O Instituto de Engenharia, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) assinaram nesta terça (23), no Plenário do TCMSP, um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de consolidar a metodologia BIM (Building Information Modelling), oferecendo a associados e servidores encontros, seminários, programas de formação e capacitação para aprimoramento na tecnologia.

O termo foi assinado pelo presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, pelo presidente do TCMSP, Domingos Dissei, e pelos integrantes do Crea-SP, Marília Gregolin Costa de Castro e Abner Rodrigo Toledo. O encontro também contou com a participação de Miriana Marques e Ivan Whately, respectivamente, VP de Adm. e Finanças e VP de Relações Externas do IE, e de Rui Camargo, diretor da Revista Engenharia.
Segundo José Eduardo Jardim, o BIM está se firmando como um novo padrão na construção civil — impulsionado não só por sua eficiência, mas também por exigências legais e pela busca por mais sustentabilidade, precisão e economia nas obras.
A assinatura precedeu o evento “Tecnologia BIM aplicada à gestão pública no município de São Paulo”, que contou com uma mesa de debates, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), da São Paulo Obras (SPObras) e do TCMSP.
Juntar forças para oferecer a associados e servidores encontros, seminários, programas de formação e capacitação para aprimoramento de temas relacionados ao BIM é crucial para a Engenharia Nacional.






