novembro, 2022

2022seg21nov(nov 21)08:00qua23(nov 23)18:001º Seminário de Engenharia e Gestão de Ativos - SEGA08:00 - 18:00 (23) Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - SP/ on-lineTipo de evento:Agenda,Geral,Seminários

Clique na foto e veja o currículo

  • Ademir Lino de Jesus - Palestrante

    Ademir Lino de Jesus - Palestrante

    Gerente de Manutenção

    Formado em Química pela Fapen Santo André. Pós Graduado em Gestão Estratégica dos Negócios. EXPERIÊNCIA DE TRABALHO Dupont do Brasil – Coordenador de Utilidades 15 anos Responsável pelos Sistemas Utilitários, Meio Ambiente e Infraestrutura. FIEB – Federação da Industria da Bahia – Consultor 6 anos Responsável por implementar programas de eficiência energética, redução de desperdícios e produtividade. Hospital BP - SP - Gerente de Manutenção 4 anos Responsável por manutenção, Utilidades, Gestão de Ativos e Projetos. Líder de Análise de Risco de Processos; Ganhador do Prêmio Mundial de Sustentabilidade – Dupont Ganhador do Prêmio Destaque pelo Instituto Euvaldo Lodi e Banco Interamericano de Desenvolvimento pelo trabalho realizado com mais de 30 empresas de médio e pequeno porte no estado da Bahia.

    Gerente de Manutenção

  • Alan Kardec - Moderador

    Alan Kardec - Moderador

    Conselho de Administração da ABRAMAN

    Engenheiro Mecânico. Especialização em Engenharia de Equipamentos de Petróleo, na Petrobras. Gestão da Manutenção na Suécia. É certificado CAMA – Certified Asset Management Assessor. Foi Gerente Executivo da Petrobras – Refino e Presidente da Petrobras Biocombustível. Foi Presidente da ABRAMAN e do seu Conselho Deliberativo e, atualmente, é membro do seu Conselho de Administração e Coordenador da Gestão de Ativos. Autor e coautor de 11 livros de Gestão Empresarial e da Manutenção destacando-se, “Manutenção – Função Estratégica”, “Gestão de Ativos”, e “Gestão Estratégica e Avaliação Empresarial”. É professor em cursos de MBA na UFRJ, UFF e Fundação Gorceix.

    Conselho de Administração da ABRAMAN

  • Aline Maria dos Santos - Palestrante

    Aline Maria dos Santos - Palestrante

    Assessora da Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis

    Formada em Engenharia Química e em Licenciatura em Química pela UERJ, pós-graduada em Sistemas Offshore pela COPPE-UFRJ e em Avaliação e Gerenciamento de Riscos pela Escola Politécnica da UFRJ. Atuou em diversas áreas do setor público, como Engenheira na Petrobras, como militar nas Forças Armadas e como professora, no Magistério Estadual. Funcionária de carreira da Empresa de Pesquisa Energética – EPE desde 2008, exerceu suas funções em diversos setores da empresa. Atualmente é Assessora da Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

    Assessora da Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis

  • Anelise Lara – Moderadora

    Anelise Lara – Moderadora

    Ex-Diretora de Refino & Gás Natural da Petrobras

    Anelise é membro independente do Conselho do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e atua como Conselheira de Administração no Mubadala Capital Brasil, na Trident Energy e no Conselho Consultivo do grupo Ultrapar. Exerce também um trabalho voluntário em prol da D&I (diversidade e inclusão) e é membro da WILL (Women Leadership in Latin America). Anelise tem 36 anos de experiência na indústria de O&G, tendo trabalhado por 35 anos na Petrobras, exercendo várias funções executivas ao longo de sua carreira até chegar à Diretoria Executiva de Refino e Gás, posição que ocupou de março de 2019 a janeiro de 2021. Entre 2016 e 2019, liderou o time de M&A da Petrobras, responsável pelo maior programa de desinvestimento da empresa. Foi também a responsável pela concepção do 1º. Projeto de Partilha de Produção do pré-sal da Bacia de Santos (Bloco de Libra). Anelise presidiu a Seção Brasil da Society of Petroleum Engineers (SPE) no período de 2005 a 2008, foi membro do International Board da SPE no período de 2014 a 2017 e presidiu o Conselho do IBP no período de 2019/20. Anelise é formada em Engenharia Química, Mestre em Engenharia de Petróleo e PhD em Sciences de la Terre pela Université Pierre et Marie Curie, na França.

    Ex-Diretora de Refino & Gás Natural da Petrobras

  • Anibal Augusto Fernandes Junior - Abertura

    Anibal Augusto Fernandes Junior - Abertura

    Diretor-presidente da ABRAMAN

    Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ, com Especialização em Engenharia de Equipamentos pelo Petrobras e em Engenharia de Manutenção pela UFRJ/ABRAMAN, MBA Executivo pela COPPEAD e Curso de extensão pela FDC/Kellogg School. Atuou durante 35 anos no Sistema Petrobras, no início da carreira na produção Offshore e posteriormente na área de Terminais e Dutos, tendo atuado como gestor em diversas unidades da Petrobras e concluído sua carreira como Executivo de Terminais e Dutos da Petrobras Transporte. Desde abril de 2021 vem atuando com diretor presidente da ABRAMAN.

    Diretor-presidente da ABRAMAN

  • Claudio Caiano Spano - Moderador

    Claudio Caiano Spano - Moderador

    Diretor Executivo da Compass

    Ao longo dos últimos 26 anos, Claudio Spanó tem atuado com a Engenharia da Confiabilidade no Brasil e no mundo, sendo um dos principais nomes do setor em nosso país e um dos responsáveis pela disseminação do assunto na indústria brasileira. É Diretor Executivo da Compass, empresa pioneira em Confiabilidade na América do Sul, abrangendo sistemas de gestão, softwares especialistas, serviços de consultorias e treinamentos. Palestrante em grandes eventos e congressos do setor no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Singapura, Malásia, Espanha, África do Sul e Índia. Professor convidado nos principais cursos de pós-graduação em Engenharia da Confiabilidade e Gestão de Ativos do país, como Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), PUC Minas e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

    Diretor Executivo da Compass

  • Cristina Pinho - Moderadora

    Cristina Pinho - Moderadora

    Conselheira de empresas e presidente do conselho do Instituto Luisa Pinho Sartori

    Trabalhou na Petrobras em vários cargos executivos . Foi Subsecretaria de Oleo , Gás e Energia do Estado do Rio de Janeiro e Diretora do Instituto Brasileiro do Petroleo e Gás. Hoje é conselheira de empresas e presidente do conselho do Instituto Luisa Pinho Sartori . Além disso se dedica à causa da diversidade de gênero e raça nas corporações. É vice presidente do Instituto Mulheres em Operações.

    Conselheira de empresas e presidente do conselho do Instituto Luisa Pinho Sartori

  • Daniella Barros – Palestrante

    Daniella Barros – Palestrante

    Gerente Executiva de Portos e Ferrrovias -Vale S.A.

    Daniella Barros, hoje Gerente Executiva de Logística e Regulatório da Vale S.A., é engenheira mecânica formada na Universidade Federal do ES e Mestre em Engenharia de Transportes pela PUC-Rio. Com mais de 25 anos de experiência nos setores de mineração, metais e alimentos, atua nas área de Logística e desenvolvimento de novos negócios, e em Regulação Ferroviária, Portuária e Minerária. Coordena o desenvolvimento de projeto de infraestrutura de grande porte, com foco em viabilidade técnico-econômica e gestão multidisciplinar (Estudos logísticos, Regulação, Engenharia, Licenciamento Ambiental e social). Liderou o processo de Renovação Antecipada das Concessões Ferroviárias da Vale S.A. que garantiu o sistema integrado mina-ferrovia-porto por mais 30 anos. É conselheira na ANTF – Associação Nacional de Transportadores Ferroviários e do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração. Foi CEO do Projeto CSU – Cia Siderúrgica Ubu, Joint Venture da Vale com a Baosteel. Trabalhou como Especialista de Logística na ArcelorMittal tubarão e na Chocolates Garoto/ Nestle em diversos projetos logísticos.

    Gerente Executiva de Portos e Ferrrovias -Vale S.A.

  • David Zylbersztajn – Palestrante

    David Zylbersztajn – Palestrante

    Ex Diretor Geral ANP

    Engenheiro Mecânico (1977) e Mestre em Engenharia Mecânica (1980) pela PUC-RJ e Doutor em Economia da Energia pela Universidade de Grenoble (França), 1987. . Sócio-Fundador da DZ Negócios com Energia, firma de aconselhamento, estruturação e desenvolvimento de negócios, focada na indústria de energia no Brasil, desde fevereiro de 2002. . Primeiro Diretor-Geral da ANP – Agência Nacional do Petróleo, de janeiro de 1998 até outubro de 2001. Promoveu os primeiros leilões da abertura do setor de petróleo e gás natural. . Secretário de Energia do Estado de São Paulo, de janeiro de 1995 até janeiro de 1998, liderando a reforma e o processo de privatização das companhias de eletricidade e de gás do estado. Criou a Comissão de Serviços Públicos de Energia. . Foi presidente dos Conselhos de Administração da Eletropaulo, CESP, CPFL, Comgas, Varig e Light. . Foi membro dos Conselhos de Administração do Banco do Brasil, BrasilPrev, Petrorecôncavo, Light, Parnaíba Gás Natural e ENEVA. Foi membro dos Conselhos Consultivos da Philips e do Programa ALURE, da União Europeia. . Foi professor da Universidade de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Energia. . Foi professor e Coordenador do Programa Interunidades de Energia da Universidade de São Paulo (IEE-USP), onde além da atividade de docência e pesquisa, orientou diversas teses de mestrado e doutorado. . É Professor da PUC-RJ e Coordenador do MBE em Energia. É membro do Conselho Consultivo da Norte Energia Atividades pro bono: Conselheiro Emérito da Orquestra Sinfônica Brasileira Membro do Conselho Deliberativo do Hospital Israelita Brasileiro Albert Einstein Membro do Conselho Deliberativo do IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade) Membro do Conselho Curador do CEBRI- Centro Brasileiro de Relações Internacionais Membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro

    Ex Diretor Geral ANP

  • Débora Pierini Longo - Palestrante

    Débora Pierini Longo - Palestrante

    Superintendente da Unidade de Negócios Oeste – SABESP

    Engenheira Civil formada em 2003, pela UNIP, com MBA em Gestão Estratégica Socioambiental, pela FGV e MBA em PPP e Concessões, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atua a frente da Unidade de Negócio Oeste – Sabesp, como Superintendente, atendendo a 3,5 milhões de clientes. Busca, em sua gestão, o foco no cliente, negócio, comunicação, diversidade e inovação.

    Superintendente da Unidade de Negócios Oeste – SABESP

  • Décio Oddone - Palestrante

    Décio Oddone - Palestrante

    CEO Enauta

    Décio Fabricio Oddone da Costa é engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou engenharia de petróleo na Petrobras, o Advanced Management Program na Harvard Business School e o Advanced Management Programme no Insead (Institut européen d'administration des affaires). Entre outros reconhecimentos, recebeu o título de doutor honoris causa em Educação da Universidad de Aquino. Foi CEO da Petrobras Bolívia, Presidente e CEO da Petrobras Energia, Vice-Presidente da Braskem, Diretor da Prumo Logística e Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Integrou o Conselho de Administração do Institute of the Americas, dos EUA, e presidiu a Câmara de Comércio BolivianoBrasileira e a Câmara Argentina da Indústria do Petróleo. Assumiu o cargo de Diretor-Presidente da Enauta em setembro de 2020.

    CEO Enauta

  • Eberaldo de Almeida Neto - Moderador

    Eberaldo de Almeida Neto - Moderador

    Ex-presidente do IBP

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui MBA em Gestão Empresarial Avançada pela COPPEAD/UFRJ e Advanced Management Program em Administração e Negócios pela IESE Business School. Exerceu a função de Diretor Executivo na Petrobras por 2 anos e 4 meses (sob o comando de três presidentes distintos). Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e atua como Conselheiro independente de empresas.

    Ex-presidente do IBP

  • Edesio Scalese Junior - Palestrante

    Edesio Scalese Junior - Palestrante

    Gerente de Manutenção Latam da empresa Syngenta

    Com 30 anos de experiência em grandes empresas nacionais e multinacionais, há mais de 28 anos em cargos de coordenação/gestão em áreas relacionadas a processos e sistemas de manutenção, engenharia de projetos, gestão de plantas, sistemas de gestão da qualidade e controle e garantia de produtos e processos, gestão integrada da qualidade, treinamento e desenvolvimento organizacional Sólida carreira desenvolvida em indústrias com vasta experiência em fabricação com atuação nas áreas de manutenção, engenharia de projetos, controle de qualidade/garantia de qualidade e gerente de local e como função regional sendo o Gerente de Manutenção LATAM. Fortes habilidades de gerenciamento de projetos, com experiência na concepção e implementação de programas de melhoria de produtividade como TPM, Lean Manufacturing, Suggestion Programs, Kaizen, 5 S, CEP, Maintenance Strategy, Project learning and Exchange (Gestão de conhecimento, Velocidade do Projeto WCM) Experiência consistente na implementação de modelos voltados à melhoria de processos e foco na capacidade de resposta das unidades de produção Experiência nos padrões de design, implementação e certificação de sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente e segurança, baseados nos padrões ISO 9001 ISO 14001 OHSAS 18001 construindo o sistema de gestão integrada. Agora é responsável pela implementação da ISO 55001 Gestão de Ativos na Syngenta e pelo Mercado Livre de Energia para sites.

    Gerente de Manutenção Latam da empresa Syngenta

  • Elbia Gannoum – Palestrante

    Elbia Gannoum – Palestrante

    CEO da Abeolica

    À frente da ABEEólica por mais de uma década, Elbia tem atuado para o fortalecimento e crescimento da energia eólica, a segunda fonte da matriz elétrica brasileira e que já chega a atender 20% do País durante a “Safra dos Ventos”. Com mais de 20 anos de experiência no setor energético brasileiro e 15 anos participando de eventos internacionais sobre energia, investimentos e mudanças climáticas, Elbia é uma voz ativa no debate global sobre energias renováveis, energia eólica onshore e offshore, hidrogênio verde, novas tecnologias de geração de energia, diversidade no setor energético e transição energética justa. Elbia defende a ideia de transformação energética brasileira como uma ferramenta para promover fontes de geração de energia renovável que respeitem o meio ambiente e que também gerem benefícios sociais e econômicos para as comunidades, sociedade em geral, empresas e governos. Élbia tem um vasto conhecimento dos setores público e privado, especialmente das interações entre os dois e é uma voz altamente considerada na tomada de decisões governamentais, legislativas e regulatórias direta e indiretamente relacionadas ao setor energético brasileiro. Economista, Phd e Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina, Elbia acumulou experiências como membro da Diretoria da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (de junho de 2006 a abril de 2011), Economista-Chefe do Ministério de Minas e Energia (2003-2006), Coordenadora de Política Institucional do Ministério da Fazenda (2001-2002), Assessora de assuntos econômicos no Ministério de Minas e Energia (2001), Assessora na ANEEL (2000-2001) e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (1998-2000). Acadêmica, com mais de 50 artigos publicados, Elbia é especialista em Regulação e Mercados de Energia Elétrica, tendo atuado nessa área desde 1998. Recentemente cofundou a Plataforma Energia da Transformação – Uma plataforma colaborativa para compartilhar, inspirar e impulsionar iniciativas e ações para a diversidade e inclusão social no setor de energia, com destaque para o papel das mulheres nas áreas de STEAM. Em 2019, recebeu o Prêmio “C3E - Clean Energy Education & Empowerment - Woman of Distinction Award”. O C3E é uma iniciativa internacional do Clean Energy Ministerial e da Agência Internacional de Energia. Desde março de 2020, Elbia passou a ser embaixadora global pelo Brasil no WomeninWind Global Leadership Program, (GWEC-GWNET) projetado para acelerar as carreiras das mulheres na indústria eólica. Em 2021 e 2022, Elbia Gannoum participou da COP como integrante da delegação do Conselho Global de Energia Eólica, participando de discussões com sociedade civil, empresas e governos.

    CEO da Abeolica

  • Erick Portela Pettendorfer – Palestrante

    Erick Portela Pettendorfer – Palestrante

    CEO NTS – Nova Transportadora do Sudeste S/A

    Erick Pettendorfer possui graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), MBA – Master em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), MBA – Economia e Gestão em Energia pela COPPEAD – UFRJ e MBA – Programa de Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2013). Possui mais de 20 anos de experiência profissional e, antes de ingressar na NTS como CEO, cargo que ocupa desde janeiro de 2022, trabalhou em diferentes empresas que compõem o grupo econômico da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras.

    CEO NTS – Nova Transportadora do Sudeste S/A

  • Fernanda Delgado - Moderadora

    Fernanda Delgado - Moderadora

    Diretora Executiva Corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás – IBP

    Diretora Executiva Corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás – IBP. Também é professora da Fundação Getúlio Vargas, do Programa de Pós-graduação da Escola de Comando e Estado Maior do Exército e do MBA em Gestão no Setor de óleo e gás. Doutora em Planejamento Energético, mestre em Tecnologia da Informação e em Finanças Internacionais, Fernanda tem quatro livros publicados sobre petropolítica.

    Diretora Executiva Corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás – IBP

  • Fernando Aoki – Palestrante

    Fernando Aoki – Palestrante

    Diretor da Prominer

    Fernando Udihara Aoki é sócio diretor da Prominer Projetos Ltda., empresa de projetos de engenharia de minas e meio ambiente. Participou de diversos projetos de mineração, desde a implantação de minerações, contemplando a prospecção, pesquisa mineral, estudos de viabilidade, licenciamento ambiental e mineral em todo o Brasil, passando por consultoria para melhoria de processos e ampliação de empreendimentos existentes até o fechamento de empreendimentos de mineração. É engenheiro de minas formado pela Escola Politécnica da USP e advogado formado pela Faculdade de Direito da USP.

    Diretor da Prominer

  • Fernando Gabriel da Silva Araujo - Palestrante

    Fernando Gabriel da Silva Araujo - Palestrante

    Diretor de Pesquisa em Engenharia e Educacão Continuada da Fundação Gorceix

    Mais de 30 anos de experiência em Materiais e em Metalurgia. É professor nas áreas de Física e Engenharia de Materiais da UFOP e da Redemat, com pesquisas nas áreas de geometalurgia, metalurgia, caracterização avançada de materiais, desenvolvimento de processos, co-produtos de mineração, física do estado sólido e, mais recentemente, trabalha também com desenvolvimentos na área de geotecnia de rejeitos. É co-fundador da REDEMAT/UFOP e fundador, diretor do Departamento de Pesquisa em Engenharia e Educação Continuada da Fundação Gorceix e CEO do CIALab, laboratório de geotecnia dedicado à destinação de rejeitos. Formado em Física, é mestre em Metalurgia Física e Dr. em Ciências dos Materiais pela UFMG, com projeto pela Universidade da Florida. Tem pós doutorados na USP e no CETEC e no ano de 2022 atua como professor visitante da Poli-USP.

    Diretor de Pesquisa em Engenharia e Educacão Continuada da Fundação Gorceix

  • Geraldo Paes – Palestrante

    Geraldo Paes – Palestrante

    Gerente Executivo Global de Getotecnida da Vale S/A

    Geraldo Paes é engenheiro civil formado pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Possui mais de 20 anos de experiência na área de engenharia, geotecnia e negócios de mineração, com MBA em gestão pela FGV e Universidade de Ohio. Com carreira desenvolvida em empresa multinacional, tem experiencia em projetos e operações no Brasil e em diversos países. Atualmente é gerente-executivo global de geotecnia da VALE.

    Gerente Executivo Global de Getotecnida da Vale S/A

  • Giorgio de Tomi - Palestrante

    Giorgio de Tomi - Palestrante

    Diretor do Nucleo de Apoio a Pequena e Média Mineração da USP

    Engenheiro de Minas pela USP com PhD pelo Imperial College (UK) e MSc pela SIU-C (EUA). Atualmente é professor de engenharia de minas na Escola Politécnica da USP e dirige o NAP.Mineração, que é o Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável da USP. É Fellow do Institute of Materials, Minerals & Mining (UK), Chartered Engineer (Engineering Council, UK) e membro do CREA-SP, atuando como QP e CP para diversos grupos de mineração no Brasil e no exterior. Atualmente coordena projetos para o Banco Mundial e para a UNEP na área de pequena mineração responsável.

    Diretor do Nucleo de Apoio a Pequena e Média Mineração da USP

  • Glaucio Atorre Penna - Palestrante

    Glaucio Atorre Penna - Palestrante

    Diretor de Controle e Licenciamento Ambiental - Cetesb - CETESB

    Natural de São Paulo, Gláucio Attorre Penna, tem 46 anos. É formado em Direito na UNIP, Pós-Graduando em Direito Urbanístico pela PUC-Minas e desenvolveu sua carreira com forte atuação no setor público, em especial na gestão de projetos públicos nas áreas de infraestrutura urbana, meio ambiente e habitação. Iniciou sua carreira em 1996, na Prefeitura do Município de São Paulo onde desenvolveu e gerenciou projetos na área de regularização fundiária na Secretaria Municipal de Habitação. Migrou para a Secretaria Municipal das Subprefeituras, onde trabalhou na Superintendência das Usinas de Asfalto e na Coordenadoria Geral de Licitações. Na Infraestrutura Urbana, coordenou a assessoria técnica e jurídica da secretaria, foi Gerente Jurídico na São Paulo Obras até assumir a Chefia de Gabinete da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (2018). Integrou diversos Conselhos da Administração Municipal com foco na habitação, planejamento e paisagem urbana, com destaque para a Câmara Técnica de Legislação Urbanística – CTLU, a Comissão de Análise Integrada de Projetos de Edificações e de Parcelamento do Solo – CAIEPS e o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CADES. No setor privado, prestou assessoria jurídica, ambiental e urbanística em projetos da Companhia Vale do Rio Doce no Brasil (estados do Maranhão e Pará), Moçambique e Gabão. Na Secretaria de Infraestrutura e Meio do Governo do Estado de São Paulo, exerceu o cargo de Subsecretário de Infraestrutura, coordenando as áreas de energia, petróleo, gás, mineração, recursos hídricos e saneamento. Integra ainda diversas comissões no âmbito da Administração Estadual. Na CETESB exerce o cargo de Diretor de Controle e Licenciamento, coordenando a fiscalização e o licenciamento dos empreendimentos de baixo impacto nas 46 agências ambientais do Estado de São Paulo. Atua ainda como suplente do CONDEPHAAT desde 2019.

    Diretor de Controle e Licenciamento Ambiental - Cetesb - CETESB

  • Gustavo Lopes da Silva - Palestrante

    Gustavo Lopes da Silva - Palestrante

    Gerente Sênior de Sistemas de Gestão

    Gustavo Lopes, possui mais de 12 anos de gerenciamento de manutenção e gerenciamento de sistemas de negócios. Liderou a implantação da ISO 55.001 (Gestão de Ativos) em toda a Hydro Paragominas (produção de bauxita) sendo a 1ª mineradora brasileira a obter esta certificação.

    Gerente Sênior de Sistemas de Gestão

  • Ieda Gomes - Moderadora

    Ieda Gomes - Moderadora

    Non Executive Director Energy&Infraestructure

    É conselheira independente em empresas internacionais nos setores de energia e infraestrutura. Também é consultora independente especializada em estratégia de energia, fornecimento de gás natural e GNL, preços, contratos e fundamentos de mercado. Em uma carreira de 30 anos no setor de gás e energia, Ieda passou mais de 13 anos na BP, onde ocupou cargos seniores, tais como: vice-presidente de novos empreendimentos para o sul da Ásia e Oriente Médio, presidente da BP Brasil e vice-presidente de assuntos regulatórios da BP Gas and Power. Antes da BP, Ieda era CEO da Companhia de gás de São Paulo (Comgas), a maior empresa de distribuição de gás do Brasil. Atualmente, Ieda é conselheira da Câmara de Comércio Brasileira da Grã-Bretanha, diretora no Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias de São Paulo, e atua no conselho de administração de empresas na França, EUA e Brasil. Ieda é consultora sênior da FGV Energia, pesquisadora visitante sênior do  Oxford Institute for Energy Studies e é membro ativo da International Gas Union (IGU), tendo atuado no comitê executivo por dois mandatos. Ela apresentou-se em várias conferências e cursos de treinamento sobre energia e é membro do comitê de programa do GNL 2022. Ieda está no conselho consultivo da consultoria Crystol Energy e co-preside o Access for Women in Energy. É colunista regular da revista especializada Brasil Energia. Ieda é formada em engenharia química pela Universidade Federal da Bahia, mestre em energia pela Universidade de S.Paulo e mestre pela Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne.

    Non Executive Director Energy&Infraestructure

  • Isaac Rodrigues de Oliveira - Palestrante

    Isaac Rodrigues de Oliveira - Palestrante

    Gerente de engenharia e confiabilidade da OCYAN

    Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRN, MBA na área de Gestão de Empresas pela UNP. Já atuou como responsável por automação de sistemas elétricos distribuídos, projetos para construção e montagem na prestação e serviço ao CM (construção e montagem) e DP (desenvolvimento de produção) no polo do RN\CE por empresa contratada pela Petrobras. Foi gerente de obras e manutenção no polo RN\CE por empresa contratada pela Petrobras. Atua desde 2012 na engenharia, suporte e confiabilidade de empresas de perfuração de O&G. Hoje está como gerente de engenharia e confiabilidade da OCYAN empresa referência no ramo de perfuração em água ultra profundas

    Gerente de engenharia e confiabilidade da OCYAN

  • Ivan Metran Whately - Moderador

    Ivan Metran Whately - Moderador

    VP Atividades Técnicas Instituto de Engenharia

    No Instituto de Engenharia há 40 anos, atuou como 1º Secretário da Diretoria Executiva nos últimos quatro anos. Há seis anos é diretor do Departamento de Mobilidade e Logística e atuou por cinco anos como coordenador da Divisão Técnica de Transportes Metropolitanos. Por dois períodos de quatro anos fez parte do Conselho Deliberativo. Atualmente é VP de Atividades Técnicas e atua no Conselho Consultivo. Participa do Conselho Editorial e de Pauta da Revista Engenharia. Sempre desenvolveu atividades voluntárias, e como confrade, participa das degustações da SocIEtà – grupo de associados amigos do vinho no Instituto de Engenharia. Formado em Engenharia Civil pela FAAP, em 1974; Arquitetura pela universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967; com cursos de extensão e estágios profissionais no Brasil e na França, nas especializações de Engenharia de Tráfego e Transporte e Planejamento de Transporte. Atuou em empresas privadas e públicas. Atualmente é consultor de Planejamento de Transporte, já foi foi assessor da Diretoria do Metrô-SP (2013-2019), foi assessor Especial do SMT (2010-2013), foi gerente de Projetos e Obras da EMTU (2007-2013), foi superintendente do DAEE (1995-1997) e foi diretor de Projetos e diretor-presidente da CPOS (1997-2005). Foi Presidente da Comissão Pró-Centro e diretor do DTP da PMSP. Além disso, foi consultor da OEA no Uruguai; diretor de Projetos de Engenharia do FUNDUSP; dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria dos Negócios Metropolitanos; assessor Técnico da Secretaria de Estado dos Transportes, diretor do Departamento de Projetos da SEEBLA – Serviços de Engenharia, onde coordenou projetos em cidades brasileiras, Chile, Venezuela e Colômbia.

    VP Atividades Técnicas Instituto de Engenharia

  • João Ricardo Barusso Lafraia - Moderador

    João Ricardo Barusso Lafraia - Moderador

    Presidente do Conselho Deliberativo da ABRAMAN

    João Ricardo Barusso Lafraia produziu e ministrou diversos cursos com ênfase em SGDA Sistema de Gestão de Ativos PEO Planejamento Estratégico Organizacional ET Especificação Técnica AMPs Asset Management Plan (Planos de Gestão de Ativos) SAMP Strategic Asset Management Plan (Plano Estratégico de Gestão de Ativos) KPI Key Performance Indicator (Indicadores Chaves de Desempenho) Formou ao longo da sua carreira Líderes dos processos do ciclo de vida dos ativos Fundador da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Ativos (ABNT/CEE 251 onde participa periodicamente do processo de atualização das normas técnicas ISO 55000 55001 55002 traduzindo para o português a Pas 55 Como membro atuante do Global Forum on Maintenance Asset Management GFMAM, participou da elaboração das literaturas que norteiam a gestão de ativos no mundo

    Presidente do Conselho Deliberativo da ABRAMAN

  • José Carlos Garcia Ferreira - Moderador

    José Carlos Garcia Ferreira - Moderador

    Coordenador Mineração, Petroleo e Gás Estado de São Paulo

    Qualificações Principais: • 40 anos de experiência profissional na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais-CPRM- Serviço Geológico do Brasil, Ministério de Minas e Energia – MME, dos quais 15 anos em mapeamento geológico, recursos minerais, prospecção mineral, geofísica, sensoriamento remoto e sondagem, dentre os quais, 25 anos em cargos de gestão e formulação de projetos em Recursos Minerais e mapeamento geológico. Destacando-se • Supervisor e Chefe de projetos de mapeamento geológico (1987 a 1990). • • Gerente de Geologia e Recursos Minerais, (1991 a 1995); • Superintendente na Regional de São Paulo, abrangendo os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul (1996 a 2016). • Diretor de Geologia e Recursos Minerais – (2017). • Atualmente Coordenador de Petróleo, Gás e Mineração – CPGM, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMA, do Estado de São Paulo (a partir de 2019). • Coordenador do Comitê de Acompanhamento de Segurança de Barragens – CASB do Estado de São Paulo (a partir de 2020). Escolaridade: • Mestrado - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, concluído em 1992 Dissertação – Integração de dados geológicos, geofísicos, geoquímicos e de sensoriamento remoto através de Sistema de Informações Geográfica –GIS. • Geólogo – Universidade Federal do Paraná -UFPr – 1977.

    Coordenador Mineração, Petroleo e Gás Estado de São Paulo

  • José Carlos Polidoro - Palestrante

    José Carlos Polidoro - Palestrante

    Secretário Executivo do Conselho Nacional de Fertilizantes – Confert

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), onde realizou o pós-doutorado em Produção Vegetal. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Embrapa Solos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo da Fertilidade do solo, Eficiência agronômica de nutrientes na agricultura, métodos de análises de solos e plantas, tecnologias para desenvolvimento de novos fertilizantes. Em gestão, atuou como Chefe Adjunto de Pesquisa e Inovação da Embrapa Solos, agosto de 2015 a Dezembro de 2017, e como Chefe Geral entre janeiro 2018 e outubro de 2019. Atualmente é coordenador geral de estudos em desenvolvimento econômico e social e Secretário executivo do CONFERT - Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, do plano nacional de Fertilizantes

    Secretário Executivo do Conselho Nacional de Fertilizantes – Confert

  • José Firmo - Palestrante

    José Firmo - Palestrante

    CEO Porto do Açú

    José Firmo tem mais de 30 anos de experiência na indústria de Serviços de Petróleo. Desde 1992, quando se juntou à Schlumberger, ele trabalhou em várias áreas que vão desde Testing & Wireline Field Engineer offshore Brasil, posições de gerente de campo na América do Norte e América do Sul, Diretor de Recursos Humanos Global, Vice-Presidente de Operações na América Latina e Presidente da Schlumberger Brasil. Firmo foi também Vice-presidente Sênior para o Hemisfério Oeste da Seadrill Operations de 2014 a 2019, Presidente do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de 2017 a 2019 e Presidente da ABESPETRO - Associação Brasileira de Empresas de Serviços do setor de Petróleo e Gás de 2016 a 2017. Atualmente, Firmo é o CEO da Porto do Açu, uma empresa do Grupo Prumo, responsável pelo desenvolvimento e gestão do Porto do Açu, o maior ativo porto-indústria privado do Brasil. Nascido no Rio de Janeiro, ele tem mestrado em Administração de Empresas da Escola de Gestão de Rotterdam, Erasmus University.

    CEO Porto do Açú

  • Jose Jaime Sznelwar – Moderador

    Jose Jaime Sznelwar – Moderador

    Diretor da Organização Mineronegócio

    Engenheiro de Minas e Mestre em Engenharia Mineral, pela Escola Politécnica da USP, profissional com extensa experiência obtida em funções e trabalhos em empresas da iniciativa privada, em consultoria, e setor público atuando nos segmentos econômicos da mineração, da energia e da indústria do papel celulose. Foi Superintendente da Produção Mineral da Agencia Nacional de Mineração sendo responsável por outorgas, fiscalização e barragens. Como Sub Secretário de Estado de Mineração, no Governo do Estado de São Paulo se destacou por iniciativas de trabalhos congregando outras secretarias, outros estados, produtores e municípios. A sua principal iniciativa foi a proposta e a coordenação de um grupo de trabalho, com prazo fixado e cumprido de 120 dias para elaboração de um diagnóstico e recomendações relacionadas a segurança de barragens de mineração no Estado de São Paulo. Como resultado desta iniciativa foi condecorado com a Medalha da Defesa Civil. Em 2019, liderou a fundação da Organização Mineronegócio com atuação em âmbito nacional, da qual foi seu primeiro presidente. Recentemente assumiu assento na Comissão Coordenadora dos Seminários pelo Desenvolvimento da Mineração Sustentável da Amazônia- realização da SUFRAMA e da Organização Mineronegócio.

    Diretor da Organização Mineronegócio

  • Leandro Bertossi - Palestrante

    Leandro Bertossi - Palestrante

    Geólogo

    Geólogo formado pela Universidade de São Paulo em 2005, mestre em avaliação de recursos e reservas minerais (2011) e MBA em Gestão de Projetos pela PUC/MG (2018), atualmente assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Presidente da Comissão Especial de Licitação, responsável pelo planejamento e excussão do programa de desestatização dos ativos minerários do SGB e Vice Presidente do Comitê Técnico da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas Minerais (CBRR). Vinte de experiência profissional na iniciativa privada, em empresas como Anglo América, LafargeHolcim, Imerys, Sibelco e Companhia Brasileira de Alumínio no gerenciamento ativos minerários, exploração mineral, planejamento de lavra, avaliação econômica e valoração de projetos minerários.

    Geólogo

  • Luiz de Mendonça - Palestrante

    Luiz de Mendonça - Palestrante

    CEO ACELEN

    Possui mais de 30 anos de experiência internacional, tendo ocupado posições de destaque como CEO, COO e membro de Conselhos de Administração em companhias dos setores químico, petroquímico, de biocombustíveis de energia. Tem ampla experiência em fusões e aquisições, integração de empresas, inovação e tecnologia e desenvolvimento de negócios. Esteve à frente de várias empresas no exterior foi responsável pela implementação da estratégia de internacionalização de grandes empresas brasileiras. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo(Poli- USP) e possui MBA Insead-França.

    CEO ACELEN

  • Marcelo Bragrança - Palestrante

    Marcelo Bragrança - Palestrante

    Diretor Vice-Presidente Executivo de Operações Logística e Sourcing

    Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com pós-graduação em Engenharia de Manutenção e MBA em Logística Empresarial. Marcelo está na BR Distribuidora desde 1998, já tendo ocupado outros cargos executivos na companhia, inclusive como Diretor de Operação e Logística e Diretor de Rede de Postos e Varejo, posições que ocupou de 2017 a 2019. Desde 2022, assumiu a posição de Diretor Vice-Presidente Executivo de Operações, Logística e Sourcing.

    Diretor Vice-Presidente Executivo de Operações Logística e Sourcing

  • Marcus Vinicius de Oliveira - Palestrante

    Marcus Vinicius de Oliveira - Palestrante

    Gerente da ANM São Paulo

    Engenheiro Geólogo, formado pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, pós-graduado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Participação do projeto de implantação e operacionalização do SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia). Experiência de 10 anos em pesquisa mineral, principalmente para minerais metálicos, nas regiões norte e nordeste do Brasil. Nos últimos 12 anos atuando no Poder Executivo Federal, como Especialista em Recursos Minerais/Geólogo, primeiro no extinto Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), exercendo atividades nas áreas de Fiscalização e Outorga, neste último assumindo a chefia por 5 anos, e, por 3 anos, como Superintendente substituto. E, a partir da extinção do DNPM e, em substituição, a implantação, em 2018, da Agência Nacional de Mineração (ANM), exercendo o cargo de Gerente Regional em São Paulo.

    Gerente da ANM São Paulo

  • Mariana Império - Palestrante

    Mariana Império - Palestrante

    Pesquisadora no CENERGIA (Centro de Economia Energética e Ambiental) - COPPE/UFRJ

    Engenheira de produção e trabalha como pesquisadora do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Atua em projetos de mitigação das mudanças climáticas, modelagem energética, transição energética e desenvolvimento sustentável, para instituições nacionais e internacionais, como MCTI, EPE, BID, WRI, Greenpeace, FEBRABAN, entre outros. Foi pesquisadora convidada do International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) na Áustria e trabalhou como consultora de energia para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Atualmente, também contribui com a Segurança Energética na plataforma AdaptaBrasil, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

    Pesquisadora no CENERGIA (Centro de Economia Energética e Ambiental) - COPPE/UFRJ

  • Paulo Ferreira - Abertura

    Paulo Ferreira - Abertura

    Presidente do Instituto de Engenharia

    Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Engenheiro de Planejamento, coordenador de Projetos, superintendente de Projetos, diretor Técnico e de Meio Ambiente da Sabesp; diretor de Controle de Poluição da Cetesb; professor adjunto da E.E. Mackenzie. É conselheiro Consultivo e já foi vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia, secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, diretor Administrativo e Financeiro da Telebras do Ministério das Comunicações.

    Presidente do Instituto de Engenharia

  • Roberto Ardenghy - Palestrante

    Roberto Ardenghy - Palestrante

    Especialista em Energia, Óleo e Gás e Sustentabilidade

    Specialist in energy, oil & gas and sustainability with more than 35 years of experience, Ardenghy is a former diplomat who held various senior positions in the Brazilian government at the Presidency of the Republic, the National Petroleum Agency, the Ministries of Foreign Affairs, Justice, Development, as well as at Embassies and Consulates of Brazil in Washington, Buenos Aires, Houston, and New York. He served as Director of BG Brazil and he was the first Chief Institutional and Sustainability Officer of Petrobras with responsibility over the areas of external relations, communication, communities and social impact, climate change and environment. Ardenghy is a frequent speaker at high profile events related to energy, sustainability and oil & gas, such as Rio Oil & Gas 2022, ADIPEC 2020 (Abu Dhabi), OTC 2021 (Houston), GASTECH 2022 (Milan) and STS FORUM 2022 (Japan). He holds a degree in Law, a post-graduate degree in oil and natural gas and a master’s degree in diplomacy and international relations. He is currently President of the Brazilian Institute of Oil and Gas (IBP) and board member of the Brazil-United States Chambers of Commerce in Houston, New York, and Rio de Janeiro.

    Especialista em Energia, Óleo e Gás e Sustentabilidade

  • Roberto Busato Belger – Moderador

    Roberto Busato Belger – Moderador

    Presidente do Conselho Organização Mineronegócio

    Roberto Busato Belger, formado Engenheiro de Minas pela Universíade Federal do Rio Grande do Sul, Processo Mineral pela Universidade de São Paulo, Gestão Contábil pela Fundação Getúlio Vargas Mais de 35 anos de experiencia profissional nas indústrias de Mineração, Fertilizantes, Química, Agronegócio e Serviços Industriais, ocupando posições na Alta Direção no Brasil e exterior. No Setor de Fertilizantes gerenciou na ex-Fosfertil o Projeto Greenfield com budget de US$ 2.5Bi em Patrocínio-MG, com gestão nas operações da Bunge fertilizantes, MbAC Fertilizer, B&A Mineração, e desenvolvimento de tecnologias na Advanced Potash Technologies.

    Presidente do Conselho Organização Mineronegócio

  • Roberto Kochen - Palestrante

    Roberto Kochen - Palestrante

    Diretor Técnico Geo Company

    Engenheiro civil, consultor na área de serviços de assessoria técnica e consultoria especializada na área de engenharia civil. Participou de projetos e construção de recuperação do volume morto do Sistema Cantareira para a Sabesp, na crise hídrica de 2014/2015. Participou dos projetos e construção da Transposição Jaguari-Atibainha, para a Sabesp, com adução de 8,5 m3 de água bruta, empreendimento com estação elevatória de 30.000 cv, 14 km adutora de 2,20m de diâmetro, e túnel de 6,3km. Foi presidente do CBMR – Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas, por duas gestões. Foi diretor do Departamento de Infraestrutura do Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo, compreendendo as Divisões de Estruturas, Geotecnia, Saneamento, Construção Sustentável e Meio Ambiente, Acústica e Segurança no Trabalho. Presidente e diretor técnico da GeoCompany Tecnologia, Engenharia e Meio Ambiente, empresa brasileira de atuação internacional, especializada em Infraestrutura, saneamento, geologia geotecnia túneis e meio ambiente. Graduação, mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Foi Post Doctoral e Professor visitante na Universidade de Toronto, Canadá. Foi Professor Doutor do Departamento de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), por 36 anos.

    Diretor Técnico Geo Company

  • Roberto Perez Xavier - Moderador

    Roberto Perez Xavier - Moderador

    Diretor executivo da ADIMB - Professor da UNICAMP

    Geólogo e Professor Titular (MS-6) na Área de Geologia Econômica do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências (IG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), aposentado desde 04/05/2020. Sua área principal de atuação tem sido na pesquisa de processos que controlam a formação de depósitos minerais e suas implicações na prospecção mineral. Atualmente está no cargo de Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) e é consultor e sócio-proprietário da RPX Consultoria Geológica Ltda.

    Diretor executivo da ADIMB - Professor da UNICAMP

  • Rogério Manso - Palestrante

    Rogério Manso - Palestrante

    Presidente Executivo da ATGás – Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto.

    É Engenheiro Civil, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com especialização em Comercialização e Suprimento de Petróleo e Derivados pela Petrobras e Mestrado em Administração de Empresas pela New York University. Foi, entre outros, Diretor e executivo da Petrobras; Vice-Presidente da Companhia Brasileira de Energia Renovável e da Solazyme; Presidente do Conselho de Administração da TBG; e membro dos Conselhos de Administração do IBP, Transpetro e Petroquisa.

    Presidente Executivo da ATGás – Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto.

Detalhes do evento

Clique no botão laranja abaixo para conferir o caderno de conclusões do evento:

*Pedimos que no dia da palestra traga um quilo de alimento não-perecível que será doado a instituições assistenciais do Projeto IE Solidário. Você também pode indicar, para avaliação, uma instituição para fazer parte do projeto clicando aqui.

 

O Instituto de Engenharia e a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos – Abraman – convidam para o 1º Seminário de Engenharia e Gestão de Ativos – 1º SEGA. 

O evento, que contará com três dias de duração, terá como foco os temas: Mineração, Óleo e Gás e Gestão de Ativos. Durante estes dias, acontecerão duas palestras na parte da manhã e duas na parte da tarde. O evento será híbrido (presencial: sede do Instituto de Engenharia / On-line: YouTube IE).

ABORDAGEM:

1º Dia

Tema: A Mineração e os bens minerais 

Os bens minerais estão presentes em todas atividades da sociedade moderna, sendo primordiais para nossa existência e das gerações futuras. No condicionamento dos solos agricultáveis e na produção de ração animal, como também na captação, tratamento e distribuição de água para o consumo humano e no saneamento básico. Na geração e transmissão de energia elétrica, na prospecção, produção e transporte de petróleo e gás natural por dutos e no GLP, nos aços, tijolos, cimento, areia e brita, rochas ornamentais, vidros e revestimentos cerâmicos para construção de casas, edifícios, rodovias, pontes e viadutos. Nas indústrias automobilística, ferroviária, naval, aeronáutica e espacial, que utilizam o aço, o alumínio, e outras ligas metálicas e novos compostos. Na eletrificação de ciclomotores, automóveis e equipamentos móveis pesados e, também, nas baterias que são praticamente feitas de bens minerais.

Na transformação digital os eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, smartphones, telas de LCD e computadores. Na medicina os remédios, instrumentos cirúrgicos, equipamentos de suporte à vida e biosensores.

“Tudo começa com os bens minerais!”

2º Dia

Tema: Oléo e Gás

Responsável por 47% da “Oferta Interna de Energia”, o setor de óleo e gás brasileiro continuará relevante por décadas, a despeito da transição energética. Até o final da década, as atividades de E&P receberão investimentos superiores a R$ 950 bilhões, pagarão mais de R$ 1,5 trilhão em tributos e contribuirão com a criação anual média de 445 mil empregos. Nos demais elos da cadeia, investimentos setoriais da ordem de R$ 10 bilhões se somarão a multissetoriais em infraestrutura logística de R$ 109 bilhões, elevando o atual número de postos de trabalho em 284%, em 2031.

É preciso encarar esta janela de oportunidade com competência e pragmatismo, capturando os benefícios advindos do maior protagonismo do Brasil no setor de Óleo & Gás mundial.

3º Dia

Tema: A importância da Gestão de Ativos diante da Era da Descarbonização e da Digitalização

Hoje, a principal preocupação das empresas, dentro e fora do Brasil, é a ambiental, em linha com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável levantado pela ONU, em 2015. A grande questão é entender qual será a base de ativos que atenderá à demanda por energia limpa, segura e sustentável, principalmente em setores como mineração, energia e óleo & gás.

Neste contexto, a gestão de ativos é um paradigma chave para a transformação digital e para a agenda de sustentabilidade, por meio da melhoria do desempenho dos ativos, tanto de eficiência como de alinhamento aos preceitos estabelecidos de ESG (Environmental, Social and Governance).
O objetivo do seminário é mostrar como as empresas que adotaram a Gestão de Ativos, por meio da Certificação pela ABNT-NBR-ISSO-55.001, estão tratando desses desafios.

PROGRAMAÇÃO:

Primeiro dia (21 de novembro) – Mineração

8h – Credenciamento e café

9h às 9h30 – Abertura 

Paulo Ferreira – Presidente do Instituto de Engenharia
Aníbal Augusto Fernandes Junior – Presidente da Abraman

10h às 11h30 – A nova face da Mineração 

Moderador: Jose Jaime Sznelwar – Diretor da Organização Mineronegócio

Evolução tecnológica e segurança na deposição de rejeitos

Palestrante: Geraldo Paes – Gerente Executivo Global de Getotecnida da Vale S/A

Roberto Kochen – Diretor Técnico Geo Company

Pequena e Média Mineração – Importância e Desenvolvimento
Palestrante: Professor Giorgio de Tomi – Diretor do Núcleo de Apoio a Pequena e Média Mineração da USP

A importância da logisitica na cadeia produtiva do minério de ferro
Palestrante: Daniella Barros – Gerente Executiva de Portos e Ferrrovias -Vale S.A.

11h30 às 13h – Habitação e Infraestrutura – Insumos Minerais para Construção – Tendências e Barreiras

Moderador: José Carlos Garcia – Coordenador Mineração, Petroleo e Gás Estado de São Paulo

Palestrantes: Marcus Vinicius de Oliveira – Gerente da ANM São Paulo

Glaucio Atorre Penna – Diretor de Controle e Licenciamento Ambiental – Cetesb – CETESB

Fernando Aoki – Diretor da Prominer

13h às 14h – Almoço

14h às 15h30 – Insumos Minerais para o Agronegócio – Garantindo a Segurança Alimentar
Moderador: Roberto Busato Belger – Presidente do Conselho Organização Mineronegócio

Palestrantes: Gustavo Kiefer – Geologia da Potassio do Brasil e Presidente Executivo

José Carlos Polidoro – Secretário Executivo do Conselho Nacional de Fertilizantes – Confert

Ricardo Neves de Oliveira – Membro de Conselhos de Administração e Consultor de Negócios e Processos

15h30 às 17h – Ações para o Incremento do Conhecimento Geológico – Não conhecemos suficientemente o nosso subsolo

Moderador: Prof. Roberto Perez Xavier Diretor executivo da ADIMB – Professor da UNICAMP

Palestrantes: Leandro Bertossi – Geólogo

17h às 17h30 – Metais Portadores de futuro – Potencial

Palestrante: Fernando Gabriel da Silva Araujo – Diretor de Pesquisa em Engenharia e Educacão Continuada da Fundação Gorceix

17h30 às 18h – A importância da logística na cadeia produtiva do minério de ferro 

Palestrante: Daniella Barros – Gerente Executiva de Portos e Ferrovias Vale S/A

Segundo dia (22 de novembro) – Óleo e Gás

8h – Credenciamento e café

9h – Abertura

Eberaldo de Almeida Neto – Ex-presidente do IBP

10h às 11h – Matriz Energética Brasileira Rumo a uma Econômia de Baixo Carbono (Desafio e Oportunidades)

Moderadora: Cristina Pinho – Secretária Geral do IBP

Palestrantes: Aline Maria dos Santos – Assessora de Diretoria – DPG – Representando a EPE

Mariana Império – Pesquisadora no CENERGIA (Centro de Economia Energética e Ambiental) – COPPE/UFRJ

Viviana Canhão Coelho – Gerente Executiva sw Mudanças Climaticas – Petrobras

11h às 12h – Oléo e Gás: Como aproveitar esta janela de oportunidades e gerar riquezas para o Brasil

Moderadora: Ieda Gomes – Non Executive Director Energy&Infraestructure

Palestrantes: Décio Oddone – CEO da ENAUTA

Rogerio Manso – Presidente da ATGás

Roberto Ardenghy – Especialista em Energia, Óleo e Gás e Sustentabilidade

12h às 14h – Almoço – Palestra do almoço – Solução logística de gás natural integrada para a próxima década – CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A PALESTRA DO ALMOÇO

Palestrante: Erick Portela Pettendorfer – CEO NTS – Nova Transportadora do Sudeste S/A

14h às 15h – Investimentos em Downstream e Biocombustíveis – Elevar a Eficiência e Descarbonizar o Setor de Transportes

Moderadora: Anelise Lara – Ex-Diretora de Refino & Gás Natural da Petrobras

Palestrantes: Luiz de Mendonça – CEO da ACELEN

Marcelo Bragança – Diretor Vice-Presidente Executivo de Operações Logística e Sourcing

16h às 17h – Políticas Públicas, Competitividade e Segurança Jurídica para Alavancar Investimentos no Setor Energético

Moderadora: Fernanda Delgado – Diretora-Executiva Corporativa do IBP

Palestrantes: Elbia Gannoum – CEO da Abeolica

Jose Firmo – CEO Porto do Açú

David Zylbersztajn – Ex-Diretor Geral ANP

Terceiro dia (23 de novembro) – Gestão de Ativos

8h – Credenciamento e café

9h – Abertura – Os desafios e os benefícios da gestão de ativos

Ademir Lino de Jesus – Gerente Corporativo de Manutenção e Utilidades – Hospital Beneficência Portuguesa

Jõao Ricardo Barusso Lafraia – Presidente do Conselho Deliberativo da ABRAMAN

10h às 11h – A jornada para certificação da primeira mineradora brasileira na ISO 55.001 de Gestão de Ativos

Moderador: Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia

Palestrante: Gustavo Lopes da Silva – Gerente Senior de Sistema de Negócios – Hidro Paragominas

11h às 12h – Case – Syngenta

Moderador: Claudio Caiano Spano – Diretor Executivo de Compass

Palestrante: Edesio Scalese Junior – Gerente de Manutenção LATAM E Syngenta

12h às 14h – Almoço 

14h às 15h – Case – OCYAN

Moderador: Eberaldo Almeida Neto – IBP

Palestrante: Isaac Rodrigues de Oliveira – Gerente de Engenharia da Ocyan

16h às 17h – Case – SABESP

Moderador: Alan Kardec – Conselho de Administração da ABRAMAN

Palestrante: Débora Pierini Longo – Superintendente da Unidade de Negócios Oeste – SABESP

Realização

 

 

 

Eng. Ivan Metran Whately – Vice-Presidente de Atividades Técnicas

Eng. Aléssio Bento Borelli – Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Indústria, Energia e Telecomunicações

Eng. José Eduardo Frasca Poyares Jardim – Coordenador da Divisão Técnica de Petróleo, Gás, Bioenergia, Mineração e Dutovias

Patrocinador Diamante

  

Patrocinador Platina

Patrocinador Ouro

Apoio Institucional

 

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.

 

 

Hora

21 (Segunda-feira) 08:00 - 23 (Quarta-feira) 18:00

Localização

Evento Híbrido - Presencial - Instituto de Engenharia - Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - SP/ on-line

X
X
X
X
X