dezembro, 2022

2022qua14dez19:0020:30Fundação de prédios altos19:00 - 20:30 Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - SP/ on-line Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Projetos e Serviços de Infraestrutura / Divisão Técnica de Geotecnia / IE Jovem Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • .Roberto Massaru Watanabe – Palestrante

    .Roberto Massaru Watanabe – Palestrante

    Consultor

    O engenheiro Roberto Massaru Watanabe é formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (turma de 1972) e dedicou grande parte de sua vida profissional a projetar e executar obras dos mais variados tipos como sobrados, prédios, pontes, viadutos e também trabalhou na Rodovia dos Imigrantes, Sistema Cantareira de Abastecimento de Água, Emissário Submarino de Esgotos da Cidade de Santos e as hidrelétricas de Ilha Solteira, Itaipu e Tucuruí obras de porte elevado e que exigiram cuidados especiais com as fundações, mesmo por que não havia, na época, outras experiências no mundo, nem metodologias de dimensionamento pois o solo brasileiro, essencialmente tropical de chuvas intensas, exigiu estudos e pesquisas minuciosas até com comprovação em ensaios laboratoriais. A barragem de terra de Ilha Solteira, por exemplo, foi dimensionada pelo Método dos Elementos Finitos, iniciativa pioneira, em 1972, com modelo tridimensional da barragem. Além disso, como consultor de Concessionárias acompanhou centenas de desastres de deslizamento de encostas por problemas de fundações.

    Consultor

  • Arthur T. Askinis - Abertura

    Arthur T. Askinis - Abertura

    Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do IE

    Engenheiro Civil pela FEI (2015) e pós-graduando pelo Instituto Mauá de Tecnologia em Fundações e Geotecnia em obras imobiliárias. No Instituto de Engenharia atua como vice-coordenador na divisão técnica de Geotecnia e vice-coordenador no grupo de jovens. Tem artigo que será apresentado no Cobramseg 2022 sobre tema de fundações fazendo uma análise entre os critérios de rupturas a partir de um banco de dados de provas de cargas estatísticas de estacas.

    Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do IE

  • Francisco José Pereira de Oliveira – Moderador

    Francisco José Pereira de Oliveira – Moderador

    Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura do IE

    Engenheiro civil e mestre em mecânica dos solos, fundações e geotecnia, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), a FRAL acumula vasta experiência na área de Engenharia civil, geotécnica, sanitária e ambiental, com grande notoriedade em projetos e gerenciamento de obras em geotecnia e aterros sanitários.

    Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura do IE

Detalhes do evento

*Pedimos que no dia da palestra traga um quilo de alimento não-perecível que será doado a instituições assistenciais do Projeto IE Solidário. Você também pode indicar, para avaliação, uma instituição para fazer parte do projeto clicando aqui.

Abordagem: 

O tamanho de um prédio é definido pela Lei de Zoneamento que estabelece o Uso. Isto é, se o bairro é residencial ou comercial, a máxima ocupação do lote é deixar uma área sem construir e o aproveitamento da área construtiva em que se pode edificar.

Estas definições são importantes para que haja um equilíbrio entre as necessidades da população e a infraestrutura urbana disponível. Ocorre que a infraestrutura vem antes; se constrói primeiro o arruamento, a rede de drenagem e a rede de abastecimento de serviços públicos como eletricidade, água, gás e esgoto no subsolo das vias públicas, dimensionando-as em função da lei do zoneamento de modo que a capacidade das redes é função da densidade de moradores e usuários. Até recentemente, as leis de zoneamento, que são municipais, eram “conservadoras” e só permitiam coeficientes de aproveitamento modestos. Mas, as novas leis, como a lei das operações urbanas consorciadas criaram a figura do potencial construtivo em que é possível transferir a parcela não utilizada do coeficiente de aproveitamento de um lote para outro lote de terreno.

Graças a esse mecanismo, o Brasil começa a construir prédio altos que não eram comuns até períodos recentes. Como fica a segurança e a estabilidade do prédio e como fica o conforto e a habitabilidade dos moradores e usuários nesses prédios altos? Acostumados a projetar e construir prédios “baixos”, a engenharia brasileira enfrenta novos desafios ao projetar e construir prédios altos em que certos fatores como a Ação dos Ventos passam a exigir maiores preocupações dos projetistas e construtores.

Público-alvo:

Engenheiros geotécnicos e civis.

Realização:

 

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projetos e Serviços de Infraestrutura

Eng. Rogério Carvalho Ribeiro Nogueira – Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia

Eng. Arthur Teixeira Askinis – Vice-Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia

IE Jovem

Geotecnia Brasil

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quarta-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - SP/ on-line

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Projetos e Serviços de Infraestrutura / Divisão Técnica de Geotecnia / IE Jovem

X
X
X
X
X