. Peter fala português, inglês, e alemão fluentes, além de francês e espanhol.

Cláudia Martinelli – Consultora em planejamento de transporte público e privado

Engenheira civil, com pós-graduação em planejamento de transporte. Com mais de 30 anos de experiência como consultora em planejamento de transporte público e privado e elaboração de propostas para participação de leilões de concessão, atua como gerente de projetos multidisciplinares, de alta complexidade técnica, desenvolvidos em ambientes internacionais. Concluiu recentemente o Plano de Ação Metropolitano de Transportes e Logística de São Paulo (PAM-TL), que propõe a melhoria da organização jurídico-institucional na área de transportes da Macro Metrópole Paulista, a criação de uma rede logística de cargas e passageiros multimodal e concepção de alternativas para financiamento dos projetos que incluem a definição de pacotes de concessão e/ou PPP’s. Como coordenadora do contrato de Certificação da Linha 6 de Metrô de São Paulo, maior PPP da américa Latina e maior obra de infraestrutura do Brasil, apoiou o GESP durante o processo de paralização e retomada das obras o que incluiu a avaliação de um pedido de reequilíbrio econômico-financeiro de R$ 2Bi colocado pela Concessionária. A CERTIFICADORA, como agente técnico para apoio à ação de fiscalização do PODER CONCEDENTE é responsável por validar todos os processos necessários a implantação do Empreendimento, incluindo elaboração de projetos, licenciamento ambiental, desapropriação, obras civis, fornecimento, montagem e testes de sistemas metroferroviários e material rodante, sendo assim

Sua experiência inclui ainda representação comercial para venda e distribuição de equipamentos na área de energia solar e para indústria petroquímica.

Flávio Chevis – Economista

Economista pela FEA-USP, tendo cursado Mestrado em Teoria Econômica no IE-UNICAMP e em Engenharia de Transportes na POLI-USP. Após ter atuado em Treasury e Private Equity em empresas privadas, fundou em 2001 a ADDAX, consultoria especializada em estruturação de Concessões e PPPs de infraestrutura, notadamente no setor de Transportes, incluindo Logística e Mobilidade. Membro da UITP – União Internacional de Transportes Públicos, associação sediada em Bruxelas, e Vice-Chairman de seu Comitê de Economia de Transportes. Foi agraciado com o UITP Awards 2017 em Smart Financing and Business Models pela estruturação, como consultor do Governo de São Paulo, da inovadora PPP do Sistema Integrado Metropolitano, contemplando VLT e Ônibus na Baixada Santista. Junto ao Governo de São Paulo, também apoiou a estruturação das Concessões e PPPs das Linhas 5 – Lilás, 6 – Laranja, 15 – Prata, 17 – Ouro de Metrô e das Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda de Trens Metropolitanos, assim como pertence ao Consórcio que desenvolveu o PAM-TL – Plano de Ação da Macrometrópole Paulista em Transportes e Logística financiado pelo BID. É Professor do MBA PPP e Concessões da FESPSP em conjunto com a LSE – London School of Economics, bem como profere outros cursos voltados à Modelagem Econômico-Financeira e Planejamento de Transportes.

Eduardo Germani – Diretor da TTC

Engenheiro de Controle e Automação e Mestre em Engenharia de transporte pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.Em seus 27 anos de experiência profissional, atuou em uma extensa lista de projetos de planejamento de transporte em vários países da América Latina, trabalhando para os setores privado e público. Especializou-se em modelagem e previsão de demanda por transporte para a análise de viabilidade e do impacto de novos sistemas, concessões e PPPs e otimização de oferta. Ao longo dos anos, ampliou suas habilidades através de projetos de gestão de linhas de metrô, trens urbanos, BRTs, privatização de rodovias e planejamento da mobilidade de passageiros e carga, em projetos na América Latina e diversas cidades na China.Atualmente é diretor da TTC, liderando a empresa no fornecimento de consultoria em soluções de mobilidade. No PAM-TL atuou nos estudos de demanda, que incluíram a realização de pesquisas de tráfego, modelagem de carga e passageiros, projeções das matrizes de viagem e de carga, a determinação de volumes veiculares, níveis de serviço e arrecadação tarifária, além de soluções de engenharia de transporte.

Claudia Bonelli – Sócia responsável pela área de Direito Administrativo de TozziniFreire

Claudia tem amplo conhecimento em temas ligados ao setor público. Atuante em matérias relacionadas a licitações, contratos e convênios administrativos, concessões de serviços públicos, parcerias público-privadas e autorizações governamentais, além de leis e normas administrativas como a lei de responsabilidade fiscal, sua experiência abrange não só o assessoramento a particulares, mas também ao setor público, o que lhe garante um conhecimento profundo das relações público-privadas. Com grande experiência no setor de infraestrutura, tem atuado em muitos dos principais projetos realizados no mercado brasileiro. Graduada pela Faculdade de Direito da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é também mestre em Direito Internacional pela Universität Osnabrück, Alemanha. Claudia é referenciada nacional e internacionalmente em alguns dos mais relevantes guias jurídicos, como Chambers Latin America, The Legal 500, Latin Lawyer 250, Who’s Who Legal, IFLR1000 e Best Lawyers.

Roberto Gentilezza – Economista

Economista pela FEA-USP, com especializações em gestão de riscos pela BM&F Educacional e planejamento e gestão de cidades pela UC-Berkeley e Pece-Poli. Possui mais de 10 anos de experiência em avaliação econômico-financeira e estruturação de Concessões e PPPs de infraestrutura social, em especial em mobilidade urbana. Possui background no mercado financeiro, em análise e gestão de riscos. Participou da elaboração do PAM-TL – Plano de Ação da Macrometrópole Paulista em Transporte e Logística, e, da estruturação das Concessões e PPPs das Linhas 5-Lilás, 6-Laranja, 15-Prata e 17-Ouro de Metrô, das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de Trens Metropolitanos. Atuou na modelagem financeira do SIM RMBS, contemplado pelo UITP Awards 2017 em Smart Financing and Business Models, e do sistema gratuito de ônibus municipal de Vargem Grande Paulista, premiado em 2020 pelo APA International Division Planning Excellent Award na categoria Transportation Planning.

Mariana Lessa Gomes – Consultora na DB Engineering & Consulting

Graduada em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia e com pós-graduação na área de Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente atua como Consultora na DB Engineering & Consulting, empresa alemã do setor Ferroviário com atuação global. Fez parte do Project Manegement Office (PMO) do estudo multidisciplinar na área de Transporte e Logística para a macro metrópole de São Paulo, o PAM-TL. Possui anos de experiência em obras de infraestrutura de grande porte: metro-ferroviárias e de saneamento. Com participação em todas as fases do projeto, desde os estudos básicos e elaboração de proposta até a sua implantação. O projeto de maior destaque é a Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo pela Odebrecht Engenharia e Construção. Possui breve experiência no setor financeiro voltada para análise de resultados e performance.

Alberto Epifani – Convidado da Divisão Técnica de Urbanismo 

Arquiteto e Urbanismo, pela na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com cursos de especialização em Transporte Coletivo por Ônibus, Movimentos Sociais Urbanos e Urbanização e Treinamento Básico de Administração – TBA. Na Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ, atuou como Analista de Projetos, Coordenador de Monitoração do Sistema de Transporte Público de Passageiros e de Pesquisas Operacionais, da Diretoria de Planejamento, Chefe de Departamento do Sistema Operacional, Gerente do Sistema de Transporte, Chefe da Assessoria para Integração do Sistema Metropolitano, Gerente de Planejamento e Integração de Transporte Metropolitano e Diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos. Diretor de Planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Na Secretária de Estado de Transportes Metropolitano, foi Coordenador da Coordenadoria de Transporte Coletivo das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, Assessor Técnico e Coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico da Coordenadoria de Planejamento e Gestão.

Flaminio Fichmann – Coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos IE

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização na FGV. Trabalhou na administração pública por 14 anos (CET e EMTU/SP). É consultor há 28 anos, sócio e diretor da Projeto 34 – Arquitetura e Engenharia desde 2004, empresa que executou inúmeros planos e projetos no Brasil e exterior, de rodovias, BRTs, metrôs, trens e atividades relacionadas à mobilidade urbana junto a órgãos públicos e empresas particulares. É coordenador da Divisão Técnica de Transporte Metropolitano do Instituto de Engenharia. Foi consultor da Socicam e do INST – Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, diretor da ONG Bairro Vivo, presidente do Comitê de Trânsito da Agência Brasil de Segurança – ABS e professor do curso de pós-graduação “Gerente da Cidade” da FAAP.

Jean Carlos Pejo – Coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias IE

Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, com MBA em Gerência de Projetos, e MBA em Logística, ambas pela FGV e MBA em Empreendedorismo pelo Babson College dos EUA. Realizou estágios nas ferrovias da França e Japão e cursos de especialização e extensão universitária em disciplinas de Engenharia Ferroviária na Espanha, Itália, Canadá, EUA e Brasil. É secretário Geral da sede do Brasil da ALAF – Associação Latino-Americana de Ferrovias. Recebeu em 2019 o título de Personalidade da Tecnologia da Intermodalidade e Ferrovia, pelo Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. Foi secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Regional, diretor, coordenador Geral de Gestão e superintendente de Projetos e Engenharia da FEPASA e conselheiro da CPFL – Cia. Paulista de Força e Luz. Apresentou várias palestras em Congressos no Brasil e exterior, bem como publicou textos e artigos em revistas especializadas.

Vicente Abate – Vice-Coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias IE

O presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), engenheiro metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em Tratamento Termomecânico de Metais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA, além de PDE (Programa de Desenvolvimento Estratégico) na Fundação Dom Cabral.É diretor de relações corporativas da Greenbrier Maxion e da Amsted Maxion, SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários; Associação Nacional de Transportes Públicos; DEINFRA/FIESP – Departamento de Infraestrutura (Transporte e Logística); DECONCIC/FIESP – Departamento da Indústria da Construção. Vice-presidente da ABIFA/SIFESP – Associação Brasileira de Fundição/ Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de São Paulo e conselheiro do CONSIC/FIESP – Conselho Superior da Indústria da Construção; • SAE BRASIL – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade; ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção; IE – Instituto de Engenharia; ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos

Maria da Penha Pereira Nobre – Coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito IE

Com especialização na área de Trânsito, Mobilidade e Segurança e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Trabalhou 25 anos na Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo. Participou da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro; fez curso de especialização em transportes e trânsito na França; trabalhou na Venezuela e no México; foi consultora do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, do Programa Monumenta/BID/Unesco do Ministério da Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República – SEDU; foi presidente da Comissão de Trânsito da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, conselheira do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN de São Paulo, coordenou e ministrou cursos dentro do “Programa Nacional de Capacitação das Cidades” do DENATRAN/Ministério das Cidades em todo território nacional. Coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia / conselheira do CEDATT SP; Diretora do IMEP; Coordenadora técnico-pedagógica dos cursos de pós-graduação do IMEP e dos cursos abertos nas áreas de Trânsito e Transportes; Coordenadora e professora de inúmeros cursos de Formação de Agentes de Trânsito em várias cidades: Belém, Fortaleza, Teresina, Campina Grande, Cuiabá, Aracaju, Ribeirão Preto, Maringá entre outros.

José Wagner Leite Ferreira – Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos IE

Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especializado em Transporte Urbano pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo e em Gestão do Transporte Fluvial pelo Institute for International Education in Transport (Ifit) da Bélgica. Na década de 1980, em cooperação com a Université de Liège, na Bélgica, idealizou o primeiro curso superior de navegação interior do Brasil e atuou como diretor na Faculdade de Tecnologia Fluvial de Jahu (SP). Construiu sua carreira profissional com posições de grande destaque, como cofundador e primeiro diretor Técnico do Consórcio Intermunicipal Tietê-Paraná (CITP) e coordenador do Plano Hidroviário do Estado de São Paulo para a Secretaria dos Transportes, além do desenvolvimento de trabalhos e estudos como o plano de operação do Sistema Hidroviário da Baixada Santista para a Secretaria de Portos da Presidência da República e o estudo para uma ligação fluvial de passageiros entre Bertioga e Santos. Atualmente, é coordenador da divisão de Logística de Transportes do Instituto de Engenharia (IE), consultor associado da Figueiredo Ferraz Engenharia de Projetos, diretor do Centro de Estudos Avançados de Navegação Interior (Ceani), consultor da Santos Port Authority e coordenador do convênio de navegação interior entre a Université de Liège e a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Adalberto Febeliano – Coordenador da Divisão Técnica de Aviação e Aeroportos IE

Adalberto Febeliano é engenheiro aeronáutico, pós graduado em administração pela FGV e Mestre em Economia do Transporte Aéreo pelo ITA.  Professor do curso de aviação civil da Universidade Anhembi Morumbi por 7 anos, tem mais de 25 anos de experiência em aviação e transporte aéreo, tendo trabalhado em empresas como Mesbla Aviação, Líder Táxi Aéreo e GE Celma.  Foi Diretor Executivo da ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral, Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas e atualmente é Vice-Presidente de Operações Aéreas da MODERN Logistics, da qual é um dos sócios fundadores.  É Diretor Adjunto da Divisão de Logística e Transportes do Departamento de Infraestrutura da FIESP e membro do Conselho Superior da Indústria da Construção Civil da mesma entidade.

Luiz Alberto Fioravante – Assessor Técnico de Planejamento e Projetos

Brasileiro com cidadania Italiana, profissional com mais de 40 anos de experiência em gestão e planejamento estratégico de empresas e projetos, Administrador de Empresas atuando em nível executivo em diversas empresas do setor público e privado, com foco nos setores de transportes, energia e projetos urbanísticos. Hoje, atuante na Secretaria de Logística de Transportes do Estado de São Paulo – Assessor Técnico / responsável pela área de Planejamento e Laboratório da Secretaria. Atuou também na Empresa Pública – URBES – Trânsito Transporte – 2018/2019 – Presidente, na Secretaria de Transportes do Município de Sorocaba – SP – 2018/2019 – Secretário, na Secretaria de Planejamento e Projetos-SEPLAN do Município de Sorocaba – 2017 – Secretário, no Setor Público – Diretor do Metrô, Membro da Comissão de Transportes do DER – Departamento de Estradas de Rodagem por 15 anos, Presidente de alguns Conselhos Municipais na área de Organização não Governamental, Diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros, Vice-Presidente da CNT Confederação Nacional de Transportes, Diretor da Freta Sul, no Setor Privado, Presidente do Grupo Fioravante, Presidente da Real Energy, Presidente da True Energy Brasil, Presidente da FCE – Fioravante Consultoria Empresarial.

 

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Jean Carlos Pejo – Coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias

Flaminio Fichmann – Coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos

Eng. José Wagner – Coordenador da Divisão Técnica de Navegação Interior e Portos

Arq.ª Maria da Penha P. Nobre – Coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito

Eng. Adalberto Febeliano – Coordenador da Divisão Técnica de Aviação e Aeroportos

 

Apoio Institucional:

CREA – SP – Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quinta-feira) 15:30 - 17:30

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística, DT. de Ferrovias, DT. de Navegação Interior e Portos e DT. de Trânsito

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