junho, 2021

2021qui24jun20:0021:30A concepção estrutural de cascas20:00 - 21:30 Evento on-line Organizador: Divisão Técnica de Planejamento e Engenharia Econômica / Divisão Técnica de Estruturas Tipo de evento:Agenda,Geral,Palestras

Detalhes do evento

 

Quer fazer parte do Instituto de Engenharia? Confira nossas vantagens:

Abordagem:

As primeiras décadas do século XXI foram marcadas pelo advento de novas ferramentas de desenho digital e novos insumos construtivos, o que suscitou um incremento de explorações acadêmicas e construtivas no âmbito das superfícies estruturais rígidas e não-rígidas. As cascas, superfícies estruturais rígidas, possibilitam possibilidades projetuais de exploração de materiais alternativos e emergentes, como a cerâmica e o concreto armado com fibra de vido. Entretanto, um dos maiores dividendos deste novo paradigma de projeção é justamente a integração de arquitetos e engenheiros na criação e verificação de geometrias inéditas. Venha conosco explorar algumas destas novas tecnologias e processos projetuais e seus expoentes construtivos, explorando novas geometrias e revisitando velhos mestres que ainda tem muito a nos ensinar!

Público-alvo:

Arquitetos, engenheiros e estudantes.

Palestrante:

Felipe Corres Melachos – Consultor em Arquitetura e Urbanismo

Pós-doutorando em Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo: 2021 – presente) – “O Processo de Projetação Paramétrica de Estruturas Pneumáticas Aplicadas à Galpões Multiuso”.
Doutorado com Dupla-titulação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Presbiteriana Mackenzie & Università degli Studi di Ferrara: 2016- 2020) “Análise Paramétrica das Abóbadas Gaussianas de Eladio Dieste”. Estudo financiado pela CAPES, sendo que a estadia em Ferrara foi financiada graças ao PDSE – CAPES (Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior da CAPES).
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Presbiteriana Mackenzie: 2012 – 2014) – “Transformações na Arquitetura Hoteleira de São Paulo – Hotéis Centrais de Padrão Superior: 1954/2004”.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Presbiteriana Mackenzie: 2011)

Realização:

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas
Eng.ª Débora Sanches de A. Marinello – Diretora do Departamento de Engenharia de Produção
Eng. Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Eng. Rogério Carvalho Ribeiro Nogueira – Coordenador da Divisão Técnica de Planejamento e Engenharia Econômica
Eng. Rafael Timerman – Coordenador da Divisão Técnica de Estruturas

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

Hora

(Quinta-feira) 20:00 - 21:30

Localização

Evento on-line

Organizador

Divisão Técnica de Planejamento e Engenharia Econômica / Divisão Técnica de Estruturas

X
X
X
X
X