outubro, 2022

2022qui27out19:0020:30IE Talks - Agricultura digital: Pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas19:00 - 20:30 Evento on-line Organizador: Departamento de Desenvolvimento Agrário Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Eduardo Monteiro – Palestrante

    Eduardo Monteiro – Palestrante

    Pesquisador da Embrapa Agricultura Digital e Coordenador da Rede Zarc - Embrapa de pesquisa e desenvolvimento em Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc)

    Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Agrometeorologia pela Universidade de São Paulo. Doutorado sanduíche pela Iowa State University e colaboração em projetos multidisciplinares nacionais e internacionais nas áreas de modelagem agroambiental e de culturas, zoneamento, risco agroclimático, mudanças climáticas, agrometeorologia e doenças de plantas. Foi consultor de Pesquisa e Desenvolvimento em Agrometeorologia para o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Embrapa. Foi Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e atualmente é Pesquisador da Embrapa Agricultura Digital e coordenador da Rede Zarc - Embrapa de pesquisa e desenvolvimento em Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

    Pesquisador da Embrapa Agricultura Digital e Coordenador da Rede Zarc - Embrapa de pesquisa e desenvolvimento em Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc)

  • Jayme Garcia Arnal Barbedo – Palestrante

    Jayme Garcia Arnal Barbedo – Palestrante

    Pesquisador A na unidade Agricultura Digital (Campinas, SP) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Trabalhou no CPqD de Campinas entre 2004 e 2005 colaborando com os estudos para a definição do padrão brasileiro de TV Digital. Fez pós-doutorado na Universidade de Harvard (Cambridge, Massachusetts, EUA) entre 2006 e 2007, e na Universidade de Victoria (Victoria, British Columbia, Canadá) entre 2008 e 2009. Entre 2005 e 2011, atuou como pesquisador colaborador na Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2011, atua como pesquisador A na unidade Agricultura Digital (Campinas, SP) da Empresa Brasileira de Pesquis a Agropecuária (Embrapa). Suas áreas de atuação mais relevantes atualmente são: aplicação de processamento de imagens e aprendizado de máquina para reconhecimento de doenças em plantas; uso de imagens hiperespectrais para detecção de doenças e toxinas em grãos de trigo; detecção e contagem de peixes usando imagens digitais; uso de drones para monitoramento de gado em campo; uso de imagens de satélite para classificação de culturas agrícolas; entre outros. Possui mais de 50 artigos científicos publicados em periódicos indexados, e seus trabalhos já receberam mais de 3.700 citações (Google Scholar).

    Pesquisador A na unidade Agricultura Digital (Campinas, SP) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

  • Juliana Yassitepe – Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    Juliana Yassitepe – Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    Eng. Agrônoma (UFLA - 2002) com mestrado (UFLA - 2005) e doutorado (ESALQ/USP - 2009) em genética e melhoramento de plantas. Pesquisadora da Embrapa desde 2013, trabalhando com genética e transformação de milho visando desenvolvimento de variedades tolerantes a seca e calor. Realizou pós-doutorado nos EUA (2011-2013), estudando adaptação de milho a condições impostas pelas mudanças climáticas. Foi Pesquisadora da Votorantim Celulose e Papel e Fibria, trabalhando com biotecnologia de eucalipto (2007 - 2011).

    Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

  • Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá – Palestrante

    Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá – Palestrante

    Pesquisadora em Computação Aplicada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    Analista de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp e doutorado em Computação Aplicada, na área de Inteligência Artificial, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Pesquisadora da Embrapa Agricultura Digital desde 1989. De 2009 a 2015 foi Chefe de P&D e de 2015 a 2022 foi Chefe Geral da Embrapa Agricultura Digital. Atualmente é Coordenadora da Câmara Temática AgroDigital na rede ILPF- Integração Lavoura Pecuária Floresta. Tem formação complementar em gestão pela Fundação Do m Cabral, Gestão avançada pela Amana-Key e Governança Corporativa pelo IBGC. Também participa como membro de vários conselhos de Estratégicos, Administração e Consultivos e mentoria de startups.

    Pesquisadora em Computação Aplicada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Detalhes do evento

Abordagem:

Apresentação do livro pelos autores.

Público-alvo:

Todos os interessados nos temas relacionados ao desenvolvimento do agronegócio e, mais especificamente, no que se refere à agricultura digital.

Programação:

  – 1º Palestrante: PARTE 1 – Cap. 1 – A transformação digital no campo rumo à agricultura sustentável e inteligente

     Silvia Masssruhá

– 2º Palestrante; PARTE 2 – Cap. 3 – Modelagem agroambiental e a transformação digital da agricultura

     Eduardo Monteiro

– 3º Palestrante: PARTE 2 – Cap. 6 – Visão computacional aplicada na agricultura

      Jayme Barbedo

– 4º Palestrante; PARTE 2 – Cap. 11 – Genômica aplicada às mudanças climáticas: biotecnologia para a agricultura digital

     Juliana Yassitepe

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Marcio Lacerda Gonçalves – Diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário

 

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

 

Hora

(Quinta-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Desenvolvimento Agrário

X
X
X
X
X