Associado ao IE há quase 75 anos, Robert Schoueri completa 100 anos de vida

Robert Schoueri, que completa 100 anos de vida hoje (13) de abril, é associado ao Instituto de Engenharia desde 1947.

Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1946, é fluente em quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol).

Após se formar, fez uma longa viagem com a mãe ao Egito, Líbano e vários países da Europa, onde estagiou em fábricas têxteis e empresas de engenharia. Ao voltar, no início da década de 1950, passou a se dedicar à indústria fundada pelo pai, a Fábrica de Fios e Linhas Marte.

Mesmo sendo engenheiro Civil, destacou-se como administrador industrial no setor têxtil, e seu espírito de liderança levou-o a integrar a diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Lá, exerceu a presidência do seu Conselho de Produtividade, tornando-se representante do Sinditêxtil.

Após assumir a Fios e Linhas Marte, Schoeuri fundou as empresas Sanin Mercantil e Sanin Fios e Linhas.

De perfil idealizador e ainda atuante, tem dedicado boa parte da vida profissional nos últimos 40 anos a debates e ações voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios e ao incremento do comércio exterior, sendo o grande inspirador da criação do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex) da ACSP.

Descendente de libaneses nascido na antiga Maternidade São Paulo, Schoueri é casado com Maria Lúcia desde 1954, tem nove netos e é pai de Maria Alice, Antônio Carlos, Roberto Jr., Paulo Henrique, diretor e conselheiro da Fiesp, e do Prof.Luiz Eduardo, coordenador do Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação (Caeft) da ACSP.

Parabéns, Robert Schoueri é uma honra ao Instituto de Engenharia ter um profissional tão atuante e que tanto contribuiu para o desenvolvimento de nosso País.

 

Fonte: Diário do Comércio