agosto, 2021

2021seg02ago(ago 2)18:00sex06(ago 6)22:00CIE09/21 Técnica de Redação e Elaboração de Laudos18:00 - 22:00 (6) Evento on-line Organizador: Departamento de Cursos

Detalhes do evento

 

INSCRIÇÃO:

 

 

Em caso de dúvidas de como se inscrever, clique no link AJUDA (clique aqui).

Atenção: Sua inscrição apenas será efetivada após a confirmação do pagamento.

 

PAGAMENTO:

ASSOCIADO









NÃO ASSOCIADO









 

INFORMAÇÕES DO CURSO:

  • Abordagem:

O curso tem o objetivo de capacitar os alunos a elaborar, formatar e redigir laudos de engenharia e pareceres para fins judiciais e administrativos. O participante aprenderá sobre a estrutura do discurso, estrutura do laudo, atividades básicas, laudo do perito judicial, pareceres técnicos dos assistentes, principais equívocos, exemplos de laudo judicial e pareceres técnicos dos assistentes e a linguagem do perito e a linguagem do juiz.

O laudo técnico é o relatório final sobre todos os trabalhos periciais realizados. Conhecer as técnicas para a elaboração de laudos técnicos é essencial para apresentar ao receptor de maneira clara e concisa todos os resultados alcançados.

Ao longo do curso, serão utilizados vários exemplos e exercícios práticos, individuais ou em grupo, que mostrarão como estruturar e redigir de forma correta laudos e pareceres técnicos.

O curso se baseia na 3ª edição do livro Manual de Redação de Laudos (Editora Oficina de Textos), que pode ser adquirido sob a forma de e-book.

  • Objetivo:

Ensinar os alunos a redigir laudos e pareceres para fins judiciais e administrativos.

  • Público-alvo:

Alunos do quinto ano de Engenharia ou Arquitetura e engenheiros e arquitetos em geral.

  • Programa:

1. Estrutura do discurso;
2. Estrutura do laudo;
3. Atividades básicas;
4. Laudo do perito judicial;
5. Pareceres técnicos dos assistentes;
6. Principais equívocos;
7. Exemplos de laudo judicial e pareceres técnicos dos assistentes;
8. A linguagem do perito e a linguagem do juiz;
9. Apresentação em powerpoint com exercícios práticos individuais ou em grupo feitos em classe e avaliação por meio de provas ou trabalhos práticos individuais ou em grupo.

  • Instrutor:

José Fiker

Doutor em Semiótica e Linguística Geral (com ênfase em Laudos Periciais), USP. Engenheiro Civil, advogado e administrador de empresas, com longa folha de serviços prestados ao Metrô de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Banespa, Eletropaulo e EMURB, entre outras. Foi fundador e primeiro presidente da Câmara de Valores do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias, perito dos Tribunais de Alçada e Justiça e coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia. Graduado em Português, Latim e Linguística. Foi professor e coordenador do curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia da FAAP (Engenharia Legal e Técnica de Redação de Laudos), Assessor Jurídico da diretoria do IBAPE Nacional. É diretor-presidente da EMBRAVAL – Empresa Brasileira de Avaliações S/C Ltda. Colabora nas comissões de normas de avaliações de imóveis da ABNT. Colaborou nas comissões de normas de avaliações do IBAPE/SP, dos Peritos Judiciais, tendo ministrado a maioria dos cursos de avaliações de imóveis do IBAPE/SP, do CREA, da Câmara de Arquitetos e Consultores da Academia de Engenharia e Arquitetura, e do Instituto de Engenharia. Coordenou e ministrou cursos na área de pós-graduação em diversos estados. É autor dos livros Manual de Redação de Laudos, Avaliação de Imóveis Urbanos, A Perícia Judicial (coautoria de Joaquim da Rocha Medeiros), Manual Prático de Avaliações e Perícias de Engenharia, Direito para Engenheiros e Arquitetos e Linguagem do Laudo Pericial (originário da tese de Doutorado e da Medalha de Ouro do Melhor Trabalho do ano de 2004). Pós-Graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia. Recentemente lançou o livro Perícias e Avaliações – Fundamentos Práticos. Colaborou e participou de comissões técnicas em congressos de avaliações e perícias. Atualmente ministra cursos de pós-graduação promovidos pelo INBEC, em convênio com a UNIP.

  • Carga Horária:

20 horas / aula

Data: 2 a 6 de agosto/2021. 

Horário: 18h às 22h

 

ATENÇÃO: O CURSO SERÁ EM FORMATO ONLINE PELO ZOOM

 

  • Investimento:

Associados ao IE: R$ 900,00 (associados com mensalidade em dia)

Não Associados: R$ 1.200,00

  • Incluso no investimento:

E-book do livro Manual de Redação de Laudos (Editora Oficina de Textos) e certificado digital de participação.

  • Opções de pagamento pelo site:

– Á vista (deposito bancário);

– PagSeguro.

Depósito Banco Itaú
(enviar comprovante para identificação do pagamento para e-mail – [email protected])

Banco 0341 / Agência 0740 / conta 49120-4

CNPJ: 61.647.483/0001-05

  • Frequência:

Será fornecido certificado de participação a quem atingir a frequência mínima de 75%.

  • Cancelamento do curso:

O Instituto de Engenharia reserva-se o direito de cancelar ou adiar o curso, caso não atinja o número mínimo de participantes. Neste caso, mediante a comprovação do pagamento, efetuamos o reembolso referente o valor integral.

  • Cancelamento da inscrição:

As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo, 3 (três) dias úteis antes do início do evento. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo, desde que comunicado com devida antecedência por fax (11) 3466-9252 ou e-mail.

  • Informações:

Bruna Ferreira
(11) 3466-9253
[email protected]

APOIO À FORMAÇÃO:

Espaço aberto ao CREASP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

  • Apoio Institucional:

Hora

2 (Segunda-feira) 18:00 - 6 (Sexta-feira) 22:00

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Cursos

X
X
X
X
X