mai, 2019

2019qui16mai19:00A Formação do Engenheiro: Avaliação qualitativa dos cursos superiores de Engenharia19:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Apoio Institucional

Detalhes do evento

A palestra é gratuita, para se inscrever envie e-mail para [email protected]

 

Abordagem:

A formação em Engenharia passa por um momento de transição, tanto pela necessidade de repensar a avaliação da qualidade dos cursos implantados quanto pela introdução de novas metodologias de ensino-aprendizagem ditas “ativas” e seus reflexos.

O sistema de acreditação de escolas de engenharia vem sendo utilizado como alternativa ao sistema oficial de avaliação.

Adicionalmente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) recém aprovou novas diretrizes curriculares que ratificam o uso de novas metodologias e introduzem novos elementos formativos.

Nesse cenário de mudanças, esse evento tem o objetivo de discutir esse novo momento da formação de engenheiros, a implantação de novas metodologias e os critérios e métricas de qualidade utilizadas na avaliação dos cursos.

Palestrante:

Edwin Parra Rocco

Engenheiro Mecânico formado em 1986 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, é especialista em Administração Geral e Finanças (Mercado de Capitais) pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP) e Mestre em Arte e Tecnologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Desenvolveu carreira profissional no Brasil e no exterior em diferentes segmentos, como instituições financeiras, organismos de importação e exportação, indústria alimentícia, organismos governamentais, companhias de turismo e universidades.

Atualmente é Avaliador Institucional e de Cursos de Engenharia no INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação (Brasília-DF); Avaliador do Arcu-Sul (Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação em Engenharia do MERCOSUL e estados associados: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Bolívia, Colômbia e Equador); e Avaliador Especial da Diretoria de Supervisão da Educação Superior, vinculada à SERES – Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação.

Organização:

Hora

(Quinta-feira) 19:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X