Em 22 de novembro, aconteceu, na sede do Instituto de Engenharia, uma reunião de trabalho com o Dr. Dino Antunes Dias Batista, secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos.
O objetivo do encontro foi discutir sobre vários temas. Entre eles:
- A missão da Secretaria Nacional para colocar a Navegação Interior com papel de destaque na matriz de transportes do país;
2. Preparar o memorando de colaboração entre a Secretaria Nacional e o Instituto de Engenharia, no campo da Navegação Interior.
Os assuntos mais relevantes abrangeram a integração dos países da Bacia Amazônica pelos rios. Para o sul do Brasil, a importância das hidrovias na matriz de transportes do Mercosul e como desenvolver, concomitantemente, a plataforma de informações, em tempo real, de todo o sistema de navegação interior do continente.
Ao final da reunião, foi combinado de ser realizado, até março de 2025, um seminário de abrangência nacional sobre o tema “As Hidrovias do Brasil e Suas Conexões com a América do Sul”.
Participaram da reunião, do Instituto de Engenharia, o presidente, José Eduardo Jardim, o vice-presidente de Atividades Técnicas, Ivan Whately, o diretor de Relações Internacionais, Lawrence Chung Koo, o coordenador da Divisão Técnica de Navegação, José Wagner Ferreira, a direta do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional, Maria da Penha Pereira Nobre, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística, Jean Pejo.
Ademais, participaram a arquiteta e urbanista, Maria Elisabete Rodriguez Paez, representando o IPT, Carlos Paddovezi, a jornalista, Shirley Simão, e o embaixador pelo Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Rubens Barbosa.
*Texto por José Wagner Ferreira