agosto, 2018

2018ter07ago19:00A Destinação dos Resíduos na Indústria Química e a Produção Limpa19:00 Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SPTipo de evento:Agenda,Palestras

Detalhes do evento

 

Abordagem:
Trata-se de um tema, com muitos princípios e conceitos científicos, que se constituem em ferramentas para a produção limpa e sustentável (Química Verde). A ligação deste tema da Engenharia Química com as outras modalidades de Engenharia é a busca da solução, da minimização dos impactos ambientais, que potencialmente podem ser gerados pelos resíduos industriais e sobras de produtos e materiais, não somente na Engenharia Química mas, também, da correta destinação em todas as modalidades de Engenharia. Nesta palestra serão abordados os conceitos de: matérias-primas, sobras industriais, resíduos da produção direta e indireta, suas classificações e as medidas de reutilização (ciclo das matérias-primas e a busca de melhoria contínua dos processos industriais).

Serão também abordados, destinação dos resíduos industriais, alguns dispositivos legais, como: Politica Nacional dos Resíduos Sólidos, suas aplicabilidades, e os conceitos de Produção Limpa e Sustentabilidade, as Legislações Penais às quais o poluidor poderá estar sujeito, além de outras legislações vigentes.

Palestrante:

Eng. Miguel Tadeu Campos Morata

Engenheiro Químico, Pós Graduado em Gestão Ambiental, Perito Judicial há cerca de Trinta anos, Atuando na área de Pericias na área Ambiental há mais de quinze anos. Professor em Cursos de Pós Graduação em Perícias Ambientais.

Publico-alvo:

Engenheiros de todas as modalidades, alunos em geral que militam em áreas correlatadas.

Apoio institucional:

Realização:

Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidência de Atividades Técnicas

Eng. Miguel Tadeu Campos Morata – Diretor do Depto. de Química

Eng. José Manoel de Oliveira Reis – Coord. da DT. de Construção Sustentável e Meio Ambiente

Hora

(Terça-feira) 19:00

Localização

Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – V. Mariana - São Paulo / SP

X
X
X
X
X