mai, 2022

2022sex27mai18:0020:00Como a neurociência pode nos ajudar a melhorar o meio ambiente?18:00 - 20:00 Evento on-line Organizador: Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional / Divisão Técnica de Águas e Saneamento Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • .Mauricio Watanabe Ribeiro - Palestrante

    .Mauricio Watanabe Ribeiro - Palestrante

    Fundador do Akasa Karuna

    Engenheiro ambiental formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Trabalhou por anos em investigação e remediação de áreas contaminadas, com experiência em áreas industriais e dragagem de áreas contaminadas. Possui mestrado em neuro-engenharia pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, doutorado em Neurociências pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pós-doutorado na Harvard Medical School. Atualmente, atua com inteligência artificial, instrutor do curso “Cultivando o equilíbrio emocional (CEB)” e fundador do Akasa Karuna.

    Fundador do Akasa Karuna

  • Dione Mari Morita - Moderadora

    Dione Mari Morita - Moderadora

    Coordenadora da Divisão Técnica de Águas e Saneamento do IE

    Engenheira civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1984); Doutora em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP (1993); Livre-docente em Engenharia Ambiental pela EPUSP (2010); engenheira da E.P.A. Engenharia de Proteção Ambiental Ltda. (1985 a 1988); Professora associada da EPUSP (1989 a 1998; 2001 a 2019); Assistente executiva da Diretoria de Controle da Poluição da CETESB (1999 a 2000); Assessora da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2000 a 2003); Professora visitante do Departamento de Saneamento e Meio Ambiente da UNICAMP (2002 a 2007).

    Coordenadora da Divisão Técnica de Águas e Saneamento do IE

  • Luiz Fernando Portella - Abertura

    Luiz Fernando Portella - Abertura

    Diretor do Depto. Desenvolvimento Urbano e Regional do IE

    Formado há 46 anos em engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial, com especializações em: Analise de Sistemas Computacionais (Datamec), Administração de Empresas(FGV) e Marketing Industrial e Estratégico (MAUÁ/STANFORD). Atuou com o C-Level nas empresas: Exxon, Alfa-Laval (SUECIA), General Eletric , RATP/Tecnologia ( França), Clever Devices (EUA) e Calypso Networks Association (BELGICA ). Atualmente é sócio na NBO Participações & Serviços que mantem contratos com empresas multinacionais na área de tecnologia em transportes e concessões de arenas e entretenimento. Desde 1973 atuou em grandes obras de infraestrutura na época, passando por atividades industriais no desenvolvimento de equipamentos para todo seguimento da indústria de base e industrial. Atuou fortemente no desenvolvimento de negócios na área de infraestrutura e transportes onde atua até hoje transferindo tecnologia em ITS (Intelligent Transportation Systems) & Meios de Pagamentos dedicados ao transporte e logística. Sua atuação internacional teve inicio em 1979 na Suécia, onde residiu trabalhando e continua atuando até hoje na área de mobilidade na Europa, EUA e América Latina. É membro da UITP (International Association of Public Transportation) onde coordena dois GT’s ( MaaS & Tiketing), atua com CCO da CNA (Calypso Networks Associacion) para América Latina, esta Conselheiro Consultivo do Instituto de Engenharia. Como associado ao IE a mais de 35 anos , participou da criação da DIV. de Marketing na Engenharia , promoveu junto ao IE o “Programa Nacional de Qualidade & Produtividade”, promoveu o caderno de “Governança Metropolitana” e por ultimo criou o programa de “Mentoria a Serviço da Engenharia” que esta em andamento. Neste momento esta como diretor do Depto de Desenvolvimento Urbano e Regional do Instituto de Engenharia. Como Mentor tem tido a oportunidade de mentorar vários jovens e seniores, no Brasil e fora do Brasil, e com isso poder “usar” sua maturidade para transferir conhecimento e principalmente despertar em cada um o seu próprio potencial, além de motivar seu próprio desenvolvimento e principalmente defender a qualidade da Engenharia Brasileira. No programa de Mentoria do Instituto de Engenharia, onde coordena uma equipe de seis Mentores formados na Escola de Mentores, já foram abordados mais de 870 pessoas e empresas que puderam ter contato com nosso programa de Mentoria.

    Diretor do Depto. Desenvolvimento Urbano e Regional do IE

Detalhes do evento

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Abordagem:

A preocupação de longo prazo com o meio ambiente é nova em termos evolutivos, e sua abstração, distância e incerteza podem torná-la difícil de entender. Apesar disso, muitas intervenções ainda se baseiam no modelo do déficit de conhecimento, que sustenta que os comportamentos danosos são causados pelo desconhecimento dos fatos. Entretanto esta afirmação é difícil de fundamentar. Os preditores mais fortes de danos ambientais: individuais são demográficos, como renda e país, em vez de psicológicos, como identidade ambientalista ou intenções comportamentais. Nesta palestra falaremos sobre as maneiras pelas quais os recentes avanços nas neurociências podem nos ajudar a transformar os conhecimentos teóricos em prática.

Público-alvo:

Engenheiros.

Programação:

Abertura

Palestra: Como a neurociência pode nos ajudar na tomada de decisão na área ambiental

Perguntas do público

Encerramento

 

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng. Luiz Fernando Portella – Diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional
Engª. Dione Mari Morita – Coordenadora da Divisão Técnica de Águas e Saneamento

 

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Sexta-feira) 18:00 - 20:00

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional / Divisão Técnica de Águas e Saneamento

X
X
X
X
X