VI Encontro de Engenharia de Materiais da UPM

O VI Encontro de Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie será realizado de 27 a 30 de abril, na universidade. 

A temática do Encontro será “Tecnologia de Novos Materiais e o Desenvolvimento Sustentável” e tem como objetivo expor as necessidades de direcionamento do conhecimento de maneira a promover o desenvolvimento global de forma sustentada, buscando tornar este mundo um local melhor para se viver. 

O evento terá a participação dos alunos e professores do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da UPM, bem como alunos e professores de outras instituições e de outros cursos afins. Além da participação de profissionais da área, apresentando a realidade atual do mercado de trabalho, suas demandas, exigências e oportunidades. 

O idioma oficial do evento será o Português. 

Sobre o Mackenzie e a UPM 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é tem 140 anos de atividades ininterruptas na área de ensino, pesquisa e extensão, buscando sempre a qualidade, inovação e fundamentados nos princípios éticos. 

A Escola de Engenharia – UPM – iniciou suas atividades em 1896, e o curso de Engenharia de Materiais começou a ser oferecido no ano de 1992. Este ano o curso completa 18 anos, com aprovação no MEC desde 1994, tendo obtido o conceito máximo (Nota 5,0) na última avaliação do Enade. 

Em 2006 a CAPES aprovou o Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais, o que proporciona aos alunos uma complementação na sua formação acadêmica. 

Estes cursos vêm recebendo forte apoio das indústrias e os alunos egressos têm ocupado cargos importantes no cenário industrial.

Serviço 

As inscrições para o evento ocorrem até o dia 21 de abril. O evento acontecerá de 27 a 30 de abril, no Auditório Escola Americana (Prédio 29), no Campus Itambé na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua da Consolação, nº 930 – Consolação – São Paulo – SP).
– Dia 12 de abril, será a data limite para a submissão do resumo expandido para publicação nos Anais do evento em versão digital e impressa.

COORDENAÇÃO GERAL 

Prof. Dra. Leila Figueiredo de Miranda
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1976), Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1984), mestrado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP (1994) e doutorado em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares-IPEN/Universidade de São Paulo (1999). Desde 1985 é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenadora do Curso de Engenharia de Materiais da mesma Universidade (desde 1992). Coordenou o Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais da UPM de 2006 a 2007, tendo participado como coordenadora do processo de Reconhecimento/Recomendação do Programa pela CAPES. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e desenvolvimento de polímeros via radiação ionizante, obtenção de compósitos poliméricos, caracterização de materiais poliméricos e reciclagem de materiais. Participa como pesquisadora líder do Projeto MackPesquisa: Obtenção de Membranas Hidrofílicas a Base de PVP Funcionalizado. 

Prof. Dr. Marcel Mendes
Engenheiro Civil (Mackenzie, 1971); Especialista em Didática do Ensino Superior (Mackenzie, 1998); Especialista em Avaliação (UnB, 1998); Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie, 1999); Doutor em Ciências – Área de concentração: História Social (USP, 2006). Professor Titular e Diretor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie foi, também, Vice-Reitor da mesma Universidade, Chefe de Gabinete da Presidência e Gerente de Logística e Suprimentos do Instituto Presbiteriano Mackenzie. É autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e magazines. Atua como docente-pesquisador, fazendo parte de três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, com foco nas seguintes áreas: Avaliação Educacional, Ensino & Pesquisa em Engenharia e Arquitetura, História da Ciência & Tecnologia no Brasil e História do Protestantismo no Brasil. Foi membro do Conselho Diretor do MACKPESQUISA – Fundo Mackenzie de Pesquisa e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Comitê Consultivo:
Dr. Adilson Vieira
Dr. Ademar Pereira
Dra. Ana Maria Porto Castanheira
Dr. Cleverson Pereira de Almeida
Dr. Antônio Gonçalves de Mello Jr
Ms. Antônio Marcos Ferraz Campos
Ms. Francisco Solano Portela
Ms. Gilson Alberto Novaes
Dra. Helena Bonito Couto Pereira
Dra. Leila Figueiredo de Miranda
Ms. Lindberg Clemente de Morais
Dr. Manassés Claudino Fontelles
Dr. Marcel Mendes
Dr. Paulo Alves Garcia
Ms. Paulo Ferreira
Dr. Pedro Ronzelli Jr.
Dra. Sandra Maria Dotto Stump
Dra. Terezinha Jocelen Masson
Dr. Ubirajara Carnevale de Moraes
Comitê de Organização:
Prof. Adolpho Recusani
Dra. Ana Júlia Ferreira Rocha
Ms. Ana Maria. C. Babbini Marmo
Dr. Antônio Hotêncio Munhoz Jr.
Prof. Giovani Crisi
Prof. Jonas Nogueira Jr. (convidado)
Dra. Leila Figueiredo de Miranda
Ms. Magda Aparecida Salgueiro Duro
Dr. Mauro Cesar Terence
Dra. Sonia Braunstein Faldini
Comitê Técnico Científico:
Dr. Alexandre Zandonadi
Dr. Antônio Augusto do Couto
Dr. Antônio Hortêncio Munhoz Jr.
Dr. Guilhermino José Macedo Fechine
Dr. Jan Vatavuk
Dr. Juan Guevara Carrió
Dra. Leila Figueiredo de Miranda
Dra. Maria Olivia Argueso Mengod
Dr. Mauro Cesar Terence
Dr. Nilson Casimiro Pereira
Dra. Sonia Braunstein Faldini

São objetivos do Encontro:

1) Incentivar a atualização dos alunos e dos participantes do evento sobre as pesquisas e o desenvolvimento em relação as tecnologias de novos materiais, realizado por empresas e universidades sob o ponto de vista do desenvolvimento sustentável;
2) Iniciar o estudante no universo de congressos técnico-científicos, como instrumento de complementação de formação técnica e de educação continuada;
3) Promover o intercâmbio acadêmico entre os pesquisadores, professores, alunos e profissionais da área.

Áreas de interesse sugeridos para publicação, porém, não limitados a: 

Materiais Poliméricos
Materiais Metálicos
Materiais Cerâmicos
Compósitos
Biomateriais
Nanotecnologia
Meio ambiente
Sustentabilidade
Educação em Engenharia 

Submissão de trabalhos
Os Resumos Expandidos ou Trabalhos Completos deverão ser submetidos via e-mail para: [email protected]  
As submissões deverão ser em formato Microsoft Word Document (.doc ou .docx) ou Rich Text File (.rtf). Não enviem arquivos “Portable Document Format” (.pdf).
O Português será a língua oficial deste encontro acadêmico.
Dia 12 de abril de 2010, será a data limite para a submissão do resumo expandido para publicação nos Anais do Evento em versão digital e impressa, com ISBN. Todos aqueles que desejarem apresentar e publicar Resumos Expandidos deverão encaminhá-los para serem analisados pelo Comitê de Programa Técnico Científico do Encontro até a data indicada, na home page do Congresso. Para isto verifique os critérios indicados no “Modelo do Resumo do VI Encontro de Engenharia de Materiais da UPM”. 

Todos os trabalhos aprovados para publicação farão parte da VI Mostra de Extensão do Encontro de Engenharia de Materiais da UPM, na modalidade pôster, conforme o “Modelo do Pôster do VI Encontro de Engenharia de Materiais da UPM”. Caso seja de interesse dos autores, os trabalhos selecionados poderão ser publicados na íntegra na “Revista Mackenzie de Engenharia e Computação”. 

O autor principal deverá enviar a Transferência de Direitos Autorais: “Transferência de Direitos do VI Encontro de Engenharia de Materiais da UPM”, que deverá estar assinada e digitalizada, para o e-mail [email protected] , até a data limite indicada em Datas Importantes, no Website do Encontro.
Para que o Resumo Expandido seja publicado, será necessário que pelo menos um dos autores/co-autores se inscreva no Congresso. 

Download: 

Modelo de Resumo Expandido do VI Encontro de Materiais da_UPM 

Orientações para confecção do poster 

Modelo do Pôster do VI Encontro de Materiais da UPM 

Transferência de Direitos Autorais 

Datas importantes
– As inscrições para o evento estarão disponíveis até o dia 21 de abril de 2010.
– O evento ocorrerá de 27 a 30 de abril de 2010, no Auditório Escola Americana (Prédio 29), no Campus Itambé na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua da Consolação, nº 930 – Consolação – São Paulo – SP).
– Dia 12 de abril de 2010, será a data limite para a submissão do resumo expandido para publicação nos Anais do evento em versão digital e impressa. 

Repercussões
No V Encontro de Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie contamos com a participação ilustre da Vice-Consul dos Estados Unidos da América Michèle Kimpell Guzmman.
Contamos também com representantes da ABAL (Associação Brasileira de Alumínio), CRQ (Conselho Regional de Química), ABIVIDRO (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro), CEMPRE (Compromisso Empresarial com a Reciclagem), PLASTIVIDA (Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos) e representantes de outras Instituições de Ensino Superior. 

Em 2007, foi assinado o convênio com a ABAL de ampla cooperação entre a ABAL e o Mackenzie em programas e projetos de Engenharia de Operação, Gerenciamento de Sistemas, Engenharia Financeira, Assistência Técnica, Pesquisa Tecnológica, Treinamento, Estágios, Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal, em áreas de interesse mútuo. 

Foi importante também a Assinatura do Convênio MAGNETI-MARELLI/COFAP promovendo uma ampla cooperação entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a MAGNETI-MARELLI/COFAP envolvendo trabalhos voltados para a pesquisa e tecnologia em áreas de interesse tal como a fundição e centrifugação de ferros fundidos, alumínio e outras ligas metálicas. Este convênio resultou uma patente na área de camisetas de motores de alumínio obtidos por centrifugação.

ENDEREÇO
Auditório da Escola Americana – Prédio 29
Rua da Consolação, 930
Cep 01302-090
São Paulo SP