Gráfico sobre radiação

Nós andamos falando bastante sobre radiação ultimamente – e com bons motivos – mas pode ser difícil entender o que todos esses números significam. A radiação está sempre presente no nosso dia a dia. Quanto de radiação é seguro? Quanto é perigoso? Quantas bananas eu preciso comer para sofrer mutações? Este gráfico nos mostra tudo isso com uma paleta de cores.

O gráfico abaixo está em escala logarítmica, e usa como uma das fontes o infográfico do XKCD, mas acho este gráfico um pouco mais fácil de entender. O gráfico também coloca os níveis mais altos de radiação em comparação com Fukushima: chegando a até 400 mSv, isto corresponde a oito vezes mais que o limite estabelecido para quem trabalha com radiação nos EUA.

Ainda assim, este é um nível de radiação do qual é possível se recuperar: na verdade, só a partir de 4.000 mSv as chances de sobrevivência começam a cair. E, pelo que vemos no final do gráfico, a morte por radiação praticamente nunca é imediata: mesmo exposto ao dobro da radiação no núcleo de Chernobyl, uma pessoa levaria horas para morrer – a morte, no entanto, seria certa. 

Autor: GizModo