setembro, 2020

2020seg28set19:0020:30Diretrizes para o saneamento – Como chegar à universalização19:00 - 20:30 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

Este evento faz parte de uma série de webinars cujo intuito é discutir como transformar as medidas do novo Marco Legal do Saneamento em realidade, eliminando o déficit negativo que o País tem hoje nos quatro aspectos: distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação do lixo e drenagem urbana.

Os webinars do Instituto de Engenharia irão abordar, dentro da especialidade de cada palestrante, os meios financeiros, legais, políticos e técnicos, e as dificuldades para se chegar à universalização do saneamento no Brasil.

O estudo Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil, publicado pelo IE em parceria com a Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia, servirá de base para a formulação de perguntas, pelos moderadores, aos palestrantes convidados.

Público-alvo:

Profissionais ligados à área de saneamento e interessados no tema.

Abertura:

Eduardo Lafraia

Presidente do Instituto de Engenharia.

Palestrantes:

Daniela Sandoval

Vice-presidente de Assuntos Corporativos e Regulação da BRK Ambiental, possui mais de 25 anos de experiência com sólida atuação em posições de liderança e conselhos nos setores de saneamento, energia e petroquímico. É também VP da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), membro do Conselho de Orientação de Saneamento Básico (COSB) da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias Básicas (ABDIB). Formação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), LL.M pela New York University, CORe (Credential of Readiness) em administração pela HBX – Harvard Business School e Certificação em Compliance (CCEP) da CCB – Compliance Certification Board.

Péricles Weber


Diretor de operações da Iguá Saneamento, onde é responsável pelo programa de gestão de clientes, inovação tecnológica e pela operação das 18 empresas do Grupo Iguá. Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Engenharia Ambiental pelo Imperial College de Londres, participante do programa Humphrey Fellowship, programa para desenvolvimento de liderança estratégica na UCDavis, California. Atua no setor de saneamento há mais de 30 anos, na operação de sistemas de água, esgoto, resíduos sólidos e na área ambiental. Atuou na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) onde exerceu diversas funções, entre elas a de diretor de meio ambiente.

Roberto Muniz

Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-graduação em Engenharia Econômica pela Universidade Estácio de Sá. Em sua trajetória política exerceu mandatos de prefeito, vice-prefeito, deputado Estadual e senador. Foi ainda secretário executivo do Ministério das Cidades e presidente executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon). Atualmente é diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da GS Inima Brasil.

Moderadores:

Paula Fernanda Morais Andrade Rodrigues


Mestre em Sustentabilidade e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), bióloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e engenheira Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua em meio ambiente, segurança ocupacional e perícia judicial prestando serviços nas áreas de licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, investigação e gerenciamento de áreas contaminadas e prevenção de incêndio. Consultora em Relatórios de Sustentabilidade. Atuou como pesquisadora nas áreas de energia, mitigação de emissões de gases do efeito estufa, eficiência energética, mudanças climáticas e economia ambiental para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ministrou aulas de Elementos Biológicos em Perícia Ambiental no IBAPE/SP. Coordena a Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia do Instituto de Engenharia.

Mario Ernesto Humberg

Formado em Química pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Química Industrial. Foi professor das escolas de Engenharia Mauá, Oswaldo Cruz e Tecnologia de Barretos e atuou em indústrias do setor. Dirigiu a Revista Química e Derivados, passando para a área Jornalística, como diretor das revistas técnicas da Editora Abril, e depois do jornal Gazeta Mercantil. Dirigiu a área de Relações Institucionais das empresas BASF e após fundou sua empresa de consultoria, a CL-A Comunicações. Atua na preparação de papers, estudos e outros conteúdos sobre negócios, meio ambiente e informações sociais e econômicas. É também consultor e palestrante sobre Ética Organizacional e Gestão de Crises, com vários livros publicados. É atualmente coordenador Geral do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, e membro do Conselho de Economia Empresarial e Política – CEEP da Fecomercio-SP.

Apoio:

   

 

 

Apoio Institucional:

  

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura

Eng.ª Paula Fernanda Morais Andrade Rodrigues – Coordenadora da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Biotecnologia

Hora

(Segunda-feira) 19:00 - 20:30

Local

Evento on-line