agosto, 2021

2021seg09ago(ago 9)19:00qui12(ago 12)23:00CIE 07/21 - Patologia das Instalações Elétricas de Baixa Tensão19:00 - 23:00 (12) Evento on-line Organizador: Departamento de Cursos

Detalhes do evento

 

Em caso de dúvidas de como se inscrever, clique no link AJUDA (clique aqui).

ATENÇÃO: O curso será em formato webinar, 100% online. Inscreva-se e receba em seu e-mail o link de acesso.

PAGAMENTO:

ASSOCIADO









NÃO ASSOCIADO









 

Objetivo:

Fornecer elementos estruturais que permitam ao profissional identificar as origens e causas das principais anomalias que possam ou venham a surgir em instalações elétricas de baixa tensão.

Cada conteúdo teórico será ilustrado com casos práticos, discussão de soluções entre os participantes e, ao final, fornecer e debater um check list de anomalias administrativas e técnicas.

Mediante o conhecimento das anomalias e dos procedimentos para identificá-las é possível reduzir sobremaneira os custos e retrabalhos em obras, além de eventual passivo indesejável do pós-obra.

Será demonstrado que muitas anomalias podem ser evitadas ainda na fase de projeto.

Público-alvo:

Engenheiros, tecnólogos, técnicos e arquitetos que atuam em projeto, execução, gerenciamento, contratação, manutenção, inspeção e perícia de instalações elétricas e que desejam aperfeiçoar ou atualizar seus conhecimentos sobre o assunto.

Informações do curso:

Este curso possui orientações de ordem conceitual e prática de como reconhecer as principais manifestações patológicas que ocorrem em instalações elétricas, suas causas e como evitá-las.

Será explorado o conhecimento das características de instalação dos principais materiais elétricos e as consequências do seu mau uso.

O conteúdo apresentado também permitirá ao participante do curso se antecipar a futuros problemas, sendo capaz de reconhecer as falhas, tanto na fase de projeto, quanto na de execução.

Programa:

  • Normalização técnica

Sistema de normalização (Sinmetro, Conmetro, Inmetro, ABNT, organismos internacionais e estrangeiros); as normas técnicas e a identificação de anomalias.

  • Terminologia técnica

Como o conhecimento da terminologia técnica pode auxiliar na identificação de anomalias.

  • A Norma ABNT NBR 5410

Principais requisitos; documentação técnica da instalação; inspeção e ensaios.

  • Anomalias corriqueiras no dimensionamento e proteção de condutores

A corrente de projeto; os 6 critérios de dimensionamento de condutores e as anomalias mais usuais.

  • Características técnicas dos principais materiais de instalação (como evitar anomalias na seleção e especificação)

Quadros de distribuição, condutos (eletrodutos, perfilados, bandejas, eletrocalhas, leitos), condutores, caixas, interruptores, seccionadores, plugues e tomadas, disjuntores, fusíveis, dispositivos DR.

  • Resumo das principais anomalias em instalações elétricas

Instrutor:

Paulo E.Q.M. Barreto

Eng. Eletricista (FEI). Pós-graduado em Eletrotécnica (UNIP). Técnico em Eletrotécnica (ETI Lauro Gomes). Experiência nas áreas de ensino, projeto, execução, manutenção, inspeção e perícia em instalações elétricas. Especialista na interpretação e aplicação da norma NBR 5410. Conselheiro do CREA-SP. Diretor Técnico da ABEE-SP. VP da ABRASIP – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais. Membro do CB-3/ABNT. Coordenador de Divisão Técnica do Instituto de Engenharia. Professor de Pós-graduação (Mackenzie, INBEC, FACENS) – Disciplinas: Excelência e Anomalias Construtivas, Perícias em Eletricidade, Patologia das Instalações Elétricas, Inspeção e certificação de instalações elétricas. Diretor da Barreto Engenharia. “Consultor interpares”. Articulista de inúmeras revistas técnicas. Instrutor dos Cursos de “Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão (PBT)” e “Conformidade das Instalações Elétricas de Baixa Tensão – Parte Teórica (CIE-1) e Parte Prática (CIE-2)”. Palestrante.

Atua como inspetor de instalações elétricas e detém a autoria da 1ª certificação de conformidade de uma instalação elétrica no Brasil, no âmbito do INMETRO (2001).

APOIO A FORMAÇÃO:

Espaço aberto ao CREASP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

CARGA HORÁRIA:

16 horas / aula

Data: 9 a 12 de agosto 2021

Horário: 19h às 23h

 

CURSO ONLINE – PLATAFORMA ZOOM

 

INVESTIMENTO:

Associados ao IE: R$ 720,00 (associados em dia)

Não Associados: R$ 960,00

 

 

INCLUSO NO INVESTIMENTO:

Material Didático – apostila enviada via e-mail, certificado digital.

 

OPÇÕES DE PAGAMENTO ATRAVÉS DO SITE:

Á Vista (deposito bancário)

Pagseguro

 

Depósito Banco Itaú (enviar comprovante para identificação do pagamento)

Banco 0341 / Agência 0740 / conta 49120-4

CNPJ: 61.647.483/0001-05

 

FREQUÊNCIA:

Será fornecido certificado de participação a quem atingir a frequência mínima de 75%.

 

CANCELAMENTO DO CURSO:

O Instituto de Engenharia reserva-se o direito de cancelar ou adiar o curso, caso não atinja o número mínimo de participantes. Neste caso, mediante a comprovação do pagamento efetuamos o reembolso referente o valor integral.

CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO:

As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo, 03 (três) dias úteis antes do início do evento. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo, desde que comunicado com devida antecedência e-mail.

 

INFORMAÇÕES:

Bruna Ferreira

(11) 3466-9253

[email protected]

Realização:
Vice-presidência de Atividades Técnicas

Departamento de Cursos

 APOIO INSTITUCIONAL

 

 

 

Hora

9 (Segunda-feira) 19:00 - 12 (Quinta-feira) 23:00

Localização

Evento on-line

Organizador

Departamento de Cursos

X
X
X
X
X