mai, 2020

2020qua20mai19:0020:30Avaliação de imóveis urbanos – Metodologias e normas técnicas19:00 - 20:30 Evento on-lineTipo de evento:Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

 

Abordagem:

Fazer uma abordagem prática sobre Avaliação de Imóveis Urbanos, apresentando metodologias, orientações e casos práticos e Normas Técnicas para os profissionais Engenheiros e Arquitetos que atuam ou desejam atuar na área de Avaliações.

 

Público Alvo:

Engenheiros, Arquitetos e Peritos Avaliadores.

 

Programação:

  • 1º Tema: Primeira parte: Ricardo Henrique de A. ImamuraAtribuições Profissionais, Habilitação (Legislação), Especialização, Expertise e Experiência.Segunda parte: Osório GattoAs Normas de avaliações, os aspectos metodológicos e exemplos de suas aplicações.

 

  • 2º Tema:Primeira parte: José FikerMetodologias avaliatórias e Case.Segunda parte: Miriana Pereira MarquesPráticas de Vistoria e análises técnicas necessárias para a Avaliação do Imóvel.Terceira parte: Sérgio Liporoni

    Apresentação de casos polêmicos em avaliações.

 

 

Moderador:

Ricardo Henrique de A. Imamura

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Lins, 1977. Perito judicial de diversas Varas Cíveis e da Fazenda no Estado de São Paulo, desde 1978. Dentre sua experiência como perito judicial, encontram-se a elaboração de mais de 4.300 laudos de Engenharia Legal de naturezas diversas. Membro titular, coordenador da Divisão de Avaliações e Perícias, conselheiro e perito especialista da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia – São Paulo. Membro fundador e ex-presidente da Associação Paramaçônica de Peritos Judiciais – APPJ. Presidente da AELINS – Associação de Engenheiros de Lins – Lins/SP. Membro da CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem; membro da ABCIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança; membro da CAM-CCBC – Câmara de Comércio Brasil-Canadá; membro da AMCHAM Brasil; membro da CAMARB – Camara de Arbitragem Empresarial Brasil; membro do FIDIC. Membro também de diversas associações em São Paulo. Ministra cursos e palestras e tem publicações técnicas diversas. Engenheiro pela Empresa Consultora Hidroservice – Engenharia de Projetos Ltda., de 1978 a 1989. Engenheiro pela S.A. Indústrias Votorantim, de 1989 a 1990; assessor da Diretoria pela Empresa Consultora Matricial Projetos e Consultoria Ltda., de novembro de 1990 a 1991. Sócio Proprietário da R.H. Imamura Peritos Consultores e dos Advisors Committee.

 

Palestrantes:

Antonio Sérgio Liporoni

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Matemática Universidade de Itajubá e pós-graduado em Engenharia de Avaliações pela UNISANTA. Avaliador com certificação nível AAA pelo IBAPE Nacional. Foi presidente do IBAPE de São Paulo de 1991 a 1996, e presidente do IBAPE Nacional de 1995 a 1997. Foi também presidente da UPAV de 2005 a 2007, sócio fundador da CTA – Consultoria Técnica e Assessoria, ex-professor dos cursos de Avaliações e Pós-graduação do IBAPE/SP e autor dos livros de “Gestão Tributária de Cidades” e “Posse e Domínio” e diversos artigos de Avaliação em Massa com ênfase em Planta de Valores Georreferenciada.

Prof. Dr. José Fiker

Doutor em Semiótica e Linguística Geral (com ênfase em Laudos). Foi fundador e primeiro presidente da Câmara de Valores do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, perito dos Tribunais de Alçada e Justiça. Coordenador da Divisão de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, graduado em Português, Latim e Linguística, assessor Jurídico da Diretoria do IBAPE Nacional e vice-presidente do IBAPE- SP. É diretor-presidente da EMBRAVAL – Empresa Brasileira de Avaliações S/C Ltda. É autor dos livros Manual de Redação de Laudos, Avaliação de Imóveis Urbanos e A Perícia Judicial (este último em coautoria com o Engº Joaquim da Rocha Medeiros), Manual Prático de Avaliações e Perícias de Engenharia, todos pela Editora Pini. Manual Prático de Direito das Construções, Linguagem do Laudo Pericial, Perícias e Avaliações Fundamentos Práticos e Contestação na Perícia Judicial, pela Editora Leud – Livraria Editora Universitária de Direito. O livro Linguagem do Laudo Pericial é originário da tese de Doutorado e do Melhor Trabalho do ano em colaboração com a classe do Instituto de Engenharia de 2004 e 2011, medalha de ouro. Advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP). Já deu aula nas principais entidades ligadas à avaliações e perícias em todo o Brasil.

Miriana Pereira Marques

Formada em Engenharia Civil pela FAAP, foi professora universitária de Maciços e Obras de Terras, Transportes e Mecânica dos Solos na mesma faculdade.

Com 20 anos de atuação profissional dedicados à área de Avaliações e Perícias, referente a bens patrimoniais e a imóveis urbanos, comerciais, residenciais, rurais e industriais, é responsável técnica pela área de Avaliações e Perícias da Marques & Marques Engenharia. Assistente técnico do Metrô e da Dersa e especialista em Avaliações e Perícias.

No Instituto de Engenharia, é vice-presidente de Assuntos Internos, vice-coordenadora da Divisão Técnica de Informática e da Divisão de Avaliações e Perícias, membro do Conselho Consultivo e da Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA). E possui o prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano Analisando Temas Ligados ao Exercício da Profissão – “Vistoria Cautelar”, “Imóveis Tombados” e “Calçadas”, entregues pela instituição.

Osório Accioly Gatto

Engenheiro Mecânico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Engenharia de Avaliações FAAP, mestre em Economia pela Mackenzie, avaliador certificado nível AAA pelo IBAPE Nacional, foi presidente do IBAPE Nacional nos anos de 2012 e 2013,  presidente do IBAPE SP em 2008 e 2009, vice-presidente da UPAV em 2017 e 2018, sócio-fundador da Mercatto Assessoria e Avaliações, ex-professor dos cursos de Avaliações Econômicas, Avaliações de Máquinas e Equipamentos, do IBAPE/SP e pós-graduações do IBAPE.

 

Parceria:

Ibape-SP elege nova gestão e reforça planejamento empresarial ...

 

Apoio Institucional:

 

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Engª. Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Engenharia de Produção
Eng. Ricardo Henrique de A. Imamura – Coordenador da Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Hora

(Quarta-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Evento on-line

X
X
X
X
X