Atividades

Com o objetivo de promover a troca de informações e a reciclagem profissional o Instituto de Engenharia realiza uma série de atividades que tem como foco assuntos em voga e que envolvam o exercício profissional. Elas estão à disposição de associados e não-associados, engenheiros, estudantes e, também, profissionais de nível superior em geral.

São palestras, cursos, seminários e Mesas Redondas ministradas por especialistas e realizadas em ambientes com excelente infra-estrutura que contam com um auditório – com capacidade para 180 pessoas – e um mini-auditório, com 82 lugares, e quatro salas de aula. Os auditórios possuem equipamento de áudio e vídeo que dão a possibilidade de transmitir ao vivo os eventos, via internet, por meio da TVEngenharia.

Veja, a seguir, detalhes das atividades:

Divisões Técnicas – O Instituto de Engenharia possui 32 Divisões Técnicas que compõem uma estrutura organizacional que abrange os principais segmentos da engenharia. Os objetivos dessas áreas são o estudo, o debate e a divulgação de assuntos técnicos e problemas que envolvam o exercício profissional em todos seus aspectos. Essas atividades se dão por meio de palestras, cursos e seminários, entre outros.

Visitas Técnicas – Com o objetivo de fazer o entrosamento da realidade dos negócios com a engenharia, as Divisões Técnicas promovem visitas a empresas dos mais diversos ramos de atividades. Com esse trabalho é possível conhecer as últimas novidades do mercado e mostrar que a engenharia está por trás de muitos segmentos.

Mesas Redondas – Duas vezes ao mês são promovidas Mesas Redondas com a presença de convidados e profissionais do Instituto de Engenharia. Os assuntos debatidos são temas de grande importância para a população, discutidos pelo poder público e pela mídia, como a transposição do Rio São Francisco e o Trânsito de São Paulo.

Revista Engenharia – Com periodicidade bimestral, a publicação, que tem 65 anos, traz matérias e artigos técnicos dirigidos aos profissionais da engenharia, arquitetura, projeto, construção e infra-estrutura. A distribuição é gratuita aos associados.

Jornal do Instituto de Engenharia – Assuntos diversos, como matérias de cultura e grandes empreendimentos da engenharia, artigos técnicos e entrevistas com empresários fazem parte deste veículo de comunicação mensal e com distribuição gratuita de 10 mil exemplares.

TVEngenharia – Transmite ao vivo, via internet, vários eventos realizados no Instituto de Engenharia. Com isso, oferece a oportunidade de interação do internauta com os palestrantes para eventuais questionamentos.

Posteriormente, os eventos ficam gravados e à disposição nos arquivos da TVEngenharia para consulta do público em geral

Biblioteca – Com acervo especializado em engenharia geral e à disposição do público, a biblioteca Antenor Sampaio de Freitas é uma das mais qualificadas nesta área e um reduto de preservação da história da engenharia.

Biblioteca Virtual – Para enriquecer ainda mais todo o conteúdo informativo disponibilizado pelo Instituto de Engenharia, o público pode consultar neste site, por meio da Biblioteca Virtual, documentos, slides (de eventos, palestras e cursos), editais e pareceres técnicos, entre outros