junho, 2023

2023qui15jun19:0020:30Avaliações de processos de degradação de integridade em sistemas de estruturas de plataformas marítimas19:00 - 20:30 Evento Híbrido - Presencial : Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana | On-line: Zoom e Youtube do IE Organizador: Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura / Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Douglas Couto – Abertura e Moderação

    Douglas Couto – Abertura e Moderação

    Vice-coordenador da Divisão de Estruturas e Controle Tecnológico do IE

    Especialidades: Mecânica das estruturas, estruturas de concreto armado, estruturas de concreto protendido, patologia das estruturas, tecnologia do concreto estrutural.

    Vice-coordenador da Divisão de Estruturas e Controle Tecnológico do IE

  • Euclydes Trovato Neto - Palestrante

    Euclydes Trovato Neto - Palestrante

    Engineering Director at Oriciclon Engineering ltd

    Engenheiro Civil pelo Mackenzie (1987) e Mestre em Engenharia de Materiais e Nanotecnologias pelo Mackenzie (2019). Tem experiência profissional em engenharia estrutural e consultoria em empresas de destaque. Foi Diretor de Engenharia na Oricilon Engenharia ltda de 2001 a 2022, na Thornton Tomasetti Brasil Engenharia ltda de 2012 a 2021 e na BRZ-Experts Engenharia ltda de 2016 a 2021. Outras experiências: Oriciclon Engenharia (Consultoria em Engenharia Estrutural); Thornton Tomasetti Brasil Engenharia (Consultoria em Engenharia Estrutural)., BRZ-Experts Engenharia (Consultoria em Perdas Patrimoniais), CRN (Engenharia Submarina e Offshore), ABS Consulting - ABS Group Services / GIEN (Consultor em Gestão de Integridade de Emergências Navais), SUBSIN (Integridade de Sistemas Submarinos), INEPAR SA Bens de Capital (Engenharia de Fabricação e Montagem Estrutural), Feeling Structures (Engenharia de Sistemas Estruturais de Alumínio), PROMON Engenharia SA (Engenharia Estrutural) e AASA Engenharia e Montagens (Engenharia Estrutural Offshore). Especialização em Engenharia e Consultoria nos setores de: Engenharia Metálica Estrutural; Avaliações críticas de integridade estrutural, segurança e risco de engenharia; Engenharia de Estruturas Navais, Submarinas e Offshore; Engenharia Estrutural de Alumínio; Engenharia e Tecnologia de Soldagem; Avaliações de desempenho de Resistência Estrutural e Funcionalidade e Análise e monitoramento de vibração estrutural. Palestrante convidado em Programas de Pós-Graduação e Cursos de Especialização junto às faculdades e instituições de engenharia a saber: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto Mauá de Tecnologia, Associação Brasileira de Soldagem, International Institute of Welding, Associação Brasileira do Alumínio, SENAI ISES RJ, Universidade de Taubaté UNITAU SP, FUNCEFET RJ no Brasil e Universidad Tecnológica de Bolívar - UTB em Cartagena de las Índias na Colômbia, CIETEC - IPEN / Empresa Graduada Oriciclon Engenharia.

    Engineering Director at Oriciclon Engineering ltd

  • Fernanda Albano Hoeppers - Abertura e Moderação

    Fernanda Albano Hoeppers - Abertura e Moderação

    Engenheira Civil Estrutural

    Engenheira Civil com experiência nas áreas de Estruturas e Saneamento.

    Engenheira Civil Estrutural

  • Patrícia Bonilha – Abertura e Moderação

    Patrícia Bonilha – Abertura e Moderação

    Secretária da Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico

    Engenheira civil formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com dupla titulação pelo Instituto Politécnico do Porto (Mestrado) em 2019 e graduação sanduíche na San Diego State University (2014-2015). Pós-graduanda em Projeto de Estruturas de Concreto para Edifícios (Mackenzie em parceria com a ABECE) e Mestranda em Estruturas pela UNICAMP. Engenheira calculista no escritório STATURA ENGENHARIA E PROJETOS Ltda, onde desenvolve cálculo e detalhamento de estruturas de concreto nas áreas industriais, prediais e residenciais. Coordenadora do concurso estudantil Ousadia do IBRACON.

    Secretária da Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico

  • Rafael Timerman - Abertura e Moderação

    Rafael Timerman - Abertura e Moderação

    Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico do IE

    Engenheiro civil formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2008. Sócio-Diretor do renomado escritório de projetos esstruturais ENGETI CONSULTORIA E ENGENHARIA S/S Ltda onde atua em diversos projetos de estruturais, dentre eles a Recuperação da Ponte Pênsil de São Vicente e a implantação do Museu do Amanhã e Sirius.

    Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico do IE

  • Vinicius Silva Caruso - Abertura e Moderação

    Vinicius Silva Caruso - Abertura e Moderação

    Instituto de Engenharia

    Engenheiro Civil formado pelo Mackenzie (2017). Mestrado em curso em Engenharia Civil, com ênfase em recursos hídricos/hidráulica (2020 -), na FEC-UNICAMP. Foi representante eleito dos alunos de pós-graduação na sua Congregação (2020-2021). Atua na engenharia consultiva e de projetos aplicada à infraestrutura, com ênfase no saneamento básico (água, esgotos e drenagem urbana). Iniciou a carreira na construção civil, participando das obras de duplicação da Rod. Régis Bittencourt (BR-116) no trecho da Serra do Cafezal e da transposição da Bacia do Rio Itapanhaú para o Sistema Produtor Alto Tietê. Associado ao Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), coordenou o concurso técnico “Ousadia” (2017-2019), foi um dos coordenadores do “Seminário sobre o Ensino de Eng. Civil” (2017 e 2019) e, atualmente, é o coordenador do Comitê Técnico (CT) IBRACON de Aplicações do Concreto para Obras de Saneamento Básico. No Instituto de Engenharia (IE), foi assessor da Vice-Presidência de Relações Externas (2017-2018). É membro das Divisões Técnicas de Estruturas, Ferrovias e Navegação Interior/Portos, bem como representante da Casa no Comitê de Indicadores Econômicos e Tecnológicos do Movimento “Brasil Construção 4.0”, iniciativa conjunta do IE com a ABEMI, o SINICON e a Deloitte. Foi membro da delegação brasileira da “The Youth Assembly 2018 Winter”, realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, EUA.

    Instituto de Engenharia

Detalhes do evento

Abordagem: 

  • Características e tipos de sistemas de estruturas offshore fixas e flutuantes;
  • Condições Gerais de Planejamento e Projeto;
  • Condições ambientais marinhas/offshore;
  • Carregamentos ambientais e condições de operação marítima/offshore;
  • Processos de degradação de estruturas marítimas e subaquáticas;
  • Critérios de avaliação de integridade de sistemas estruturais marítimos/offshore – BS-7910;
  • Conceitos gerais de filosofia de segurança e integridade de sistemas estruturais marítimos;
  • Gerenciamento de Condições de Integridade Orientada a Riscos RBIM – Risk Based Integrity Management.

Público-alvo:

Estudantes de engenharia e engenheiros.

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Francisco José Pereira de Oliveira – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura

Eng. Rafael Timerman – Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quinta-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento Híbrido - Presencial : Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana | On-line: Zoom e Youtube do IE

Organizador

Departamento de Desenvolvimento de Projeto e Serviços de Infraestrutura / Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico

X
X
X
X
X