mai, 2023

2023qui25mai09:0019:00Armazenamento de Energia - As vantagens técnicas, ambientais e econômicas09:00 - 19:00 Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana SP-SP (online - site e Youtube IE)Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Clique na foto e veja o currículo

  • Alan Andrade Luz – Palestrante

    Alan Andrade Luz – Palestrante

    Gerente de Ambiente, Escritório de Prom.e Atr. de Investimentos e Relacionamento Institucional São Paulo

    Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Administração pela PUC-SP. Funcionário do Banco do Nordeste, há aproximadamente 22 anos, ocupa atualmente a Gerência do Escritório de Promoção e Atração de Investimentos e Relacionamento Institucional em São Paulo/SP, Unidade subordinada à Superintendência de Negócios com Empresas e Governo.

    Gerente de Ambiente, Escritório de Prom.e Atr. de Investimentos e Relacionamento Institucional São Paulo

  • Aléssio Bento Borelli - Moderador

    Aléssio Bento Borelli - Moderador

    Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações do IE

    Engenheiro Industrial, Modalidade Elétrica formado pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI em 1973. Mestre em Energia pela Universidade de São Paulo- Instituto de Energia e Eletrotécnica - IEE da USP Fez os créditos para Doutorado na EPUSP, engenheiro consultor, pesquisador com vários projetos junto ANEEL e foi Professor de Curso de Extensão junto ao CEDIS da Escola de Engenharia Mackenzie. Foi Presidente do IEEE Seção Sul Brasil do IEEE e Presidente do Conselho Brasil, e é LIFE SENIOR MEMBER do IEEE. Foi conselheiro do CREA-SP na Câmara de Elétrica. Atualmente é Diretor do Departamento Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações do Instituto de Engenharia de São Paulo, Diretor do Deinfra da Fiesp e do Conselho Editorial da Revista do IE.

    Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações do IE

  • Allan Trava - Palestrante

    Allan Trava - Palestrante

    Engenheiro de Produto – BYD Brasil

    Engenheiro de Automação e Controle e pós-graduando em Engenharia Elétrica. Com quase 5 anos de atuação no setor de Energias Renováveis já participou de projetos solares on-grid e off-grid, bem como projetos para geração de energia eólica. Atualmente é responsável pela cadeia de produtos de energia da BYD Energy, atuando na gestão de portfólio e desenvolvimento de solução para geração e armazenamento de energia.

    Engenheiro de Produto – BYD Brasil

  • Amanda Fernandes de Oliveira – Palestrante

    Amanda Fernandes de Oliveira – Palestrante

    Analista na PSR – Energy Consulting & Analytics

    Engenheira eletricista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2019 e mestranda no Programa de Engenharia Elétrica (Sistemas de Potência) da COPPE/UFRJ. Iniciou a sua carreira profissional na PSR em 2017. Atua em estudos técnicos e regulatórios nas áreas de operação e planejamento da expansão de recursos energéticos distribuídos, distribuição e transmissão. Possui publicações acadêmicas relacionadas ao setor de energia e é palestrante em apresentações e workshops.

    Analista na PSR – Energy Consulting & Analytics

  • Andrea Sarmento Maia Vasconcelos - Palestrante

    Andrea Sarmento Maia Vasconcelos - Palestrante

    Coordenadora de P&D do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM)

    Possui formação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestrado em Tecnologia da Energia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente, é doutoranda de Engenharia da Computação na UPE e coordenadora do CE-003:120.001 - Comissão de Estudo de Sistemas de Armazenamento de Energia Elétrica da ABNT/CB-003. Experiência em: sistemas de armazenamento de energia, baterias de distintas tecnologias chumbo-ácido/íons de lítio (fabricação, processo, aplicabilidade e testes), desenvolvimento de produtos e serviços, veículos híbridos e elétricos, energia renovável e gerenciamento de projetos.

    Coordenadora de P&D do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM)

  • Antonio Lambertini - Palestrante

    Antonio Lambertini - Palestrante

    Secretário do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações

    Graduado em Engenharia Civil em 1979 pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP Especialização em Gerenciamento da Implantação de Empreendimentos em 1992 pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Especialização em Análise de Risco em 2002 pelo CDRA – Center for Disaster ad Risk Analysis – Colorado University Responsável pela coordenação em diversas fases de mais de 120 projetos multidisciplinares nas áreas de energia renobvável de fonte hídrica, solar e biomassa. Responsável por diversos estudos de viabilidade (EVTEA) de empreendimentos nas áreas de energia, infraestrutura e indústria. Responsável pela coordenação de diversos contratos de EPC – Engineering, Procurement and Construction para PCHs e CGHs.

    Secretário do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações

  • Aurea Lúcia Vendramin Georgi – Moderadora

    Aurea Lúcia Vendramin Georgi – Moderadora

    Coordenadora da DT de Inteligência Artificial, Controle e Automação do IE

    Pós-doutora em Eficiência Energética e Energia Renovável e doutora em Engenharia e Ciências dos Materiais, pela Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Depto. de Controle e Automação do Instituto de Engenharia. Membra do Comitê Técnico Green Building Council Brasil (GBC) e do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS). Professora de pós-graduação do IPOG - MBA Construções Sustentáveis e Edifícios Inteligentes, Universidade Mackenzie e na Universidade Belas Artes em São Paulo. Experiência como palestrante em congressos internacionais, SESSION CHAIR e conferencista em International Conference on Biodiversity and Sustainable Energy Development, em Singapore, e International Conference on Frontiers of Mechanical Engineering, Materials and Energy, em Pequin.

    Coordenadora da DT de Inteligência Artificial, Controle e Automação do IE

  • Celso Xavier – Palestrante

    Celso Xavier – Palestrante

    Consultor Estratégico da HOPPECKE Baterias para sistemas de acúmulo de energia convencionais e com baterias de íon-lítio

    Eng.º Eletricista pela E.P.U.S.P. com 40 anos de atuação em áreas estratégicas de alta tecnologia. Entre outras ocupações foi diretor da área de sistemas de proteção, controle digital & sistemas SCADA e Telecomunicações e medidores de energia da ABB (hoje Hitachi Energy), foi diretor e vice-presidente Americas da GUTOR (UPS´s maker), pela Schneider Electric. Atualmente é Consultor Sr. Estratégico da HOPPECKE Baterias para sistemas de acúmulo de energia convencionais e com baterias de íon-lítio.

    Consultor Estratégico da HOPPECKE Baterias para sistemas de acúmulo de energia convencionais e com baterias de íon-lítio

  • Fernanda Oliveira – Palestrante

    Fernanda Oliveira – Palestrante

    Fernanda Oliveira – Growth Manager-Engineer – GSES-Global Sustainable Energy Solutions Pty Ltd.

    Fernanda Oliveira nasceu no Brasil e mudou-se para a Austrália em 2015. Ela obteve um diploma de bacharel em Engenharia de Energia Renováveis pela Universidade de New South Wales (UNSW). Desde então, ela vem trabalhando com a GSES em várias funções, começando como estagiária na parte educacional da empresa que atua como uma Organização de Treinamento Reconhecida (RTO). Em seguida, ela passou a ocupar um cargo sênior nessa equipe, seguido de uma função de gerenciamento de desenvolvimento de negócios como Gerente de Crescimento da GSES. Atualmente, Fernanda está transitando para uma posição sênior de gerente de projetos para o time de ‘Owner’s Engineer’ da empresa, gerenciando inspeções independentes para projetos comerciais e industriais, assim como outros projetos de compliance em energias renováveis. Durante seu tempo na GSES, Fernanda ministrou vários cursos e sessões de treinamento em tópicos que variam de armazenamento de energia por baterias, sistemas solares off-grid e tecnologias de carregamento de veículos elétricos. Ela conduziu esses treinamentos pela Austrália e no exterior, nas Ilhas Salomão.

    Fernanda Oliveira – Growth Manager-Engineer – GSES-Global Sustainable Energy Solutions Pty Ltd.

  • Gabriel Konzen – Palestrante

    Gabriel Konzen – Palestrante

    Analista de Pesquisa Energética da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais

    É analista na EPE desde 2013, onde trabalha desenvolvendo estudos econômicos e regulatórios na área de recursos energéticos distribuídos e energia solar. É engenheiro eletricista pela UFMT, possui mestrado em energia pela USP e atualmente é doutorando em políticas públicas na UFRJ.

    Analista de Pesquisa Energética da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais

  • Guilherme Oliveira Arantes – Palestrante

    Guilherme Oliveira Arantes – Palestrante

    Gerente de Inteligência e Regulação de Energia Elétrica na Área de Energia do BNDES

    Guilherme é Gerente de Inteligência e Regulação de Energia Elétrica na Área de Energia do BNDES. No banco já atuou como engenheiro do Departamento de Cadeias Industriais e Fornecedores, onde participou do projeto e implementação das políticas de incentivo às indústrias de energia eólica e solar no Brasil. Foi Analista de Pesquisa Energética da EPE, onde trabalhou em estudos de energias renováveis, com foco em energia eólica, solar e biomassa; e no desenvolvimento de modelos integrados de otimização de recursos para os estudos de expansão da Matriz Energética Brasileira. É graduado em Engenharia Elétrica, com extensão em Planejamento Energético e pós-graduado em Finanças.

    Gerente de Inteligência e Regulação de Energia Elétrica na Área de Energia do BNDES

  • Ivan Metran Whately - Abertura

    Ivan Metran Whately - Abertura

    Vice-Presidente de Atividades Técnicas do IE

    No Instituto de Engenharia há 40 anos, atuou como 1º Secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo. Atualmente é VP de Atividades Técnicas e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

    Vice-Presidente de Atividades Técnicas do IE

  • Renato Guimaraes Ribeiro - Palestrante

    Renato Guimaraes Ribeiro - Palestrante

    Coordenador da área de Planejamento da Expansão e Estudos – ISA CTEEP

    Engenheiro Eletricista com ênfase em Sistema de Potência, formado na Universidade Federal de Itajubá e especialista em Sistemas de Energia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Há 15 anos, trabalha na ISA CTEEP e, atualmente, é coordenador da área de Planejamento da Expansão e Estudos. Tem experiência em estudos de planejamento, regulação setorial, estruturação e viabilização de projetos e tem liderado as iniciativas de implantação de novas tecnologias no sistema de transmissão sob concessão da companhia.

    Coordenador da área de Planejamento da Expansão e Estudos – ISA CTEEP

  • Ricardo de Mello Awazu – Palestrante

    Ricardo de Mello Awazu – Palestrante

    CEO & Fundador S&DG – Storage & Distributed Energy – Portugal

    Mais de vinte anos de experiência internacional em desenvolvimento de negócios e gestão de projetos, predominantemente nos setores elétrico (Geração, Transmissão, Distribuição, Comercialização, Eficiencia Energética, Geração Distribuida) e Transporte de Gas Natural Comprimido. Fundador da S&DG Energy – Portugal Startup especializada no desenvolvimento de soluções de sistemas de armazenamento de energia e Geração Distribuida de à Ar comprimido Doutorando - Sistemas Sustentáveis de Energia - MIT Portugal & Universidade de Coimbra. Mestrado em Energia - IEE - Instituto de Energia - Universidade de São Paulo. Especialização em Direito Empresarial – Fundação Getúlio Vargas. Bacharelado em Engenharia de Produção Química – Universidade Federal de São Carlos. Especialização em Supply Chain Management - MIT- Massachusetts Institute of Technolog

    CEO & Fundador S&DG – Storage & Distributed Energy – Portugal

  • Ricardo Estefano Rosa - Palestrante

    Ricardo Estefano Rosa - Palestrante

    Head of BESS Bussiness - WEG. Lidera o time responsável pelo desenvolvimento global do negócio de BESS (Exceto EUA)

    Ricardo Estefano Rosa atualmente é Chefe de Sistemas de Armazenamento de Energia na WEG e lidera o time responsável pelo desenvolvimento global do negócio de BESS. É pós-graduado em Energias Renováveis pelo Centro Universitário Internacional em Curitiba e foi anteriormente o Chefe de Engenharia de Critical Power na WEG entre 2013 a 2017. Ricardo tem mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e negócios para sistemas de energia crítica e tem trabalhado na introdução de sistemas de armazenamento de energia por bateria no Brasil desde 2015.

    Head of BESS Bussiness - WEG. Lidera o time responsável pelo desenvolvimento global do negócio de BESS (Exceto EUA)

  • Richard Phillips – Palestrante

    Richard Phillips – Palestrante

    Vedanta ESS Ltda

    Começou sua carreira como engenheiro e químico litográfico treinado, depois como gerente de marketing e gerente de desenvolvimento de negócios na Texas Instruments, Inc. Ele também passou oito anos como diretor de vendas e marketing de produtos, vice-presidente de vendas e gerente geral e vice-presidente da Planar Systems, Inc. Na Planar Systems, eles se especializaram em tecnologia de exibição usando deposição de vapor físico e epitaxia de camada química ou atômica. Antes de fundar a Vedanta ESS Ltda, em 2017 passou quinze anos como presidente da Lissajy Services, Inc. uma consultoria de marketing de alta tecnologia. O Sr. Phillips é formado em Engenharia Química pela Oregon State University e fez pós-graduação em Administração de Empresas na Maxwell School of Business da Syracuse University.

    Vedanta ESS Ltda

  • Roberto Bartolomeu Berkes - Moderador

    Roberto Bartolomeu Berkes - Moderador

    Conselheiro do IE

    Engenheiro Eletricista (Mauá), especialização em Administração de Empresas, Gestão Pública e formação para Conselhos de Administração (FGV). Atualmente é consultor/professor na área de Eletromobilidade e Gestão em Empresas de Engenharia/Equipamentos. Diretor do Instituto de Engenharia. Agraciado 2016 - Prêmio Barão de Mauá, Destaque Profissional pela AEXAM – Associação dos Ex-Alunos da Engenharia Mauá. 2021 - Embaixador Honorário pela UITP . Membro dos Conselhos Consultivo e de Administração: IE, instituto Mauá de Tecnologia, Grupo Tecnológico de Transportes do Sindicato dos Engenheiros (SP), Grupo de Trabalho de Trólebus / Ebus na América Latina da UITP e Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil. Conselho Fiscal da ABEE-SP. Cursos: Sistemas Inteligentes para Transportes – UITP, Avaliação da Qualidade Ambiental de Edifícios não residenciais – Certificação AQUA-HQE – Fundação Vanzolini, Experiência profissional: Coordenador de projetos nas empresas/obras/ planejamento e diretor/gerente de Desenvolvimento de Negócios em Construtoras de grande porte e na área Pública: coordenador e Gestor de Projetos e Obras: CPOS, ARTESP e EMTU - Responsável técnico pela expansão do sistema Trólebus no Corredor ABD, trecho São Mateus ao Jabaquara. Palestrante em congressos e cursos ministrados 2ª e 4ª Conferência Internacional de Trólebus/Elétrico Leipzig (Alemanha) e Moscou (Rússia), UNIP (Engenharia Civil): “Eletrificação e repotencialização do Corredor de ônibus no ABD da EMTU para ampliação da rede elétrica de trólebus”. Coordenador de mesa em Santiago (Chile) tema “Implantação do Corredor de Ônibus elétrico (Av. Grécia – Santiago)”. Palestras: “E- bus no mundo”, Sindicato dos Engenheiros, “Protocolos Utilizados no Transporte Publico sobre pneus na COVID-19”, UITP. Professor do curso de Estratégias de Marketing /Comercial para Empresas de Engenharia, Planejamento de redes de ônibus elétricos em cidades, e Eletromobilidade na ABEE-2021, Participou do Evento de Eletromobilidade, 2022 - IE e no Centro Tecnológico de Sorocaba Fórum Smart City. Artigos e trabalhos publicados: coordenador do trabalho “Recomendações de Políticas Públicas para Sistemas de Ônibus Elétricos”, publicado pela UITP e traduzido em quatro idiomas. Revista Digital Auto Bus: “Estratégias da evolução da frota de ônibus elétricos no mundo” e “O Trólebus continua vivo e dinâmico”. Revista Engenharia do IE dez/2022: “Planejamento para Implantação de uma frota Elétrica”. Revista SAE Brasil – Revista Engenharia Automotiva e Aeroespacial out/nov/dez 2022 “Evolução dos ônibus elétricos no Brasil”.

    Conselheiro do IE

  • Victor Baiochi Riboldi – Palestrante

    Victor Baiochi Riboldi – Palestrante

    Analista de Projetos de Inovação – CPFL Energia

    Graduação em Engenharia Elétrica com Habilitação em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2016. Graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2017. Premiação por Mérito Científico em 2012 e Menção Honrosa em 2016 pelo desenvolvimento de projetos de Iniciação Tecnológica e Inovação. Especialização pela Universidade de Stanford (Centro de Desenvolvimento Profissional) em Inovação Energética e Tecnologias Emergentes - Stanford University Centre for Professional Development Energy Innovation and Emerging Technologies - em 2019. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas em 2021. Possui experiência na área de gestão de projetos de pesquisa desenvolvimento e inovação (PD&I).

    Analista de Projetos de Inovação – CPFL Energia

Detalhes do evento

Abordagem: 

Descrição das principais tendências para o uso eficiente, viável, técnico e econômico para o armazenamento de energia em horários de baixo consumo e alta produção para o uso em horários de picos de consumo.

Público-alvo:

Ambientalistas, engenheiros e economistas.

PROGRAMAÇÃO:

8h30 – Welcome Coffee

9h às 9h15 – Abertura 

Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia
Antonio Lambertini – Secretário do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações do IE

PAINEL 1
Moderador: Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações do IE

9h15 às 9h45 – Vetor Energético: Água represada
Palestrante: Antonio Lambertini – Secretário do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações do IE

9h45 às 10h05 – A Evolução das Baterias para Diferentes Aplicações de BESS
Palestrante: Celso Xavier – Consultor Estratégico da HOPPECKE Baterias para sistemas de acúmulo de energia convencionais e com baterias de íon-lítio

10h05 às 10h35 – Visão geral dos Sistemas de Armazenamento de Energia como Negócio e como Investimento
Palestrante: Ricardo Estefano Rosa – Head of BESS Bussiness – WEG. Lidera o time responsável pelo desenvolvimento global do negócio de BESS (Exceto EUA)

10h35 às 11h05 – Sistema de armazenamento como fonte de inclusão 
Allan Trava – Engenheiro de Produto – BYD Brasil

11h05 às 11h35 – Desafios para desenvolvimento de um sistema de armazenamento de energia em pequena escala a base de ar comprimido
Palestrante: Ricardo de Mello Awazu – CEO & Fundador S&DG – Storage & Distributed Energy – Portugal

11h35 às 12h05 – Armazenamento de energia: elemento-chave para o gerenciamento flexível, autônomo e mais econômico de energia
Palestrante: Richard Phillips – Presidente da Vedanta ESS Ltda

12h05 às 12h35 – Roda de discussão com os palestrantes e perguntas do público em geral

12h35 – Almoço

PAINEL 2
Moderador: Antonio Lambertini – Secretário do Departamento de Desenvolvimento
de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações do IE

14h às 14h30 – Baterias atrás do medidor: aplicações e viabilidade econômica
Palestrante: Gabriel Konzen – Analista de Pesquisa Energética da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais na EPE – Empresa de Pesquisa Energética

14h30 às 15h – Apoio ás energias renováveis
Alan Luz – Gerente de Ambiente, Escritório de Prom.e Atr. de
Investimentos e Relacionamento Institucional São Paulo – BNB – Banco do Nordeste

15h às 15h30 – Linha de financiamentos para ESS
Guilherme Oliveira Arantes – Gerente de Inteligência e Regulação de Energia Elétrica na Área de Energia do BNDES

15h30 às 16h – Roda de perguntas

PAINEL 3
Moderador: Roberto Bartolomeu Berkes – Conselheiro do IE

16h às 16h30 – As oportunidades dos sistemas de armazenamento de energia nos serviços ancilares e de rede
Palestrante: Amanda Fernandes de Oliveira – Analista na PSR – Energy Consulting & Analytics

16h30 às 17h – Armazenamento de Energia – Desenvolvimento Normativo e Aplicações
Palestrante: Andrea Sarmento e Victor Baiochi Riboldi – COBEI (Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecom)

17h às 17h30 – BESS de Registro – O pioneiro projeto de armazenamento em larga escala no sistema de transmissão brasileiro
Palestrante: Renato Guimaraes Ribeiro – Coordenador da área de Planejamento da Expansão e Estudos – ISA CTEEP

17h30 às 18h – Introdução a Microgrids na Austrália e Ilhas do Pacífico
Palestrante:
Fernanda Oliveira – Growth Manager-Engineer – GSES-Global Sustainable Energy Solutions Pty Ltd

18h às 18h30 – Roda de discussão

18h30 – Encerramento
Marisa Maia de Barros – Subsecretaria de Energia e Mineração da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – SEMIL
José Eduardo Frascá Poyares Jardim – Presidente do Instituto de Engenharia
Ivan Metran Whately – Vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas 

Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações  

Eng. Antonio Lambertini  – Secretário do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações

Patrocínio:

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

 

Hora

(Quinta-feira) 09:00 - 19:00

Localização

Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr, Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana SP-SP (online - site e Youtube IE)

X
X
X
X
X