dezembro, 2018

2018qua12dez19:00Ecobairros no mundo: experiências relevantes19:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Agenda,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Resumo:   Ecobairros são experiências que acontecem na escala local do bairro e a maioria delas tem sido marcada pelo desenvolvimento de novos empreendimentos com conceitos de sustentabilidade ou são processos em assentamentos existentes. Existe um grande potencial de contribuição, por similaridade ou diferenciação, com outras realidades considerando aspectos de planejamento urbano, de gestão e de gerar aprendizados na interação com políticas públicas locais. Percebe-se que há patamares de sucesso alcançados na criação de assentamentos humanos sustentáveis e que esse desempenho positivo se apoia no engajamento comunitário e, que políticas públicas com esse foco, colaboram no impulsionamento dos processos de ecobairros. Nesse contexto, busca-se identificar critérios e premissas que possam colaborar para impulsionar mais o desenvolvimento e a transformação de bairros em ecobairros e sua disseminação.

Palestrante: 

Arqtª Lara Cristina Batista Freitas

Arquiteta Urbanista, Mestre em Gestão Urbana pela PUCPR, Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela UnB, Especialista em Ecoturismo pelo SENAC, Designer em Sustentabilidade pelo Gaia Education. Tem atuação na área de Desenvolvimento Urbano e Políticas públicas. Sua principal atuação é na gestão integrada de projetos e de equipes multidisciplinares em estudos, planos e projetos urbanísticos, sociais e ambientais. Trabalha em intervenções urbanas, em sua maioria, em ações colaborativas comunitárias e junto a órgãos públicos. Tem experiência e grande apreço por estudos e projetos urbanos com foco em sustentabilidade voltados para reabilitação de áreas de risco ou degradadas; unidades de conservação; requalificação urbanística e ambiental; micro ou macro planejamento e planos de bairro. Complementarmente, atua no Programa Permanente Ecobairro desde 2004, atual Instituto Ecobairro Brasil, como co-fundadora e coordenadora do Ecobairro em São Paulo e como membro do Ecobairro Brasil – em ações voluntárias em prol da sustentabilidade e regeneração socioambiental. Atua como organizadora e educadora, do curso Educação Gaia em São Paulo na UMAPAZ – SVMA de 2006 a 2010, retomando sua realização em São Paulo em 2018. Desenvolveu o Projeto Sementes para um Bairro Sustentável com recursos do FEMA da SVMA da Prefeitura de São Paulo e edição do Guia Sementes para um Bairro Sustentável e Pacífico. O foco principal desses esforços é a criação e/ou transformação de bairros em Ecobairros nas diferentes dimensões da sustentabilidade e no atendimento da Agenda 2030/ODS. É tutora da Dimensão Ecológica em 2016 e 2017 do GEDS – Global Education for Sustentainable Earth (online em português). É membro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS, do National Charrette Institute – NCI e do Hub da Rede de Transição no Brasil. É multiplicadora dos ODS e facilitadora certificada do Gaia Education.

Apoio:

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto  –  Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen – Diretor do Depto. de Engenharia do Habitat e Infraestrutura

Eng. José Manoel de O. Reis – Coord. da DT de Construção Sustentável e Meio Ambiente

Hora

(Quarta-feira) 19:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X