Crea-SP lança pedra fundamental da Casa da Engenharia de Brotas

Na sexta-feira, 1º de julho, o Crea-SP realizou no Centro Comunitário Urbano de Brotas (foto acima) a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da Casa da Engenharia de Brotas, onde funcionarão uma nova Unidade Operacional (UOP) do Conselho e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Técnicos e Tecnólogos de Brotas. O terreno para a construção da Casa da Engenharia de Brotas, com 1.413,78m², fica na Avenida Dante Martinelli, 585, Bairro São João (na entrada da cidade) e sua doação ao Crea-SP foi aprovada pela Câmara Municipal na gestão do prefeito Orlando Pereira Barreto Neto. A construção teve início no dia 27 de junho passado e está a cargo da FAN Empreendimentos e Participações Ltda. – EPP, empresa vencedora da licitação para a obra.

Compuseram a mesa diretora da solenidade (foto acima), da esquerda para a direita, o Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Técnicos e Tecnólogos de Brotas em Exercício , Técnico em Agrimensura ARISTEU SANCHES GIMENES; o ex- Presidente do Crea-SP, Eng. Civil ANDRÉ MONTEIRO DE FÁZIO, representando no ato os ex-presidentes do Conselho; o Presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – FAEASP, Arq. Urb. VALDIR BERGAMINI; o Prefeito do Município de Brotas, Dr. ORLANDO PEREIRA BARRETO NETO; o Presidente do Crea-SP, Eng. FRANCISCO KURIMORI; o Advogado BRUNO CÉSAR VERONESE URBANO, representando no ato a Câmara Municipal de Brotas; o Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua-SP, Eng. Agrônomo PEDRO KATAYAMA; o Coordenador da União das Associações do Centro-Norte – UNACEN, Eng. Civil MAURO AUGUSTO DEMARZO; e o Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Civil LUIZ ROBERTO SEGA.

A função da Casa da Engenharia – O Crea-SP já construiu 17 Casas da Engenharia e até o final de 2017 estão previstas a entrega de mais 12 unidades e a conclusão de mais 6 projetos. O objetivo da Casa da Engenharia do Crea-SP é aproximar o Conselho da população, para conscientização dos agentes regionais sobre a importância do trabalho dos profissionais da área tecnológica no desenvolvimento das cidades e de suas áreas rurais, além de servir à sociedade como espaço de aprimoramento técnico-científico – não apenas dos profissionais do Sistema Confea/Crea, mas de toda a sociedade civil organizada.

No caso da Associação dos Profissionais, a entidade de classe poderá, por exemplo, promover cursos de atualização para profissionais da área tecnológica; auxiliar o Crea-SP na fiscalização do exercício profissional nos vários segmentos da Engenharia e da Agronomia, visando à garantia de segurança à população; auxiliar a Prefeitura na concepção de convênios para construção de casas populares; participar dos diversos Conselhos Municipais, etc. A Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Técnicos e Tecnólogos de Brotas foi fundada no dia 29 de agosto de 2014, após Assembleia Geral realizada na sede do Sindicato Rural de Brotas. Foram empossados na primeira Diretoria os seguintes profissionais: Presidente – Eng. Civil Júlio Lourenção Neto; Vice-Presidente -Técnico em Agrimensura Aristeu Sanches Gimenes; Secretário – Eng. Agrimensor Flávio Ricardo Debiaso Rossi; Secretário Adjunto – Eng. Civil José Norival de Francisco Jr.; Tesoureiro – Eng. Civil Marcos César Rebecca; e Tesoureira Adjunta – Técnica em Edificação Maria José Perez. O Conselho Fiscal assim ficou constituído: Técnico em Química e em Segurança João Benedito Antônio, Arq. Urb. Alcino Izzo Jr. e Técnico Eletricista Antônio Dimas Moreno.

Autor: Departamento de Comunicação do Crea-SP / SUPCEV