Instituto de Engenharia visita Votorantim Celulose Papel

No dia 3 de junho, o Instituto de Engenharia, por meio da Diretoria de Visitas Técnicas, promoveu uma visita à VCP – Votorantim Celulose e Papel – unidade de Jacareí (SP). O grupo de engenheiros foi recebido pelo gerente de Engenharia, João Guimarães, e pelo gerente geral, Paulo Gaia, que fez uma breve apresentação da fábrica e nos acompanhou na visitação. 

Inicialmente, dois vídeos foram apresentados. Um sobre gestão ambiental e normas de segurança e outro institucional. Em seguida, Gaia abordou vários assuntos como: certificados de qualidade, capacidade de produção, fábricas instaladas, florestas plantadas, processo de fabricação da celulose e segurança. 

Mostrou que a empresa se preocupa com o meio ambiente, associando eficiência energética, uso racional da água e preservação ambiental. 

Após as primeiras informações do segmento no Grupo Votorantim, começou a visita à fábrica. O grupo foi ao CDTC – Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Celulose, conheceu o processo de fabricação e as demais dependência da unidade Jacareí. 

Dentre os temas tratados, o que mais impressionou os engenheiros foi o projeto “Agrossilvicultura”, lançado em 2004 no Rio Grande do Sul, que é a integração da cultura de floresta (silvicultura) com a agricultura e a pecuária. “É um programa de incentivo de plantio de eucalipto consorciado a outras culturas de ciclo curto e à criação de animais”, afirmou o gerente geral. 

Nessas áreas, os pequenos produtos podem plantar, além de eucalipto, outras culturas para geração de renda enquanto o ciclo da madeira – sete anos – não for completado. Isso se dá com o plantio do eucalipto em espaçamentos maiores, suficientes para a plantação de outras culturas ou criação de animais. 

VCP Jacareí 

A unidade Jacareí da VCP completou 20 anos de atividades no mês passado. Com um quadro de 450 profissionais próprios e cerca de 450 terceirizados permanentes, produz mais de 1 milhão de tonelada de celulose por ano – meta que foi atingida pela primeira vez em 2005. Além disso, foi a primeira fábrica no mundo a produzir esse montante com um único digestor (equipamento que transforma madeira em pasta celulósica). 

A Empresa

Em São Paulo, a VCP possui uma fábrica de celulose e uma de papel, uma joint venture de papel com a Ahlstrom (60%) e VCP (40%) e 50% de participação da ex-Ripasa. Está em implantação uma fábrica de celulose em Mato Grosso do Sul e em estudo uma no Rio Grande do Sul. 

Quanto à floresta, são 100% plantadas e há quatro unidades: duas em São Paulo (Capão Bonito e Jacareí), uma no Mato Grosso do Sul (Três Lagoas) e uma no Rio Grande do Sul.

Autor: Fernanda Nagatomi