outubro, 2023

2023sex27out09:0013:00Exemplos no mundo x A governança metropolitana de transportes em São Paulo09:00 - 13:00 Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP (Online - Youtube IE)Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Edna Macedo – Palestrante

    Edna Macedo – Palestrante

    Deputada Estadual por São Paulo

    Deputada Estadual por São Paulo Relatora do Projeto de Lei Substitutivo ao PL 56/2023, que cria aa AMU/SP, agência metropolitana de transportes do Estado de São Paulo.

    Deputada Estadual por São Paulo

  • Eleonora Pazos – Abertura

    Eleonora Pazos – Abertura

    Head da UITP América Latina RO

    Ago. /2006 – Head of Latin America Office na UITP até a presente data. Principais atividades: Elaboração de propostas de parcerias para desenvolvimento de projetos de transporte sustentável – indústrias, operadores e autoridades, elaboração, de relatório de análise do setor de transporte público na América Latina, coordenação de visita técnica aos sistemas de transporte da América Latina em projeto de cooperação do Banco Mundial e Autoridade de Transporte de Lagos – Nigéria, relatório técnico: “Qual a verdadeira possibilidade de financiamento de transporte público via Credito de Carbono”, Coordenação de visita técnica aos sistemas de transporte de Lima, Quito e Bogotá (grupo de indústria, e autoridades: destaque para as autoridades de: Yafá – Israel, Singapura, Londres e Sidney). Organizando congressos internacionais para UITP, com foco nos assuntos da América Latina, agregando industrias, operadores, consultores e governos disseminando as melhores práticas mundiais.

    Head da UITP América Latina RO

  • Ivan Metran Whately - Palestrante

    Ivan Metran Whately - Palestrante

    VP Atividades Técnicas Instituto de Engenharia

    No Instituto de Engenharia há 40 anos, atuou como 1º Secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo. Atualmente é VP de Atividades Técnicas e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

    VP Atividades Técnicas Instituto de Engenharia

  • José Eduardo Frascá Poyares Jardim - Abertura

    José Eduardo Frascá Poyares Jardim - Abertura

    Presidente do Instituto de Engenharia

    Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da USP, e associado ao Instituto de Engenharia desde 1961, é membro do Conselho Consultivo e responsável pela Divisão de Óleo, Gás, Biocombustíveis, Mineração e Dutos. Diretor no DECONCIC / FIESP – Departamento da Indústria da Construção e Mineração (representante do Instituto de Engenharia no DECONCIC – FIESP). Desenvolveu atividades na Construção Civil – estradas, terraplenagem, pavimentação, obras de concreto armado e protendido, barragem, construção e manutenção de dutos para petróleo, gás e biocombustíveis. Perfuração Direcional Dirigida para instalação de dutos para óleo, gás, água, esgoto e energia elétrica, com ênfase para obras offshore de aproximação de praia. Exploração de petróleo e gás, incluindo perfuração e manutenção de poços de petróleo. Foi sócio-fundador da empresa Intech Engenharia Ltda., exercendo as funções de diretor-superintendente e presidente da empresa (1998–2017); foi sócio-fundador da empresa Cluster de Bioenergia S.A., da qual é atualmente presidente do Conselho de Administração, e sócio-fundador da empresa Starfish Oil & Gas S.A., da qual foi diretor e presidente do Conselho de Administração (1998 – 2010). Foi acionista e membro do Conselho de Administração da empresa Imobel Participações Societárias S.A., com atividades em empreendimentos imobiliários. Na Azevedo & Travassos S.A. exerceu diversas atividades, desde abril de 1966 até maio de 1996, entre elas diretor, vice-presidente da Diretoria e vice-presidente do Conselho de Administração. Exerceu atividades na empresa Azevedo & Travassos Petróleo S.A., desde sua fundação em dezembro de 1982, da qual foi diretor-superintendente até julho de 1996. A empresa foi a primeira companhia privada brasileira a executar prospecção de petróleo em Contratos de Risco no Brasil. Foi diretor-presidente da Associação Brasileira dos Perfuradores de Petróleo (ABRAPET), de maio de 1989 até dezembro de 2018; presidente da Society of Petroleum Engineers (SPE) – Seção Brasil, por duas gestões, vice-presidente da ABDIB (1995-2015) e sócio da ABEMI, entre outras associações.

    Presidente do Instituto de Engenharia

  • Laércio Luz - Palestrante

    Laércio Luz - Palestrante

    Membro do Conselho Assessor de Transporte e Mobilidade Urbana SEESP

    Membro do Conselho Assessor de Transporte e Mobilidade Urbana SEESP

  • Luiz Fernando Portella - Abertura e Moderação

    Luiz Fernando Portella - Abertura e Moderação

    Conselheiro no IE e CCO da Calypso Networks Association (America Latina)

    Engº Mecânico com MBA em ADM e Finanças, Pós em Análise de Sistemas e Pós em Marketing Industrial Estratégico, Conselheiro no IE, Conselheiro na Calypso Networks Association (Bélgica) e Clever Devices e membro da UITP (União Internacional de Transportes Públicos), empresário na área de tecnologia de sistemas inteligentes para transportes públicos.

    Conselheiro no IE e CCO da Calypso Networks Association (America Latina)

  • Rafael Teles – Palestrante

    Rafael Teles – Palestrante

    Diretor de Produtos (ITS) da Transdata

    Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia, especializado em Planejamento de Transporte e Gestão da Mobilidade Urbana e Diretor de Produto da Transdata

    Diretor de Produtos (ITS) da Transdata

  • Sónia Alegre - Palestrante

    Sónia Alegre - Palestrante

    Administradora Executiva da TML Transportes Metropolitanos de Lisboa

    Sou licenciada em Economia e detenho uma pós-graduação em Mercados e Ativos Financeiros. Atualmente desempenho o cargo de administradora executiva da TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, empresa metropolitana de transportes constituída em 17 de fevereiro de 2021 e que por via da delegação e subdelegação de competência, desempenha um papel fundamental enquanto autoridade de transporte rodoviário de passageiros, mas também enquanto autoridade do sistema de bilhética da área metropolitana de Lisboa. Na TML, sou responsável pelos departamentos de ITS (Intelligent Transport Systems and Services), jurídico, recursos humanos, financeiro, planeamento e controlo. Adicionalmente faço a gestão dos projetos em curso no departamento de inovação e talento, bem como dos temas de cibersegurança e de proteção de dados.

    Administradora Executiva da TML Transportes Metropolitanos de Lisboa

Detalhes do evento

Abordagem:

O grande desafio dos Sistemas Inteligentes de Transporte pelo mundo: serem inteligentes!

Inteligente é:

  1. Fazer a análise adequada do funcionamento do sistema de transporte.
  2. Realizar o planejamento adequado sobre as dificuldades e pontos de melhoria, atendendo os modais entre si e o CIDADÃO nas suas necessidades.
  3. Escolher a solução tecnológica adequada para cada caso, prevendo a interoperabilidade e protocolos abertos.

O mundo pode ser uma inspiração, mas, cada realidade local transformará os sistemas de transporte mais do que inteligentes, eficientes.

Público-alvo:

Engenheiros, estudantes de engenharia e interessados em geral em mobilidade urbana.

Programação:

9h– Abertura

José Eduardo Frascá Poyares Jardim – Presidente do Instituto de Engenharia
Eleonora Pazos – Head da UITP América Latina RO
Luiz Fernando Portella – Conselheiro no IE e CCO da Calypso Networks Association (America Latina)

9h30 – 10h10

Dra. Sónia Alegre – Administradora Executiva da TML Transportes Metropolitanos de Lisboa

10h10 – 10h30 – Perguntas

10h35 – 11h

Edna Macedo – Deputada Estadual por São Paulo

11h – 11h20 – Perguntas

11h20 – 12h

Rafael Teles – Diretor de Produtos (ITS) da Transdata

12h – 12h15 – Perguntas

12h20 – 12h45

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnica do IE

12h45 – 13h10 – Perguntas

13h10 – Encerramento

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Arq. Maria da Penha Pereira Nobre – Diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional

 

Patrocínio:

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Sexta-feira) 09:00 - 13:00

Localização

Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP (Online - Youtube IE)

X
X
X
X
X