abril, 2020

2020qui16abr13:0015:00Webinar Cenários do Setor de Óleo, Gás e Energia – Sinergias entre os Mercados Privado e Público13:00 - 15:00 Evento on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Seminários

Detalhes do evento

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Apesar da extrema gravidade pela qual passa o mundo e o Brasil, devido às questões que envolvem o Covid-19, o Instituto de Engenharia entende que deve prosseguir na construção de soluções e alternativas positivas à sociedade, dando continuidade à série iniciada em 2019 de O&G&E, onde será discutido o setor de petróleo, gás e energia com o Webinar “Cenários do Setor de Óleo, Gás e Energia – Sinergias entre os Mercados Privado e Público”.

A dinâmica elaborada – um webinar com participação 100% online – é uma demonstração de respeito à integridade e preservação das relevantes e importantes orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), para o momento, e uma forma de manter um dos princípios fundamentais do Instituto, de atender à sociedade sempre que ela necessita de seu apoio, da engenharia e seus engenheiros.

EVENTO:

Temas como as demandas e inovação do setor com relevância associada ao pré-sal; os cenários globais de combustíveis; o aumento de geração de renováveis; as disrupturas no setor de mobilidade; a eminência de crescimento econômico nacional; a oportunidade no mercado de petróleo; os impactos do GN na fabricação de grafeno 2D e H2 para produção de energia elétrica; a complementação de segurança energética de renováveis com térmicas; o término de concessões; os novos pregões de energia; capilaridade e distribuição de dutovias, e os marcos regulatórios, PL 6.407/2013 e Lei 11.909/2019 (lei do gás), entre outros, impactam nas discussões da engenharia nacional e internacional que são relevantes para a otimização, globalização e inserção na cadeia industrial e produtiva do setor de energia.

Deste modo, o Instituto de Engenharia, traz para debate assuntos que possam promover junto às entidades competentes políticas públicas aderentes à realização de um desenvolvimento resiliente para o País, são eles:
-o setor de energia em sua amplitude;
-as tecnologias envolvidas;
-a inovação aplicada;
-a formação profissional, posicionando o alinhamento junto ao meio ambiente, em sinergia com a engenharia, a sustentabilidade do setor e o futuro estruturado e globalizado da engenharia brasileira.

O evento contará com grandes nomes do setor, como Marcos Penido, secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, José Mauro Ferreira, secretário de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, João Carlos de Souza Meirelles, ex-secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Shigeaki Ueki, ex-ministro e ex-presidente da Petrobras, e João Ricardo Lafraia, presidente do Conselho Deliberativo da Abraman. Do Instituto de Engenharia, José Eduardo Frasca Poyares Jardim, coordenador da GT O&G&E, e Eduardo Lafraia, presidente da entidade.

 

PALESTRANTES:

João Carlos de Souza Meirelles

Engenheiro Civil pela POLI-USP, especialista em engenharia de desenvolvimento e na implantação de infraestrutura e loteamento de grandes áreas rurais e urbanas e na sua comercialização. Em 1981 criou a Fronteira Norte Engenharia de Desenvolvimento Ltda., empresa dedicada ao desenvolvimento regional integrado, ao agronegócio e a energias renováveis. No governo do Estado de São Paulo, foi secretário de Agricultura e Abastecimento (1998-2002), secretário de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (2003-2006), chefe da Assessoria de Assuntos Estratégicos (2013-2014) e Secretário de Energia e Mineração (2015-2018).

 

João Ricardo Barusso Lafraia

Graduado em Engenharia Mecânica, MSc em Engenharia e MBA e doutorando em Administração de Empresas. É presidente do Conselho Deliberativo da ABRAMAN – Associação Brasileira de Gestão de Ativos e Manutenção, coordenador do ABNT/CEE-251 Comissão de Estudo Especial Gestão de Ativos (Comissão Espelho do ISO/TC251) e diretor do WPiAM (World Partners in Asset Management).

Atualmente é gerente geral da Petrobras na Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Santos. Trabalha há 35 anos nesta empresa, ocupando as funções de engenheiro de Inspeção, coordenador de Confiabilidade, gerente de Engenharia, gerente de Produção na Refinaria Repar e gerente geral de cinco refinarias no Brasil. Foi gerente geral de Eficiência Operacional das refinarias da Petrobras na sede no Rio Janeiro.

É o coordenador da Comissão Especial de Estudo (CEE-251) da ABNT que produziu a série de normas de Gestão de Ativos NBR ISO 55.000. Foi presidente da ABRAMAN e fez parte do Comitê Executivo do Fórum Global de Manutenção e Gestão de Ativos (GFMAM).

É autor do livros  “Manual de Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenção”,” Liderança para Segurança, Saúde e Ambiente” e co-autor do “Gestão de Estratégia e Confiabilidade”, “Criando o Habito da Excelência”, “Liderança baseada em Valores”, “Gestão de Ativos” e “Vivendo a Gestão de Ativos”. Em Novembro de 2013 lançou o livro em Inglês “Living Asset Management” em coautoria com John Hardwick, com quem escreveu um capítulo do livro “The New Asset Managment Handbook – A guide to ISO 55.000 ” lançado em 2014 e co-autor do livro “Living Asset Management Maturity” em 2020.

É autor de diversos artigos e palestras sobre Excelência na Gestão de Ativos, Confiabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

É certificado CMPR (Certified Maintenance and Reliability Professional) pela SMRP-USA, CFAM (Certified Fellow in Asset Management) pela AMCouncil-Austrália e CAMA (Certified Asset Management Assessor) pelo WPiAM.

 

José Mauro Ferreira Coelho

Graduado em Química Industrial, com mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Funcionário de carreira da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde exerceu os cargos de superintendente adjunto de Petróleo, superintendente ajunto de Gás Natural e Biocombustíveis e assessor na diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DPG) e diretor da EPE.

Possui mais de 25 anos de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Atuou também, por vários anos, na área docente de graduação e pós-graduação, com três livros publicados e mais de 30 trabalhos científicos apresentados ou publicados em periódicos ou anais de congressos nacionais e internacionais.

Possui como condecorações a Medalha Prêmio Correia Lima concedida pelo Exército Brasileiro, a Moção de Congratulação e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Prêmio RENOVABIO: Plano Nacional de Biocombustíveis conferido pela DATAGRO e a Medalha Tiradentes outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

Em 2017 e 2018 foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes em Energia pelo Grupo Mídia.

Atualmente é o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG), do Ministério de Minas e Energia (MME).

 

Marcos Rodrigues Penido

Engenheiro Civil, com extensão em Gerenciamento de Empreendimentos (FGV), é especialista na área de gestão de políticas públicas em habitação e infraestrutura urbana. Foi secretário Municipal de Infraestrutura Urbana, de 2006 a 2010; das SubPrefeituras em 2018 e de Serviços e Obras em 2017, todos pela Prefeitura de São Paulo. Atualmente, é secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Foi diretor e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Governo do Estado de São Paulo de 2011 a 2016. Representou o Governo de São Paulo no Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), em Brasília; e da CDHU junto à United Nations Environmental Program – Sustainable Building and Climate Initiative (UNEP – SBCI), nos anos de 2011 e 2012. Foi coordenador fundador do Programa QUALIHAB do Estado de São Paulo, de 1995 a 2005; funcionário de carreira da CDHU, desde 1985.
Ao longo de sua carreira ocupou diversos cargos de responsabilidade nas administrações do Governo de São Paulo e da Prefeitura do Município de São Paulo, à frente de grandes desafios de programas de construção de moradias, urbanização de favelas, reassentamento de áreas de risco, erradicação de cortiços, implantação de infraestrutura urbana, sistema viário e transportes, canalização e córregos, equipamentos públicos de escolas, creches,
postos de saúde e hospitais, gestão da iluminação pública, lixo e zeladoria da cidade
de São Paulo.

 

Shigeaki Ueki

Graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1959. Foi assessor do Ministro de Indústria e Comércio e Membro da Delegação Brasileira junto à ALALC, de 1965 a 1967; consultor da Organização dos Estados Americanos – OEA, em Washington, D.C., EUA, em 1968; diretor Comercial e Financeiro da Petrobrás, de 1969 a 1974; ministro das Minas e Energia de 1974 a 1979; presidente da Petrobrás, de 1979 a 1984; empresário e membro de Conselho de várias empresas.

 

REALIZAÇÃO

 

APOIO

A SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO NO BRASIL

Hora

(Quinta-feira) 13:00 - 15:00

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X