julho, 2020

2020qua15jul17:0018:30Encontro Internacional - Retorno seguro das pessoas aos Transportes Públicos17:00 - 18:30 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

O Instituto de Engenharia, preocupado com a mobilidade urbana em tempos de pandemia, convida especialistas da Europa e do Brasil para expor exemplos de protocolos aplicados no retorno seguro dos passageiros aos Transportes Públicos e de sugestões para sustentabilidade financeira dos operadores. Foram convidados, para troca de informações, representantes da sociedade civil envolvida com transporte em nosso País. Durante o encontro, o público poderá levantar questões ou pedir esclarecimentos.

Programação:

Abertura:

Eduardo Lafraia – Presidente do Instituto de Engenharia

Expositores:

Bernardo Alves – Assessor do Secretário da Mobilidade da Cidade de Lisboa

Rodrigo Tortoriello – Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre

Tiago Farias – Presidente da CARRIS e OTILIS – Operadores de Transportes da Região de Lisboa

Debatedores:

Ailton Brasiliense – ANTP – Associação Brasileira de Transportes Públicos

Flamínio Fichmann – Coordenador da Divisão Técnica de Transporte Metropolitano do Instituto de Engenharia

Jean Carlos Pejo – ALAF – Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles

Joubert Fortes Flores Filho – ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos

Jurandir Fernandes – UITP – União Internacional de Transportes Públicos

Luiz Fernando Portella – Assessor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia

Otávio Vieira da Cunha Filho – NTU – Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano

Vicente Abate – ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária

Moderador:

Ivan Metran Whately – Diretor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia

Convidados:

Expositores:

Bernardo Alves

Engenheiro do Ambiente com mestrado em Transportes. É sócio-fundador da IZIMOOVE, uma empresa de consultoria focada em gestão da mobilidade urbana e sustentabilidade, bem como no desenvolvimento de produtos e soluções de base tecnológica. Participou em múltiplos estudos de suporte à política pública em matéria de mobilidade e ambiente, bem como em estratégias corporativas de baixo carbono. Coordenou os primeiros Planos de Mobilidade Empresarial realizados em Portugal, para algumas das maiores empresas portuguesas como a EDP e a CGD. Participou no desenvolvimento da primeira marca nacional de compensação de emissões de carbono. Nos últimos anos integrou a equipe do Vereador da Mobilidade na Câmara Municipal de Lisboa, como assessor na área dos transportes públicos em Lisboa e da sua integração a nível metropolitano.

Rodrigo Tortoriello

Especialista em Mobilidade Urbana, pós-graduado com MBA em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com formação em Gestão Pública pelo CLP em São Paulo, com módulo internacional na Kennedy School da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. De 2013 a abril de 2019 atuou como secretário de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (MG). Antes de assumir o seu primeiro cargo público fez parte da equipe da Sinergia Estudos e Projetos no Rio de Janeiro nos anos de 2002 a 2012. Atualmente ocupa o cargo de secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e é presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, em segundo mandato.

Tiago Farias

Professor do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Como gestor desempenhou ao longo da última década os cargos de membro do Conselho de Administração da EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, diretor Municipal de Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal de Lisboa, e presidente do Conselho de Administração das empresas CARRIS, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa. Desempenha atualmente os cargos de presidente do Conselho de Administração da CARRIS (Companhia Carris de Ferro de Lisboa), operador de transporte público urbano de superfície da cidade de Lisboa, e presidente da OTLIS – Operadores de Transportes da Região de Lisboa, entidade responsável por desenvolver, implementar e gerir o sistema de bilhética sem contacto e interoperável da área metropolitana de Lisboa.

Debatedores:

Ailton Brasiliense Pires

Graduado em Engenharia Elétrica, é presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Já foi presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), diretor Geral do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), diretor Geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), assessor do secretário Estadual de Transportes e do secretário de Transportes Metropolitanos e assessor da Diretoria de Planejamento do Metrô e da CPTM.

Flamínio Fichmann

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização na FGV. Trabalhou na administração pública por 14 anos (CET e EMTU/SP). É consultor há 28 anos, sócio e diretor da Projeto 34 – Arquitetura e Engenharia desde 2004, empresa que executou inúmeros planos e projetos no Brasil e exterior, de rodovias, BRTs, metrôs, trens e atividades relacionadas à mobilidade urbana junto a órgãos públicos e empresas particulares. É coordenador da Divisão Técnica de Transporte Metropolitano do Instituto de Engenharia. Foi consultor da Socicam e do INST – Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, diretor da ONG Bairro Vivo, presidente do Comitê de Trânsito da Agência Brasil de Segurança – ABS e professor do curso de pós-graduação “Gerente da Cidade” da FAAP.

Jean Pejo

Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, com MBA em Gerência de Projetos, e MBA em Logística, ambas pela FGV e MBA em Empreendedorismo pelo Babson College dos EUA. Realizou estágios nas ferrovias da França e Japão e cursos de especialização e extensão universitária em disciplinas de Engenharia Ferroviária na Espanha, Itália, Canadá, EUA e Brasil. É secretário Geral da sede do Brasil da ALAF – Associação Latino-Americana de Ferrovias. Recebeu em 2019 o título de Personalidade da Tecnologia da Intermodalidade e Ferrovia, pelo Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. Foi secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Regional, diretor, coordenador Geral de Gestão e superintendente de Projetos e Engenharia da FEPASA e conselheiro da CPFL – Cia. Paulista de Força e Luz. Apresentou várias palestras em Congressos no Brasil e exterior, bem como publicou textos e artigos em revistas especializadas.

Joubert Fortes Flores Filho

Graduado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Gerência de Energia na Escola de pós-graduação em Economia da FGV. Foi diretor Executivo de Engenharia e de Relações Institucionais e senior advisor do Metrô do Rio de Janeiro. É presidente da Associação Brasileira de Transportadoras de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), vice-presidente de Ferrovias da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), vice chairman da Divisão de Metrôs da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) na América Latina, vice-presidente e presidente da Comissão metro-ferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), conselheiro-primeiro do Conselho Diretor da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) e membro da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN). Outorgado com a Medalha Juscelino Kubitschek de Ordem do Mérito Grande Oficial do Transporte Brasileiro, conferida pela CNT (Confederação Nacional de Transportes).

Presidente na América Latina da União Internacional de Transportes ...

Jurandir Fernandes

Engenheiro Mecânico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com doutorado pela Unicamp e pós-doutorado na École Centrale de Paris e no Laboratoire d’Automatique d’Analyse des Systèmes (LAAS), de Toulouse, também na França. É presidente da Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (UITP). Foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), diretor de planejamento e desenvolvimento da Dersa e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC). Com mais de 30 anos de experiência no setor de transporte público, ocupou os cargos de secretário municipal de Transportes de Campinas e secretário de Transporte Metropolitano de São Paulo, onde desenvolveu o maior plano de investimento da América Latina.

Luiz Fernando Portella

Engenheiro Mecânico pela FEI, pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV, em Análise de Sistemas Digitais pela LTD-Datamec, em Marketing Industrial pela Escola de Engenharia Mauá e em Industrial Marketing Strategy pela GE-Camp/Stanford, dentre outros cursos extra curriculares. É CEO da NBO Participações & Serviços Ltda. e conselheiro e assessor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia. Foi executivo das empresas Exxon, Alfa-Laval e GE, onde participou de projetos em infraestrutura, industriais e de transportes marítimo e ferroviário atendendo o mercado Latino Americano. Atualmente, sua atividade esta focada na transferência de conhecimento das melhores praticas da bilhetagem eletrônica interoperável, ITS, Plataformas MaaS, em projetos no Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, México e Portugal dentre outros. Desenvolve e coordena programas de Mentoria e Capacitação assistindo entidades afins.

Otávio Vieira da Cunha Filho

Presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Foi empresário de transporte urbano de passageiros por mais de 40 anos, atuando no setor de transportes desde 1965. É membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Foi diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setransp/BH) e participou de Comissão Especial criada pela Presidência da República para reduzir as tarifas e melhorar o serviço de transporte coletivo nas cidades brasileiras.

Vicente Abate

Engenheiro Metalurgista pela Escola de Engenharia Mauá. Consultor das empresas ferroviárias MAXION; presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER); vice-presidente da Associação Brasileira de Fundição (ABIFA); conselheiro do Instituto de Engenharia, do Conselho Superior de Infraestrutura (COINFRA), do Conselho Superior da Indústria da Construção (CONSIC) e do Conselho Superior da Indústria da Construção (CONSEP) da FIESP.

Moderador:

Ivan Metran Whately

Engenheiro Civil e Arquiteto, especialista em planejamento de transporte. Trabalhou em empresas privadas e públicas do setor, acumulando experiência em projetos e gerenciamento de obras. Já exerceu as funções de assessor do presidente e assessor da Diretoria de Planejamento do Metrô-SP; assessor especial do secretário Municipal de Transporte; gerente de Projetos e Obras da EMTU; diretor de Projetos e Desenvolvimento Técnico da CPOS e diretor presidente da CPOS. Ocupou outros cargos, como superintendente do DAEE, presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do Departamento de Transportes Públicos da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA; diretor da Divisão de Projetos de Engenharia do Fundo de Construções da USP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor técnico da Secretaria de Estado dos Transportes; diretor do Departamento de Projetos de Engenharia de Transportes da SEEBLA e coordenador de Projetos da CET. Conselheiro e diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia.

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Ivan Metran Whately – Diretor do Depto. de Engenharia de Mobilidade e Logística

Apoio Institucional:

Hora

(Quarta-feira) 17:00 - 18:30

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X