Acampamento dos Engenheiros

Instituto
Acampamento dos Engenheiros

Com o objetivo de proporcionar lazer e integração aos seus associados, o Instituto de Engenharia possui uma área de lazer de 25 alqueires, com 502.000 m² de área total e 6.280 m² de área construída, às margens da Represa Billings, no ABC Paulista.

Quando foi idealizado por associados ao Instituto de Engenharia, nos anos de 1930, o conceito do “Acampamento dos Engenheiros” era literalmente o de um camping, com um estoque de barracas avulsas que seriam cedidas aos associados e suas famílias.

Sua localização, às margens da represa Billings, dificultava o acesso, especialmente nos períodos mais chuvosos. As entradas para a região eram precárias, e o espaço de lazer dos engenheiros acabou sendo subutilizado por muitos anos. Com o desenvolvimento do sistema viário de São Paulo e o crescimento da indústria automobilística, a situação mudou. A Billings “passou” a ficar perto e os engenheiros começaram a demandar a modernização do Acampamento.

Realizou-se um concurso para o projeto da reforma, vencido pelo arquiteto Rubens Camargo Monteiro.
As obras foram realizadas ao longo de 1961 remodelando inicialmente, as antigas instalações e construindo novas.

Hoje, ela conta com dois campos de futebol, oito quadras de tênis, uma quadra poliesportiva, uma de futebol de salão, duas piscinas (adultos e crianças), hípica com baia e picadeiros, trilhas, espaço náutico, salão de jogos, berçário, vestiários, churrasqueiras, salão de festa e restaurante. Tudo isso em meio a muito verde, com a vegetação da Mata Atlântica preservada e com alta relevância ambiental.

A área também oferece uma agenda de tradicionais festas e eventos esportivos.

Todo profissional com nível superior completo, em qualquer atividade, pode se associar ao Instituto de Engenharia e, consequentemente, ao clube.

Para isso, basta clicar no link abaixo, conferir a documentação e as condições necessárias e preencher o formulário. Você também pode mandar um e-mail para [email protected], com a mensagem Eu quero me associar ao Instituto de Engenharia.

Dúvidas sobre como se ASSOCIAR, ligue (11) 3466.9230/31. Clique aqui e associe-se ao Instituto de Engenharia

Dúvidas sobre o FUNCIONAMENTO do Acampamento dos Engenheiros, ligue 11. 4358.1257.

Como chegar
Estrada do Alvarenga, Km 25.5, no bairro Eldorado, São Bernardo do Campo
Fone – 11.4358.1257

Acesse o Blog com fotos históricas do acampamento dos engenheiros, mantido pelo Engenheiro Nelson Padalino