agosto, 2019

2019ter20ago20:0021:00Certificação de pessoas na Engenharia de incêndio20:00 - 21:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

Apresentar o trabalho que está sendo desenvolvido entre o Instituto de Engenharia e a Abendi para a “Certificação de Pessoas na Engenharia de Incêndio”. É certo que a área de “Segurança contra incêndio” possui diversos “gargalos”, os quais estão limitando o desenvolvimento e crescimento do setor, diminuindo a credibilidade e causando pesados prejuízos aos empresários. Podem ser listados diversos ganhos proporcionados pela certificação de pessoas: menor necessidade de supervisores, haja vista que os executantes são comprovadamente aptos a executar as tarefas com competência; minimização do retrabalho para correção de “não-conformidades”; redução do desperdício de material; respeito às normas e códigos vigentes e aumento da produtividade.

 

Algumas perguntas que serão respondidas:

  • Mas o que é realmente a “Certificação de Pessoas”?
  • Quais as vantagens da Certificação?
  • Serei excluído do mercado de trabalho sem a certificação?
  • Trata-se de reserva de mercado?
  • O que estabelece a norma brasileira que trata do tema?
  • Como está sendo estruturada a “Certificação” na área de Engenharia de Incêndio?

 

A quem se destina:

Aos profissionais e estudantes de Engenharia e Arquitetura.

 

Apresentação:

A certificação de pessoas visa comprovar, por meio de exames aplicados por uma entidade independente, que o profissional possui experiência na função, conhecimento dos procedimentos de execução das tarefas e capacidade de executá-las corretamente, no tempo estipulado pelo avaliador. No Brasil, as entidades que promovem certificação de pessoas atendem às diretrizes do Inmetro, tendo como base a norma ABNT NBR ISO 17024.

Dentre os princípios da certificação de pessoas, destacam-se: a legitimidade (baseada na construção ética do processo de certificação), a confiabilidade (produzida por um processo preciso e idôneo) e a validade (pelo reconhecimento do valor da certificação pelos empregadores e órgãos fiscalizadores).

 

Palestrantes:

Carlos Cotta Rodrigues

Proprietário da Carlos Cotta Engenharia&Inovação, Tenente-Coronel PM da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo; especialista em “Segurança contra incêndio e proteção contra incêndio”, Consultor, Projetista e Gestor de diversos projetos e obras de proteção contra incêndio no Brasil; Coordenador da Divisão Técnica de Engenharia de Incêndio do Instituto de Engenharia; Coordenador de normas da ABNT dos temas “Controle de fumaça em edificações”, “Pressurização de escadas de segurança” e membro do grupo de estudos da ABNT NBR 9077 “Saída de emergência em edifícios”; Membro voluntário da ABNT desde 1994; Membro da NFPA (National Fire Protection Association), autor de diversos artigos técnicos em revistas especializadas; Palestrante em diversos Congressos, Simpósios, Universidades e Faculdades; responsável por cursos de capacitação em Engenharia de Incêndio no Instituto de Engenharia; membro de diversos Comitês Temáticos de Segurança contra incêndio.

 

Maurício Ballarine

MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica – Faculdade de Tecnologia SENAI – 2012; Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho – Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo – 2002; Aprimoramento em Orientação Profissional – Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo – 2001 e Graduação em Psicologia – Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo – 1997.

Representante da ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Instituição técnico-científica, sem fins lucrativos, de direito privado), Gerente de Certificação; responsável pelo gerenciamento e pela conformidade das atividades de certificação de pessoas da Abendi, pelo cumprimento do planejamento estratégico e do orçamento do setor; responsável pelo desenvolvimento e implementação de novos esquemas de certificação, bem como pela expansão de sistemas já existentes, com foco na diversificação de setores industriais atendidos. Forte atuação junto aos Comitês Técnicos Setoriais e às empresas de diversos setores industriais na identificação e no atendimento a demandas específicas para formação profissional.

Livro publicado: “A Certificação Profissional e de Pessoas: Relato de Algumas Experiências Brasileiras”. Ivo Steffen, Maurício Ballarine – São Paulo: Érica, 2010. Diversas palestras sobre Certificação Profissional e de Pessoas (Fórum Internacional de Certificação de Pessoas, Fórum de Certificação de Pessoas para a Indústria, Seminário sobre Certificação de Produtos, Processos e Serviços e de Pessoas – Sindipeças/RS, etc).

 

Apoio Institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas

Engª. Debora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Engenharia de Produção

Eng. Carlos Cotta Rodrigues – Coordenador da Divisão Técnica de Incêndio

Hora

(Terça-feira) 20:00 - 21:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X