mai, 2018

2018ter29mai19:0020:30A Indústria Química e a Produção Limpa19:00 - 20:30 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Palestras

Detalhes do evento

 

Abordagem: Trata-se de um tema com muitos princípios e conceitos, que se constitui em ferramentas para a produção limpa e sustentável (Química Verde). A grande ligação deste tema da Engenharia Química com as outras modalidades da Engenharia é que a Química é a ciência que norteia a produção de materiais e produtos utilizados em todas as Modalidades de Engenharia. Assim,  todas as áreas da Engenharia, em especial a Civil,  consomem materiais, bens finitos, energia, lançam gases na atmosfera e lançam efluentes líquidos, que devem ser tratados antes do lançamento. Além disso, geram sobras de matérias-primas, produzem resíduos, que devem ser classificados, tratados e destinados. Nessa palestra serão enfocados os princípios gerais da produção limpa, os conceitos de efluentes, resíduos e gases indesejáveis, além da apresentação geral das legislações vigentes.

Público-alvo: alunos, arquitetos, engenheiros de todas as modalidades, advogados e quaisquer outros interessados.

Sobre o palestrante

Miguel Tadeu Campos Morata
Engenheiro Químico, Pós Graduado em Gestão Ambiental, Perito Judicial há cerca de Trinta anos, Atuando na área de Pericias na área Ambiental há mais de quinze anos. Professor em Cursos de Pós Graduação em Perícias Ambientais.

Apoio Institucional

Realização:
Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidência de Atividades Técnicas
Eng. Miguel Tadeu Campos Morata – Diretor do Depto. de Química

Hora

(Terça-feira) 19:00 - 20:30

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X