setembro, 2018

2018qua19set09:0013:003º Seminário IoT – Novas Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio – Agricultura 4.009:00 - 13:00 Tipo de evento:Agenda,Seminários

Detalhes

 

 

Descritivo
A automação invadiu não só as indústrias mas, também, o campo. Hoje, falta controle automatizado da safra, do rebanho etc. Poderíamos acompanhar o rebanho via aplicativo, supervisionar os equipamentos ao longo do processo de plantio ou colheita, desde a parte de preparação do solo até a avaliação da produtividade após a colheita.

Neste seminário, serão realizadas duas mesas redondas, na primeira falaremos sobre a parte técnica da Internet das Coisas e, na segunda, a aplicação dessas técnicas no agronegócio com foco na agricultura de precisão.

Venha acompanhar as tecnologias que estão sendo usadas no Brasil!

*Programação

8h – Cadastramento

8h45 – Abertura

9h – Mesa 1 – As tecnologias que surgiram com a Internet das Coisas. Descrição das tecnologias, redes e aplicações gerais.

11h30 – Mesa 2 – A Internet das Coisas aplicada ao Agronegócio. Apresentação de cases.

*Programação sujeita a alteração

Palestrantes

Antônio Marcos Alberti

Engenheiro eletricista (UFSM), mestre e doutor em Eletrônica e Telecomunicações (Faculdade de Eng. Elétrica da Unicamp), pós-doutorado pelo departamento de Internet do Futuro do ETRI, Coréia do Sul. Professor no Inatel. Pesquisador na área de arquiteturas de informação, incluindo smart places, infraestruturas cibernéticas e novas arquiteturas para a Internet. Criador do projeto NovaGenesis (www.inatel.br/novagenesis), arquitetura alternativa ao TCP/IP. Autor de vários artigos técnicos e científicos. Contribuidor para o Plano Nacional de IoT/M2M e Future Internet Forum da Coréia do Sul. Observador de tecnologias emergentes e entusiasta da evolução tecnológica e suas disrupções. Curador de conteúdos nessas áreas nas redes sociais. Hacker de tendências e escritor/curador de conteúdos de tecnologia.

Luiz Henrique Antunes Rodrigues

Professor na Faculdade de Engenharia Agrícola (Unicamp). Principais áreas de interesse em pesquisa são Machine Learning, Data Mining e IoT aplicadas à agricultura e ao agronegócio. Engenheiro Agrícola (Unicamp) e Mestre em Engenharia Elétrica (Unicamp – ênfase em ‘Pesquisa Operacional’), Doutor em Engenharia Agrícola (Cranfield University, ênfase em Decision Support Systems) e Livre-Docente em Engenharia Agrícola (ênfase em “Ciência dos Dados”). Professor responsável por disciplinas de graduação e pós-graduação nas áreas de “Gerenciamento de Projetos”, “Pesquisa Operacional”, “Mineração de Dados” e “Internet das Coisas”. Orientador de Projetos de Pesquisa em nível de Graduação (Iniciação Científica) e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Sistemas Inteligentes, que engloba as áreas supra mencionadas. Coordenador do Grupo de Pesquisa SISDA (Sistemas Inteligentes de Suporte à Decisão na Agricultura) e coordenador dos cursos de extensão na Unicamp: “Ciência dos Dados para Gerentes e Executivos” e “Análise de Dados Aplicada à Gestão”.

Eduardo Mario Dias

Livre Docente, Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Desde 1994 é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na Escola Politécnica da USP. Professor do programa de pós-graduação do Instituto de Radiologia (INRAD) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Coordenador do GAESI – Gestão em Automação & T.I., grupo de pesquisa da EPUSP. Atua principalmente nos seguintes temas: automação; cidades inteligentes; aplicação de Sistemas de Transportes Inteligentes (ITS), tendo participado da formação do Laboratório de Tecnologias e Protocolo Aberto para Mobilidade Urbana, junto com a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e suas empresas, a SPTrans e a CET;  portos e logísticas, desenvolvendo diversas atividades com o Ministério dos Transportes e Empresa de Planejamento e Logística (EPL); motores de indução; desequilíbrio de tensão; iluminação elétrica e lógica fuzzy. Desenvolve projetos com a Petrobrás nas áreas de automação, rastreabilidade e ITS.  Membro da Comissão de Inovação do Hospital das Clínicas da FMUSP e do CONIC (Conselho Superior de Inovação e Competitividade) da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (FIESP)  Desde 2012 é Editor-in-Chief do WSEAS Transactions on Power Systems – Print ISSN:1790-9060 E-ISSN: 2224-350X.

 

Apoio Institucional

Realização
Departamento de Engenharia de Energia e Telecomunicações
Divisão Técnica de Telecomunicações

Departamento de Engenharia de Agrimensura e Geomática
Divisão Técnica de Sistemas de Informações Geográficas

Hora

(Quarta-feira) 09:00 - 13:00