setembro, 2020

2020qui03set18:0019:00Eficiência Energética no Uso da Energia: Controle de Demanda e de Fator de Potência na presença de harmônicas18:00 - 19:00 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Resenha:

Iniciou-se com esclarecimento sobre definições e termos afetos à Tarifação de Energia Elétrica seguindo-se o esclarecimento sobre os diversos tipos de Tarifas praticadas pelas Concessionárias e autorizadas pela ANEEL, suas implicações, limitações, vantagens e desvantagens. Abordou-se os Procedimentos para se efetuar o Controle de Demanda, e com exemplos didáticos e claros expôs-se as diferenciações tarifárias considerando todos esses conceitos técnicos. Foi dada ênfase nas perturbações de rede, com destaque para as Harmônicas, analisando seu conceito, importância, efeitos, ações de correção e recomendações. Encerrou-se com o atendimento a diversas perguntas efetuadas pelos participantes.

Abordagem:

  • Enquadramento Tarifário – Resolução da ANEEL 414/10;
  • Cobranças de Demanda e de Reativos;
  • Medições Elétricas da Qualidade de Energia (Harmônicas);
  • Controle de Demanda e de Energia Reativa (Equipamentos).

Público-alvo:

Engenheiros, técnicos, estudantes e demais interessados.

Palestrante:

Mario Sergio Cambraia

Doutor em Ciências (Energia e Automação) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em 2017, e mestre em Engenharia Elétrica pela Poli-USP, em 2003. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em Licenciatura Técnica pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp), e em Instalações Hospitalares pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Gerência (MBA) pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Foi diretor Técnico da Instalart – Projetos, Instalações e Consultorias Ltda. Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e ex-professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Participante da ABNT nas normas: NBR 5410, 5419 e 16690. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Smart Grid, Eficiência Energética, Energias Alternativas, Instalações Elétricas, Automação (Industrial e Predial) e Iluminação.

Moderador:

Oswaldo Boccia Junior

Engenheiro Eletricista formado pela Escola de Engenharia Mauá, em 1977, e pós-graduado em Avaliação e Perícia. Consultor de Engenharia Elétrica (instalações elétricas, geradores, elevadores e etc); especialista em Instalações Elétricas Prediais; professor de cursos Técnicos em Eletrotécnica e Graduação; licenciado em Pedagogia pela Fatec-SP; coordenador de Projetos; assistente Técnico e perito Judicial; professor do curso de Inspeção e Auditoria em Instalações Elétricas Prediais do Instituto de Engenharia (IE); secretário da Divisão Técnica de Instalações Elétricas do IE; professor da pós-graduação de Avaliação e Perícias da FAAP; e conselheiro Suplente do CREA-SP.

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Engenharia de Energia e Telecomunicações

Eng. Paulo E. Q. M. Barreto – Coordenador da Divisão de Instalações Elétricas

Hora

(Quinta-feira) 18:00 - 19:00

Local

Evento on-line

X