abril, 2020

2020ter28abr20:0021:30Ensaios avançados no diagnóstico e terapia de manifestações patológicas em revestimentos20:00 - 21:30 Evento on-lineTipo de evento:Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Abordagem:

Mostraremos a importância dos ensaios avançados como a análise mineralógica qualitativa por difração de raios-X (DRX), análise semiquantitativa por fluorescência de raios-X (FRX), a análise térmica diferencial e termogravimetria (TG/DTG), análise petrográfica por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), entre outros.

Obviamente não é o propósito da palestra entrarmos a fundo nestes ensaios, mas introduzimos a importância destes ensaios através de dois cases reais, onde as análises assertivas foram fundamentais para a solução das patologias encontradas.

O case 1 é sobre uma fachada de um edifício onde aproximadamente 6.500 m² estão expandindo, fissurando, perdendo resistência mecânica e esfarelando. O juiz entendeu a hipótese diagnóstica e o cliente ganhou o caso em 1ª instância.

No 2º case, mostraremos como os ensaios avançados estão auxiliando na detecção dos problemas atuais de queda de revestimentos cerâmicos em todo o Brasil. A pandemia anunciada, agora oficialmente pelo CBIC, mostra um universo que ultrapassa a casa dos 2,6 milhões de m².

 

Palestrante:

Renato Sahade

Mestre em Habitação pelo IPT com o tema “Avaliação de sistemas de recuperação de fissuras em alvenarias de vedação” (2005) e pós-graduado em Materiais de Construção pela Poli-USP (1997). Atualmente é consultor in company para diversas construtoras do mercado nacional como a Even Construtora e Incorporadora de São Paulo-SP, a PROMA Construções de Jaraguá do Sul-SC, a Construtora Árbore de São Paulo-SP, a BILD Desenvolvimento Imobiliário de Ribeirão Preto-SP, a Plaenge Empreendimentos, Construtora e Incorporadora (PA), entre outras, oferecendo consultorias e cursos para o departamento de Qualidade, Assistência Técnica, Mestres e Encarregados em revestimentos e concreto; Consultor Técnico junto a assistentes e peritos judiciais.

Consultor nas áreas de patologia das construções com especialização nas áreas de concreto armado e revestimentos argamassados, cerâmicos e pétreos desde 1998. Professor dos cursos de Pós-graduação em “Engenharia Diagnóstica”, “Excelências Construtivas e Anomalias” pelo INBEC – Instituto Brasileiro de Educação Continuada, Universidade Paulista (UNIP) e Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, nos módulos de Patologia de Vedações, dos Revestimentos Argamassados e Cerâmicos, ministrados nas capitais do Brasil. É co-autor do Manual de Selantes para Fachadas elaborado pelo Consórcio Habitare/Caixa. Vol. 5; Membro da CE-002:109.010 da ABNT/CB-002 – Comissão de Estudo de Placas Cerâmicas: Procedimento e Execução. Membro da CE 018:400.004 da ABNT/CB-002 – Comissão de Estudos de Argamassas de Assentamento e Revestimento.

 

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Engª. Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Engenharia de Produção
Engª. Stella Marys Della Flora – Coordenadora da Divisão Técnica de Patologia das Construções

Hora

(Terça-feira) 20:00 - 21:30

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X