julho, 2020

2020seg06jul16:3018:00Lançamento do caderno Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil16:30 - 18:00 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

Lançamento do caderno especial Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil, desenvolvido pelo Instituto de Engenharia com a coordenação da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia. Na ocasião, serão discutidos temas como os meios financeiros, legais, políticos e técnicos, e as dificuldades para chegarmos à universalização do saneamento no País.

Este evento será o primeiro de uma série de webinars cujo intuito é discutir como transformar as medidas do novo Marco do Saneamento em realidade, eliminando o déficit negativo que o Brasil tem hoje nos quatro aspectos: distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação do lixo e drenagem urbana.

 

Convidados

Aparecido Hojaij

É presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), entidade que reúne quase dois mil municípios associados com serviços próprios de saneamento. Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá, e especialista em Engenharia de Saneamento Básico pela Universidade Federal de São Carlos. É diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Jaboticabal (SAAEJ), em São Paulo. Com mais de 30 anos de experiência no setor, também atua como Coordenador da Câmara Técnica de Gestão e Planejamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu.

 

BNDES - imagem ilustrativa

Fábio Abrahão

Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Engenheiro Mecânico graduado pela UFRJ e mestre em administração pelo Instituto COPPEAD/UFRJ. Cursou também especialização em Gestão, Estratégia e Inovação pelo MIT/ Sloan.

Atuou como assessor especial do Ministro de Estado da Economia. Como sócio-fundador do Infra Partners Investimentos, liderou mais de 40 decisões de investimento em infraestrutura e iniciativas de turnaround. Foi fundador de dois operadores logísticos de base tecnológica, com atividade em todas as regiões do Brasil e países da América Latina.

Paulo Ferreira

Professor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Engenheiro Civil pela Mackenzie, com mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da USP, já exerceu os cargos de secretário adjunto do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, diretor de Controle de Poluição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), secretário nacional de Saneamento do Ministério das Cidades e coordenador, superintendente e diretor técnico na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

 

 

 

Abertura 

Eduardo Ferreira Lafraia 
Presidente do Instituto de Engenharia

 

 

 

 

 

Mediadores

Paula Fernanda Morais Andrade Rodrigues

Mestre em Sustentabilidade (USP). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (USP). Bióloga (Mackenzie) e Engenheira Ambiental (UFSCar). Atua em meio ambiente, segurança ocupacional e perícia judicial prestando serviços nas áreas de licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, investigação e gerenciamento de áreas contaminadas e prevenção de incêndio. Consultora em Relatórios de Sustentabilidade. Atuou como pesquisadora nas áreas de energia, mitigação de emissões de gases do efeito estufa, eficiência energética, mudanças climáticas e economia ambiental para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ministrou aulas de Elementos Biológicos em Perícia Ambiental no IBAPE/SP. Coordena a Divisão de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia do Instituto de Engenharia.

Mario Ernesto Humberg

Formado em Química pela USP, com especialização em Química Industrial. Foi professor das escolas de engenharia Mauá, Oswaldo Cruz e Tecnologia de Barretos e atuou em indústrias do setor. Dirigiu a Revista Química e Derivados, derivando para a área jornalística, como diretor das revistas técnicas da Editora Abril, e depois do jornal Gazeta Mercantil. Dirigiu a área de Relações institucionais das empresas BASF e depois fundou sua empresa de consultoria, a CL-A Comunicações.

Atua na preparação de papers, estudos e outros conteúdos sobre negócios, meio ambiente e informações sociais e econômicas. É também consultor e palestrante sobre Ética Organizacional e Gestão de Crises, com vários livros publicados.

É atualmente coordenador Geral do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, e membro do Conselho de Economia Empresarial e Política – CEEP da FECOMERCIO SP.

 

Conheça e saiba mais sobre o caderno especial Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil:

 

Realização:

Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia

 

Apoio:

 

Apoio Institucional:

Hora

(Segunda-feira) 16:30 - 18:00

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X