novembro, 2021

2021qui11nov17:0018:00Expedições Amazônia 202117:00 - 18:00 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Amazônia e Bioeconomia,Geral,Palestras

Detalhes do evento

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Abordagem:

Evento de lançamento das Expedições para a Amazônia – Instituto de Engenharia em parceria com a Academia Amazônia Ensina 

O Instituto de Engenharia, em parceria com a Academia Amazônia Ensina, participará da organização de uma expedição voltada para estudantes de Engenharia, na fase de graduação, que procuram atualizar as questões da sustentabilidade do século 21 por meio de uma experiência imersiva de sete dias na sociobiodiversidade amazônica, com conteúdos acadêmicos atuais oferecidos por professores e pesquisadores renomados, e visitas de campo a projetos e comunidades locais.

O evento de lançamento, no próximo dia  11 contará a expedição em detalhes, com informações sobre as datas, programação completa, inscrições, bolsas e valores.

Esse projeto faz parte das iniciativas do Grupo Técnico Amazônia e Bioeconomia, coordenado por George Paulus, conselheiro do Instituto de Engenharia.

Sobre a ACADEMIA AMAZÔNIA ENSINA:

A Academia Amazônia Ensina (AAE) é uma instituição de educação, aprendizado e pesquisa para o ensino da sustentabilidade econômica e ecológica. Nossa missão é preparar as pessoas para os desafios econômicos, sociais e ecológicos no século XXI, tendo a Amazônia como espaço de pesquisa, vivência e aprendizado”.

Realizamos expedições de ensino, educação e pesquisa, conciliando experiências de visitação com eventos de formação acadêmica e profissional.

Ciência contemporânea, vivências na Amazônia, saber tradicional, interatividade e geração de conteúdo constituem uma abordagem pedagógica direcionada para inovação, sensibilização, crescimento pessoal, acadêmico e profissional.

Pretendemos gerar impacto socioambiental contribuindo com a formação de jovens e adultos para uma visão ampliada e contemporânea em torno do problema ambiental e as oportunidades de conciliação do desenvolvimento econômico e a conversação ambiental no Século 21.

Público-alvo:

Engenheiros, universitários, arquitetos, biólogos, professores, e interessados.

Programação:

Abertura: Felipe Geribello Ferreira Cabral – Diretor-Secretário do IE

Participação: George Paulus – Coordenador do Grupo de Trabalho Amazônia e Bioeconomia e conselheiro IE

Palestrantes: João Batista Tezza Neto – Diretor Executivo da Academia Amazônia Ensina

Maria Eugenia Rocha Tezza – Coordenadora Executiva da Academia Amazônia Ensina

Conheça os participantes:

Felipe Geribello Ferreira Cabral – 2º Diretor-Secretário do IE

Engenheiro Civil formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia em 2018, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV e atualmente cursando pós-graduação em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS. Trabalha na Geribello Engenharia Ltda., empresa de gerenciamento, fiscalização e supervisão de obras, já tendo atuado no departamento de planejamento e como engenheiro fiscal em contratos de habitação popular (CDHU). Atualmente trabalha no Departamento de Qualidade e Desenvolvimento da empresa, sendo responsável pela busca de inovações. É vice-coordenador da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos e Biotecnologia, desde 2019.

 

George Paulus – Coordenador do GT Amazônia e Bioeconomia

Engenheiro de Produção (Poli-USP), mestre na área de Logística e doutor pela mesma escola. Iniciou sua carreira na Engenharia como consultor nas áreas de gestão da cadeia de suprimentos e de gestão de projetos. Empreendedor na área de desenvolvimento de software. Experiência como professor nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Projetos e Tópicos Avançados de Sustentabilidade.

 

João Batista Tezza Neto – Diretor Executivo da Academia Amazônia Ensina

Economista, Doutor pelo Centro de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da UFAM/UNB (2014 – 2018) e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, tem experiência em ambientes de empresas privadas, governo e terceiro setor, e nos últimos 20 anos tem se dedicado a modelagem e implantação de negócios com impacto social e ambiental na Amazônia. Hoje, atua como diretor executivo da empresa Original Trade Consultoria Empresarial e diretor executivo da Academia Amazônia Ensina.

 

Maria Eugenia Rocha Tezza – Coordenadora Executiva da Academia Amazônia Ensina

Formada em Relações Internacionais pela UNICURITIBA, participou do processo de criação da Academia Amazônia Ensina, onde hoje atua com coordenadora executiva desde 2018, realizando expedições formativas na região, além de promover eventos ligados a sustentabilidade, empreendedorismo, e criando projetos que ajudam a viabilizar a ciência na Amazônia.

 

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. George Paulus – Coordenador do GT Amazônia e Bioeconomia

Eng. Felipe Geribello Ferreira Cabral – 2º Diretor-Secretário do IE

IE Jovem

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quinta-feira) 17:00 - 18:00

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X