novembro, 2023

2023qui30nov19:3022:00Como o CFD na engenharia e arquitetura pode salvar a economia de um país e proteger o meio ambiente19:30 - 22:00 Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP (Online - Youtube IE) Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos | Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Arthur Garuti dos Santos – Palestrante

    Arthur Garuti dos Santos – Palestrante

    Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Banco de Especialistas da CARLOS COTTA ENGENHARIA

    Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Engenharia Mecânica de Energia e Fluidos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Atua há 8 anos no desenvolvimento e comissionamento de sistemas de prevenção e combate a incêndio em todo o Brasil, com especialidade em sistemas de controle de fumaça e calor. Participou como membro da comissão de estudos para o desenvolvimento da ABNT NBR 16983 - Controle de fumaça e calor em incêndio. Participa como membro da comissão de estudos da ABNT no desenvolvimento do projeto de norma para controle de fumaça e calor em átrios, espaços amplos e suas áreas de acesso. Parceiro comercial da Carlos Cotta Engenharia no Banco de especialistas.

    Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Banco de Especialistas da CARLOS COTTA ENGENHARIA

  • Carlos Cotta – Palestrante

    Carlos Cotta – Palestrante

    Coordenador da Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio do IE e CEO da Carlos Cotta Engenharia

    CEO da Empresa Carlos Cotta Engenharia&Inovação e oficial da Reserva da PMESP. Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, especialista em “Segurança Contra Incêndios”. Consultor, projetista e gestor de diversos projetos e obras de proteção contra incêndio no Brasil. Estudos com base em Computational Fluid Dynamics (CFD), BIM, inspeções de “due diligence”, análise de riscos, perícia de incêndios. Coordenador da Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio do Instituto de Engenharia, conselheiro do Instituto de Engenharia, coordenador de normas da ABNT (“Controle de fumaça em edificações” e “Pressurização de escadas de segurança”) e membro de grupos de estudo de diversas outras normas da ABNT (voluntário desde 1994). Autor de dezenas de artigos técnicos em revistas especializadas e entrevistado por diversas agências de notícias, rádio e TV. Palestrante em diversos congressos, simpósios, universidades e coordenador de ações representando o Instituto de Engenharia, e em todo o Brasil, para o tema “Certificação de pessoas, produtos, instalações e edificações”, visando a melhoria e evolução da segurança contra incêndio e a “Engenharia de Incêndio”.

    Coordenador da Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio do IE e CEO da Carlos Cotta Engenharia

  • Pedro Castro Souza Villela – Palestrante

    Pedro Castro Souza Villela – Palestrante

    Engenheiro Aeronáutico e membro do Banco de Especialistas da CARLOS COTTA ENGENHARIA

    Engenheiro aeronáutico formado pela EESC-USP. Está no cargo de diretor de engenharia na empresa ATS desenvolvendo soluções para projetos no setor aeroespacial, mineração, construção e óleo & gás com foco em análise térmica e de fluidos. Mais de 7 anos atuando em projetos multidisciplinares combinando engenharia e simulação em CFD para a indústria, no desenvolvimento de soluções de ventilação, análises térmicas e projeto de sistemas ambientais. Grande experiência na indústria aeronáutica atuando com projeto de sistemas para aeronaves, helicópteros e EVTOL. Participou de projetos em grandes empresas do setor como Embraer, Airbus e Akaer. Atual Diretor de engenharia na ATS (parceira comercial da Carlos Cotta Engenharia no Banco de especialistas), desenvolvendo soluções para projetos no setor aeroespacial, de mineração e de óleo & gás com foco em análise térmica e de fluidos, além de estudos em sistemas de proteção contra incêndios; 2016-2018 Embraer: engenheiro consultor associado à ATS responsável pela qualificação (DO-160) dos componentes do sistema de AMS (Air Management System) da aeronave 190E2. 2010-2016 Helibras: engenheiro de desenvolvimento do produto responsável pela modernização das aeronaves Pantera K2 e pela integração de sistemas de missão das aeronaves H225M; do programa H-XBR. Intercâmbio de 1 ano na Airbus Helicopters – França, atuando na definição da modernização dos helicópteros Pantera K2; 2009-2010 Embraer: engenheiro de desenvolvimento de produto na equipe de cargas estáticas e cargas dinâmicas de pouso. 2008 Estágio no departamento de inteligência de mercado da aviação executiva na Embraer, e 2004-2008 Graduação em Engenharia Aeronáutica – EESC USP.

    Engenheiro Aeronáutico e membro do Banco de Especialistas da CARLOS COTTA ENGENHARIA

Detalhes do evento

Abordagem:

Apresentar alguns cases de sucesso, utilizando a ferramenta CFD na engenharia e arquitetura, quais geraram ganhos financeiros aos investidores.

Público-alvo:

Engenheiros, arquitetos, Secovi, CREA, Sinduscon, Abrava, ABPP e universidades.

Empresas como: construtoras, incorporadoras e setores do transporte (ferroviário, rodoviário, hidroviário, dutoviário e aeroviário).

Setores de energia (Alupar, AES, Celesc, CEMIG, CPFL, Copel, EDP, Eletrobras, Eneva, Energisa, Engie, Equatorial, Light, neoenergia, ômega, taesa e transmissão paulista), hidroelétricas e nucleares.

Demais empresas, como: Embraer, Petrobrás, Vale, Usiminas, Ambev, Heinecken e Eletrobrás.

Setores: portuário, aeroviários, automotivos, industriais, inovação, energia renovável, hospitalares, farmacêuticos, mineração, transformação, logístico, agronegócio, hoteleiro, shoppings centers e eventos.

Corpos de bombeiros do brasil, empresas do setor de segurança contra incêndio, Fiesp e demais similares.

Programação:

1-         Abertura e apresentação dos palestrantes;

2-         Introdução ao tema CFD – Computational Fluid Dynamics;

3-         Apresentação de três cases de simulações onde foram utilizadas as ferramentas do CFD na engenharia e arquitetura, resultando em ganhos financeiros aos investidores.

Patrocínio: 

Carlos Cotta Engenharia & Inovação

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng.ª Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos

Eng. Carlos Cotta – Coordenador da Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

 

Hora

(Quinta-feira) 19:30 - 22:00

Localização

Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana, SP (Online - Youtube IE)

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Gestão e Objetivos | Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio