novembro, 2020

2020qua11nov18:0019:30Diretrizes para Universalização do Saneamento: Oportunidades para os fornecedores18:00 - 19:30 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

Este evento faz parte de uma série de webinars cujo intuito é discutir como transformar as medidas do novo Marco Legal do Saneamento em realidade, eliminando o déficit negativo que o País tem hoje nos quatro aspectos: distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação do lixo e drenagem urbana.

Os webinars do Instituto de Engenharia irão abordar, dentro da especialidade de cada palestrante, os meios financeiros, legais, políticos e técnicos, e as dificuldades para se chegar à universalização do saneamento no Brasil.

Nosso estudo Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil, publicado pelo Instituto de Engenharia, servirá de base para a formulação de perguntas, pelos moderadores, aos palestrantes convidados.

Público-alvo:

Profissionais ligados à área de saneamento e interessados no tema.

Abertura:

Eduardo Lafraia

Presidente do Instituto de Engenharia.

Palestrantes:

Joaquim Maia

Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Industrial – ABEMI, onde é responsável pelo GT Saneamento, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos. Atuou durante toda a sua carreira na área de Engenharia e Construção, sendo Executivo na General Electric (Sade), CEO da Cegelec Engenharia (Alston), Diretor da Hochtiel do Brasil, CEO da Schahin Emgenharia, CEO da Invensys Buiding Systems, Vice-presidente da Projectus Engenharia e Consultor em Planejamento Estratégico, Marketing e Desenvolvimento de Negócios. Administrador de Empresas, com especialização em Planejamento Estratégico, Gestão de Empreendimentos e Estratégias de Marketing.

Estela Testa

Engenheira, CEO Pieralisi Américas, Conselheira do Conselho de Administração da Abimaq, Presidente do Sindesam – Sistema Nacional de Industrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental, Coordenadora do Conselho de Saneamento Ambiental da Abimaq, Conselheira de Ética da Abimaq, Conselheira do COEMAS – Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade – CNI.

Ilana Ferreira

Especialista em infraestrutura e regulação, é mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Economia pela mesma instituição. Atua há 13 anos na análise e articulação de políticas públicas para os setores de infraestrutura, especialmente em investimentos, concessões, regulação e saneamento. É Superintendente Técnica na Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto – Abcon, e tem diversos cursos complementares sobre programação econométrica, análise de viabilidade e financiamento de projetos e relações institucionais em entidades de ensino brasileiras e no exterior como a Fundação Getúlio Vargas e a Overseas Human Resources and Industry Development Association (HIDA) no Japão.

Moderadores:

Paula Fernanda Morais Andrade Rodrigues


Mestre em Sustentabilidade e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), bióloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e engenheira Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua em meio ambiente, segurança ocupacional e perícia judicial prestando serviços nas áreas de licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, investigação e gerenciamento de áreas contaminadas e prevenção de incêndio. Consultora em Relatórios de Sustentabilidade. Atuou como pesquisadora nas áreas de energia, mitigação de emissões de gases do efeito estufa, eficiência energética, mudanças climáticas e economia ambiental para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ministrou aulas de Elementos Biológicos em Perícia Ambiental no IBAPE/SP. Coordena a Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia do Instituto de Engenharia.

Mario Ernesto Humberg

Formado em Química pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Química Industrial. Foi professor das escolas de Engenharia Mauá, Oswaldo Cruz e Tecnologia de Barretos e atuou em indústrias do setor. Dirigiu a Revista Química e Derivados, passando para a área Jornalística, como diretor das revistas técnicas da Editora Abril, e depois do jornal Gazeta Mercantil. Dirigiu a área de Relações Institucionais das empresas BASF e após fundou sua empresa de consultoria, a CL-A Comunicações. Atua na preparação de papers, estudos e outros conteúdos sobre negócios, meio ambiente e informações sociais e econômicas. É também consultor e palestrante sobre Ética Organizacional e Gestão de Crises, com vários livros publicados. É atualmente coordenador Geral do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, membro do Conselho de Economia Empresarial e Política – CEEP da Fecomercio-SP e secretário da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia do Instituto de Engenharia.

Apoio:

   

 

Apoio Institucional:

  

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura

Eng.ª Paula Fernanda Morais Andrade Rodrigues – Coordenadora da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia

Jornalista e Químico Mario Ernesto Humberg – Secretário da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos e Biotecnologia

Hora

(Quarta-feira) 18:00 - 19:30

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X