fevereiro, 2024

2024qua21fev19:0020:30Cortinas atirantadas19:00 - 20:30 Evento on-line Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Projetos e Serviços de Infraestrutura / Divisão Técnica de Geotecnia / IE Jovem Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Arthur T. Askinis - Abertura e Moderação

    Arthur T. Askinis - Abertura e Moderação

    Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do IE

    Engenheiro Civil, pela FEI (2015). Especialista em Fundações e Geotecnia em obras imobiliárias, pelo Instituto Mauá de Tecnologia. No Instituto de Engenharia, atua como coordenador na Divisão Técnica de Geotecnia. Atua como engenheiro geotécnico, trabalhando com obras de terra. Tem artigo, que foi apresentado no XX Cobramseg, sobre o tema de fundações, fazendo uma análise entre os critérios de rupturas a partir de um banco de dados de provas de cargas estáticas de estacas. Também tem um artigo que será apresentado no Sefe 10, sobre consolidação de solo mole.

    Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do IE

  • Luiz Antônio Naresi Júnior - Palestrante

    Luiz Antônio Naresi Júnior - Palestrante

    Consultor na Lan Consultoria

    Luiz Antonio Naresi Júnior, é engenheiro Civil, com ênfase na área de Saneamento. Possui pós-graduação, em Engenharia de Segurança do Trabalho. Analista Ambiental pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e em Engenharia Geotécnica e Obras de Terra pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo). É especialista em obras de Fundação Profunda, hiperbarismo, equipamentos de fundação mecanizada com perfuratrizes rotopercussivas (Circulação direta e reversa). Engenheiro escalador, especialista em projetos de contenções de encosta, tendo executado mais de 80 projetos, obras de artes especiais, rebaixamento de lençol, cortinas atirantadas, solo grampeado, concreto projetado, recuperação de áreas degradas, atuando em espaços confiados e galerias, atuando na supervisão de infraestrutura ferroviária e rodoviária, tendo executado mais de 300 obras pelo Brasil. Atualmente, é sócio representativo da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), diretor do Clube de Engenharia de Juiz de Fora - CEJF (MG). Desde 2007, participa como voluntario, pela ABMS, como apoio a defesa civil de Belo Horizonte, professor da Escalla Cursos para Mestre de Obras junto ao CEJF/ CREA – JF, inclusive da disciplina de Segurança do Trabalho. Foi prof. da Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, em Especialização lato sensu em M. ENG. EM ENGENHARIA GEOTECNICA, da disciplina, Fundações Especiais e Patologias e Soluções, Geotecnia Aplicada a Estabilidade de Encostas, 2019 a 2020, e professor de Engenharia Geotécnica, Fundações e Obras de Terra – INBEC, pela UNIP 2020 até 2022. Atualmente, coordenador do curso de Engenharia Geotécnica, professor do RTG Especialização, consultor de fundação pesadas e geotecnia, chefe do SESMT, comercial e assessor da diretoria da Progeo há 20 anos, em especial na função de engenheiro geotécnico, e valorizando, atuando sistematicamente na melhoria contínua da segurança do trabalho e meio ambiente, coordenando cerca de 37 técnicos de segurança e dando apoio técnico aos engenheiros mais jovens, atuando na sua formação e capacitação interna dos mesmos. Participando mensalmente de reuniões, junto a nossos clientes, visitas técnicas, acompanhando e monitorando a performance técnica e de segurança das nossas obras. Especialista em Geotecnia e Fundações pesadas, em ir em campo para visita técnica de avaliação, riscos e de obras de emergência rodoviárias ou ferroviárias, para detecção e levantamento dos problemas aplicando levantamento topográfico cadastral geotécnico, com determinação da campanha de sondagens geológico-geotécnicas, a fim de dar credibilidade ao projeto e atender as normas vigentes, bem como elaborar o projeto geotécnico ou de fundação, que seja mais técnico e econômico para aquela situação do sinistro, elaborando planilha de custos unitários, utilizando ferramentas eletrônicas como Compor 90 informática/ SICRO/EMOP, bem como a elaboração e definição do projeto e desenhos elaborados em Autocad.

    Consultor na Lan Consultoria

Detalhes do evento

Abordagem: 

Cortina atirantada é uma técnica muito famosa para contenção de solos. Considerada um componente construtivo, é projetada em um padrão vertical de taludes e paredes de escavação, utilizada para controlar o esforço de empuxos do solo. Dessa forma, ela é constituída para conter deslizamentos ou desabamentos.

Geralmente, os componentes utilizados nas cortinas atirantadas consistem em painéis que são pressionados por tirantes contra suas vertentes, chamados também de encostas.

Público-alvo:

Engenheiros geotécnicos e civis.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura

Eng. Arthur Teixeira Askinis – Coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia

IE Jovem

Apoio Institucional:

Apoio à formação:

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

Hora

(Quarta-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Projetos e Serviços de Infraestrutura / Divisão Técnica de Geotecnia / IE Jovem

X
X
X
X
X