março, 2018

2018qua21mar19:3021:00DestaqueIndicadores de Sustentabilidade para Construção Sustentável – Estudos de CasoPalestra19:30 - 21:00 Instituto de Engenharia, Av. Dr. Dante Pazzanese, 120Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Resumo
Toda edificação e obra de infraestrutura tem seus impactos ambientais, sociais e econômicos. O planejamento do partido arquitetônico, bem como os projetos complementares, influenciam em todo o processo que vai desde a escolha do memorial descritivo, as tecnologias que serão aplicadas, os parceiros, bem como as diretrizes que nortearão a obra.

Para alcançar um resultado sustentável, no qual os impactos ambientais são mínimos e os benefícios socioeconômicos são maximizados, é necessário medir e administrar ao longo do projeto/construção uma série de indicadores.
Nesta palestra, serão abordados os pontos principais de avaliação de sustentabilidade (indicadores) para um projeto e uma obra sustentáveis, bem como o processo de coleta de evidências e possível certificação. Também serão apresentados estudos de casos (empresarial e residencial) que servem como exemplo para ilustrar esse processo.

INSCRIÇÕES GRATUITAS.

Apoio Institucional:


Realização:

Eng. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Depto. de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. José Manoel de O. Reis – Coord. da DT de Construção Sustentável e Meio Ambiente

Sobre as palestrantes:

Carolina Piccin 
Bacharel em direito pela UNIP com pós-graduação em Gestão Ambiental pela FSP/USP e MBA em Sustentabilidade Empresarial pela FGV/SP. Executiva com experiência em estratégia e administração de projetos na área de gestão ambiental, gestão de sustentabilidade empresarial, impacto social e economia criativa desde 2004. Empreendeu e conduziu as consultorias Sistema Assessoria Ambiental, a Materia Brasil e a MateriaLAB onde atua em projetos relacionados a materiais e tecnologias sustentáveis para arquitetura e construção civil.

Dra. Daniella Abreu
PhD em engenharia civil na área de sustentabilidade para geotecnia pela University of Birmingham – UK e graduada em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Residiu na Europa no período de 2004 – 2016 (Londres 9 anos e Bruxellas 3 anos) onde fez seu curso de doutorado e desenvolveu grande parte das atividades profissionais, acadêmicas e empresariais. Foi gerente de sustentabilidade para a empresa Sueca SKANSKA (5ª maior construtora do mundo) onde foi responsável pela estratégia de sustentabilidade para projetos de infraestrutura e construção com valor ate 2 bilhões de dólares, na Europa, Estados Unidos e América Latina. Atualmente é sócia fundadora da Sustainpolis, uma empresa de consultoria e construção sediada em Florianópolis – SC, focada em desenvolver parcerias locais e internacionais para projetos públicos e privados no âmbito da sustentabilidade.

Hora

(Quarta-feira) 19:30 - 21:00

Localização

Instituto de Engenharia

Av. Dr. Dante Pazzanese, 120

X
X
X
X
X