setembro, 2018

2018ter18set(set 18)09:00sex21(set 21)18:0060º Congresso Brasileiro do Concreto - Apoio Institucional09:00 - 18:00 (21) Recanto Cataratas, Avenida Costa e Silva, 3500Tipo de evento:Apoio Institucional

Detalhes do evento

O Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON promove, de 18 a 21 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), o 60º Congresso Brasileiro do Concreto, maior e mais importante evento técnico-científico sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Atualmente, o concreto é o material construtivo mais utilizado pelo homem, sendo responsável pela maior parte das edificações e infraestruturas das cidades no mundo.

O objetivo do evento é divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre o concreto que vêm sendo realizadas nas universidades, institutos e empresas.

Foram aprovados pela Comissão Científica do Congresso, formada por 208 profissionais, 999 artigos técnico-científicos recebidos de pesquisadores do Brasil e do exterior. Desse montante, cerca de 900 artigos foram inscritos para concorrer à premiação “O artigo do ano”, que escolherá o melhor artigo apresentado no evento. Materiais e suas propriedades foi o tema com maior número de artigos (422), seguido pelos temas “Análise estrutural” (238) e “Sustentabilidade (120). Serão abordados ainda os temas: gestão e normalização (21), projeto de estruturas (69), métodos construtivos (29), materiais e produtos específicos (62), sistemas construtivos específicos (18) e ensaios não destrutivos (30).

Conferências de pesquisadores do exterior vão abrilhantar o evento: o professor da Universidade de Leeds (Inglaterra), Ian Richardson, vai tratar do efeito da adição de materiais cimentícios suplementares no cimento endurecido; o pesquisador do Centro de Pesquisas e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional (México), Pedro Castro, vai apresentar a história e as tendências atuais na interpretação de perfis de cloreto no concreto; por fim, o professor da Universidade Nacional do México, Roberto Stark, reconhecido projetista estrutural de edifícios altos, vai expor o concreto como o material do futuro.

Integram ainda a programação cursos de qualificação profissional e os seguintes eventos paralelos: Seminário sobre Segurança de Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio, Seminário dos Laboratórios na Garantia da Qualidade do Concreto e da Construção, Tema Controverso “Concreto em Central Dosadora x Concreto em Central Misturadora”, Seminário sobre Novas Tecnologias, Seminário sobre Boas Práticas na Construção e Conferência Internacional sobre Barragens.

A Conferência Internacional sobre Barragens (Dam World) reunirá pesquisadores e profissionais de mais de 80 países para apresentar e discutir temas como o monitoramento e instrumentação de barragens, barragens de concreto e de alvenaria, análise e projeto de barragens, avaliação da segurança de barragens, modelagem de barragens, estabilidade, avaliação de risco, pequenas barragens, concreto compactado com rolo, sistemas de gerenciamento de barragens, operação e manutenção de barragens, entre outros, num total de 152 artigos técnico-científicos. Além disso, a Conferência terá também conferências plenárias com palestrantes renomados do Brasil e de Portugal, cursos de curta duração, workshop e mesa-redonda, e visitas técnicas a usinas hidrelétricas.

O 60º CBC contará com a participação expressiva de estudantes de engenharia civil, arquitetura e tecnologia, como autores de artigos técnico-científicos em sessões plenárias e pôsteres, ou como competidores nos concursos técnicos do Aparato de Proteção ao Ovo (APO), Concrebol, Concreto Colorido de Alta Resistência (Cocar), Ousadia e Concreto: Quem sabe faz ao vivo.

O 60º Congresso Brasileiro do Concreto é voltado aos profissionais em geral do setor construtivo, tecnologistas de concreto, projetistas de estruturas, professores e estudantes, profissionais técnicos de construtoras, empresas de energia, fabricantes de equipamentos e materiais para construção, laboratórios de controle tecnológico, órgãos governamentais e associações técnicas.

Até o momento estão inscritos mais de 1000 participantes.

Para mais informações e inscrição, clique aqui!

Hora

18 (Terça-feira) 09:00 - 21 (Sexta-feira) 18:00

Localização

Recanto Cataratas

Avenida Costa e Silva, 3500

X
X
X
X
X