A origem da nossa sede

A nossa sede no Palácio Mauá tinha sido desapropriada, para possibilitar a instalação de um anexo do Fórum de S.Paulo. Em troca receberíamos um terreno na Av. Dante Pazzanese (onde agora nos encontramos).

Como solução provisória, alugamos algumas salas em dois pavimentos do Edifício Itália.
Era uma solução incomoda sob todos os pontos de vista- Localização não ideal, dificuldades de falta de estacionamentos, aluguel etc etc.

Sonhávamos com uma nova sede. Como seria ótimo aquele terreno na Dante |Pazzanese!
Um belo dia, conversando com o amigo de sempre, o caro Gabriel Feitosa, ele me disse:

“Paulo, você tem desenvolvido sistemas construtivos modulados em estruturas metálicas, de fácil montagem e de rápida execução. Você não estaria disposto a executar um projeto semelhante e oferecê-lo ao Instituto? Procure o nosso Presidente Bernasconi e converse com ele. Lembre-se que o Plínio Assmann, que também foi nosso presidente, é atualmente presidente da Cosipa, e talvez possamos receber o aço por doação ou em condições especiais”

Realmente eu estava envolvido em projetos modulados, para construções em estruturas metálicas para diversos tipos de casos. Estava terminando um grande projeto para uma vila residencial a ser construída pela empresa Andrade Gutiérrez em pleno Congo , na África.

Na mesma época eu estava terminando uma construção para uma escola, o Pueri Domus em Santo Amaro, onde a estrutura metálica havia sido projetada e desenvolvida por mim e que com alguma adaptação poderia facilmente ser utilizada para um edifício de sede de uma instituição como a nossa .

Entusiasmado pela idéia, e incentivado pelo Feitosa, preparei um pré-orçamento. Juntei alguns desenhos e fotografias, e fui falar com o Bernasconi. Prometi-lhe que se conseguíssemos o aço, eu doaria o projeto e toda a supervisão da fabricação e montagem.

Encontrei outro entusiasmado! Em 24 de Abril de 1985, por intermédio do amigo Paulo Sayão, entreguei a minha proposta técnica com o compromisso de doação do projeto que envolvia a patente do sistema construtivo (MDI-Modulado, desmontável, intercambiável) e todos os cálculos, desenhos de projeto e desenhos de detalhes executivos, não só relativos às estruturas metálicas mas também dos sistemas de painéis de pisos (em vez de lajes), das paredes internas e externas, dos forros, dos sistemas de portas, caixilhos, frisos de ligação dos painéis de paredes, dos rodapés e cimalhas de arremates, e de todo o sistema da cobertura.

Com todo esse projeto pronto, o qual foi rapidamente executado pois eu estava terminando a construção do caso semelhante da escola Pueri Domus, fui com o Feitosa, procurar o Plinio Ahsman na Cosipa.
Novamente outro entusiasmado! Em pouco tempo conseguimos todo o aço em doação, e mais ainda, como uma fabricante de estruturas metálicas, tinha contas a acertar com a Cosipa, foi feito um acordo, e recebemos também a mão de obra de fabricação como doação.

Para a montagem a minha empresa na ocasião, a Progesim, antecessora da atual Paulo Andrade Engenharia Ltda., forneceu toda a mão de obra a preço de custo, além de graciosamente fazer toda a supervisão e acompanhamento da construção do sistema

O Sistema Construtivo
O edifício é constituído por uma estrutura metálica composta de uma série de pórticos transversais e paralelos, interligados por vigamentos longitudinais que formam a estrutura de sustentação do piso, a 3,50 m acima do térreo. O piso é constituído por painéis de madeira lamelada, recapeada de ambos os lados por placas de fibro cimento (Paineis Wall). Esses painéis, com 2,50 m de comprimento são apoiados a cada 1.25 m e devidamente parafusados no vigamento metálico. Na cota 6.50 m, interligando as colunas periféricas, são montadas tesouras em treliças, vencendo o vão livre de 16,80 m recebendo o enterçamento e os demais elementos para a cobertura em telhas de fibrocimento tipo “Canalete”.

As paredes, tanto internas como as periféricas, são também constituídas de painéis “Wall”,semelhantes aos do piso, interligados pôr frisos e guias metálicas, tudo fixado pôr parafusos e protegidos pôr massas de vedação do tipo “carbolastico”.

O forro, com entarugamento de frisos metálicos de tipo cartola, aplicado por baixo do vigamento do primeiro pavimento e pôr baixo dos banzos inferiores das tesouras da cobertura é constituído pôr placas de gesso.

Toda a estrutura é modulada na unidade de 1,25 m, de forma que todos os painéis de piso, de paredes, e de forro, são inteiros, sem nenhuma sobra ou retalho. Existem casos em que os painéis são a metade de um inteiro. No entanto não existem painéis com medidas fracionadas, o que permitiu um total aproveitamento dos materiais. Tanto os painéis dos pisos e paredes, bem como todos os demais elementos da obra, chegam ao canteiro, prontos para a montagem, não havendo nenhuma operação de corte, composição ou moldagem. As únicas partes constituídas pelo convencional concreto armado, foram as fundações e o piso do térreo.

Curiosidade
Por se tratar de um sistema totalmente desmontável, a idéia inicial foi de que essa construção seria provisória, podendo ser totalmente aproveitada para ser remontada no nosso Acampamento. Passados 23 anos ainda estamos ocupando a construção, que já foi ampliada em seu comprimento, e que poderá ser facilmente ampliada para mais um pavimento.

Autor: Paulo Andrade