outubro, 2019

2019ter01out19:3021:00Gestão de resíduos – Fatos e mitos19:30 - 21:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

Objetivo desta palestra é apresentar dilemas que a sociedade enfrenta no gerenciamento de resíduos, numa visão de ciclo de vida de produtos, em consonância com a lei de Política Nacional dos Resíduos Sólidos. São apresentados indicadores de geração, de gerenciamento de resíduos e das tecnologias atualmente utilizadas, incluindo resíduos domiciliares, de construção civil e industriais. A partir de exemplos específicos são discutidas as sinergias contradições entre política industrial, política econômica e os desafios para implantação da logística reversa e da economia circular, concluindo por fatos, mitos e diretrizes para solução.

 

Palestrante:

Prof. Dr. Alexandre de Oliveira e Aguiar

Graduação em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo(1990). Especialização em gestão ambiental pela mesma universidade (1998). Mestrado (1999) e doutorado (2004) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Consultor, auditor-líder de certificação e instrutor em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de gestão certificados – ambiental, segurança e saúde ocupacional, qualidade, auditoria ambiental, manufatura reversa, reciclagem de resíduos sólidos e desenvolvimento sustentável nas empresas. Sócio da Invento Consultoria, Treinamento e Serviços. Trabalhos realizados como auditor-líder para organismos certificadores como IQA e NSF-ISR, como consultor para certificação de mais de 20 sistemas de gestão, e como docente na UNINOVE, Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário da FEI, FATEC, Universidade Mackenzie, entre outras.

 

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura

Eng. José Manoel de O. Reis – Coord. da DT. de Construção Sustentável e Meio Ambiente

Hora

(Terça-feira) 19:30 - 21:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X