junho, 2020

2020ter16jun(jun 16)19:00qua17(jun 17)20:30#IPnoIE - Norma de Inspeção Predial da ABNT19:00 - 20:30 (17) Evento on-lineTipo de evento:Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

Recentemente, no dia 21 de maio de 2020, foi publicada a Norma de Inspeção Predial da ABNT (NBR 16747) que apresenta as diretrizes, conceitos, terminologias e procedimentos relativos à inspeção predial.

Mas, a Inspeção Predial (IP) é utilizada no Brasil há mais de 20 anos, assim sendo, este evento contemplará todo o histórico da IP, as principais mudanças geradas com a norma da ABNT e os debates sobre a sua aplicação na prática, além dos pontos positivos e negativos da referida norma.

As apresentações e debates serão realizados por grandes nomes da área, contando com a presença de profissionais que criaram a inspeção predial no País, que participaram da elaboração da norma e que trabalham na área há anos.

 

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, advogados, estudantes, síndicos e administradoras de condomínio.

 

Programação:

  • 1º Dia:

O histórico e a legalidade da Inspeção Predial – 30min

Stella Marys Della Flora e Tito Lívio Ferreira Gomide

Principais mudanças geradas com a norma da ABNT – 30min

Jeronimo Cabral Pereira Fagundes Neto e Marco Antonio Gullo

Debates – 30min

Miriana Marques e Débora Marinello

 

  • 2º Dia:

Aplicação da norma na prática – 30min

Marcus Grossi e Leonardo Medina

Pontos positivos e negativos da norma – 30min

Kleber Berlando Martins e Marco Antonio Gullo

Debates – 30min

Ricardo Henrique de Araujo Imamura e Jeronimo Cabral Pereira Fagundes Neto

 

Palestrantes:

Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, em 1980; pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela FAAP, em 2002; mestre em Habitação na área de Tecnologia das Edificações pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em 2007; membro docente de cursos de pós-graduação em Engenharia Diagnóstica em Edificações, Perícias de Engenharia e Avaliações em convênios com entidades diversas. Autor e coautor de livros e artigos técnicos sobre Engenharia Diagnóstica em Edificações, Inspeção Predial, Manutenção Predial, com premiação em alguns títulos; perito judicial militante na capital de São Paulo e sua região metropolitana, além de atuar como assistente técnico junto a renomados escritórios de advocacia na região Sul e Sudeste. É vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia e diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações.

 

Miriana Pereira Marques

Formada em Engenharia Civil pela FAAP, foi professora universitária de Maciços e Obras de Terras, Transportes e Mecânica dos Solos na mesma faculdade.

Com 20 anos de atuação profissional dedicada à área de Avaliações e Perícias, referente a bens patrimoniais e a imóveis urbanos, comerciais, residenciais, rurais e industriais, é responsável técnica pela área de Avaliações e Perícias da Marques & Marques Engenharia e assistente técnica do Metrô e da Dersa.

No Instituto de Engenharia, é vice-presidente de Assuntos Internos, vice-coordenadora da Divisão Técnica de Informática e da Divisão de Avaliações e Perícias, membro do Conselho Consultivo e da Câmara de Mediação e Arbitragem. Foi laureada com o Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”, “Imóveis Tombados” e “Calçadas”, pela mesma instituição.

 

Marco Antonio Gullo

Engenheiro Civil, mestrando em Tecnologia da Habitação pelo IPT, pós-graduado em Perícias de Engenharia e Avaliações e em Administração de Empresas. Diretor de Cursos do Instituto de Engenharia (IE) e ex-coordenador da Câmara Técnica de Perícias em Edificações do Ibape/SP. Docente em cursos de especialização e pós-graduação do IE e do Instituto Brasileiro de Educação Continuada – INBEC. Coautor de diversos livros enfocando Engenharia Diagnóstica; assistente técnico judicial; consultor técnico de renomadas empresas de construção; carreira desenvolvida em atividades de construção e fiscalização de empreendimentos prediais; participação como consultor em importantes veículos de comunicação, entre os quais Folha de S.Paulo, Editora Abril, R7, SBT e Rede Globo. É sócio diretor da MG CONSULT.

 

Débora Marinello

Engenheira Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1993; pós-graduada em “Patologia nas Obras Civis” – IDD/SP e Técnica em Edificações – Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Aperfeiçoamento em Avaliações de Imóveis Urbanos e Rurais e Avaliação de Aluguéis pelo Ibape/SP e em Gerenciamento de Operações na Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Atuação na área da Engenharia Diagnóstica, realizando vistorias, inspeções, auditoria, perícias e consultorias técnicas de edificações, principalmente para Condomínios Residenciais e Comerciais, Construtoras e Incorporadoras e na área de Avaliações de Imóveis (valor de mercado, valor locativo); residenciais, comerciais (lojas de rua e shoppings). Assistente técnica junto à escritórios de advocacia e empresas de Engenharia. No Instituto de Engenharia, é diretora do Departamento de Engenharia de Produção.

 

Stella Marys Della Flora

Engenheira Civil pela FAAP em 2012, mestranda em Engenharia Civil pela Universidade São Judas e pós-graduada em Engenharia Diagnóstica – Patologia e Perícias na Construção Civil pelo INBEC. Especialista em Engenharia Diagnóstica com trabalhos de vistorias, inspeções, auditorias e perícias realizados para as construtoras e incorporadoras tradicionais do mercado brasileiro. É coordenadora da Divisão Técnica de Patologia das Construções do Instituto de Engenharia, além de sócia e perita no Gabinete de Perícias Gomide.

 

Tito Lívio Ferreira Gomide

Engenheiro Civil pela FAAP, bacharel em Direito pela USP, perito criminal pela Academia de Polícia de São Paulo e atua como perito de Engenharia e criminalística desde 1979, além de professor, conferencista e autor de inúmeros artigos e livros. Foi o precursor da Inspeção Predial e Engenharia Diagnóstica no Brasil, desenvolvendo intensa atuação institucional, como ex-presidente do Ibape/SP e ex-coordenador da Divisão Técnica de Patologia das Construções do Instituto de Engenharia, além de contribuir com o Instituto Brasileiro do Direito da Construção – IBDiC. Perito atuante nos foros judiciais, câmaras arbitrais e como Assistente Técnico das principais construtoras e incorporadoras do Brasil. É diretor do Gabinete de Perícias Gomide.

 

Ricardo Henrique de A. Imamura

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, 1977. Perito Judicial de diversas Varas Cíveis e da Fazenda no Estado de São Paulo, desde 1978. Dentre sua experiência como Perito Judicial, encontram-se a elaboração de mais de 4.300 Laudos de Engenharia Legal de naturezas diversas. Membro Titular, coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias, conselheiro e Perito Especialista da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia – São Paulo. Membro fundador e ex-presidente da Associação Paramaçônica de Peritos Judiciais – APPJ. Presidente da AELINS – Associação de Engenheiros de Lins – Lins/SP. Membro da CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem; Membro da ABCIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança; Membro da CAM-CCBC – Câmara de Comércio Brasil-Canadá; Membro da AMCHAM Brasil; Membro da CAMARB – Camara de Arbitragem Empresarial Brasil; Membro do FIDIC. Membro de diversas Associações em São Paulo. Ministra Cursos e Palestras e tem publicações técnicas diversas. Engenheiro pela Empresa Consultora Hidroservice – Engenharia de Projetos Ltda., de 1978 a 1989. Engenheiro pela S.A. Indústrias Votorantim, de 1989 a 1990; Assessor da Diretoria pela Empresa Consultora Matricial Projetos e Consultoria Ltda., de novembro de 1990 a 1991. Sócio Proprietário da R.H. Imamura Peritos Consultores e dos Advisors Committee.

 

Kleber José Berlando Martins

Engenheiro Civil e perito Judicial, mestrando em Materiais de Construção Civil; especialista em Engenharia Diagnóstica, Avaliações e Perícias, Segurança do Trabalho e Materiais de Construção Civil.

Presidente da Comissão de Avaliações e Perícias da SME (Sociedade Mineira de Engenheiros). Membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Minas Gerais (Ibape/MG) e ex-diretor de Relações com o Mercado. Membro efetivo da Associação de Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores de Minas Gerais (ASPEJUDI) ex-presidente (2017/2018). Membro efetivo da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT). Inspetor I de Estruturas de Concreto Armado, segundo a ABNT NBR 16.230 – IBRACON.

 

Marcus Vinícius Fernandes Grossi

Engenheiro Civil; mestre em Tecnologia da Construção de Habitações pelo IPT; especialista em Excelência Construtiva e Anomalias pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Gestão e Tecnologia da Construção pela Poli-USP. Inspetor de Estruturas de Concreto pelo IBRACON, ABECE e ALCONPAT. Atua como perito Judicial, assistente Técnico da Defensoria Pública e Ministério Público do Estado de São Paulo; professor universitário; palestrante de cursos de Perícia e Patologia das Construções. É sócio-gerente da Fernandes & Grossi Consultoria e Perícias de Engenharia, onde atua com consultoria, perícias de engenharia, inspeção predial, entrega de obras, auditoria de projetos, normatização técnica, desempenho e qualidade das construções. Atualmente é membro da Divisão Técnica de Patologia das Construções do Instituto de Engenharia e associado da ALCONPAT – Associação Brasileira de Patologia das Construções.

 

Leonardo Medina Rosario

Graduado em Engenharia Civil com extensão em Perícias e Avaliações pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui cinco pós-graduações. É perito judicial e Especialista em Engenharia Condominial, com quase 30 anos experiência em Perícias, vistorias e Inspeções Prediais. É professor de graduação e pós-graduação de várias instituições de ensino superior junto às cadeiras de Patologia das Construções, Laboratório de Patologia das Construções, Ensaios Não Destrutivos em Concreto, Recuperação Estrutural e Reforço Estrutural. No Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) foi diretor regional pelo estado de Sergipe. É membro da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT), do Ibape/RJ e do Instituto de Engenharia há mais de 20 anos. Foi conselheiro do CREA-SE por três mandatos.

 

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng.ª Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Engenharia de Produção

Eng.ª Stella Marys Della Flora – Coordenadora da Divisão Técnica de Patologia das Construções

Eng. Ricardo Henrique de A. Imamura – Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Hora

16 (Terça-feira) 19:00 - 17 (Quarta-feira) 20:30

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X