Estudantes do Colégio Militar de São Paulo vão à Tailândia participar de Olimpíada de Matemática

A Talent Mathematics Contest (ITMC) irá reunir competidores de 14 países; saiba mais

Alunos do Colégio Militar vão participar de Olimpíada de Matemática em Bangcoc, na Tailândia DIVULGAÇÃO/COLÉGIO MILITAR DE SÃO PAULO

Alunos do Colégio Militar de São Paulo (CMSP) irão embarcar para Bangcoc, na Tailândia, no dia 21 de fevereiro. O grupo vai participar da International Talent Mathematics Contest (ITMC), que vai reunir competidores de 14 países.

Os oito estudantes do CMSP que irão compor a delegação brasileira na Ásia foram medalhistas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) em 2023, aplicada em diversas escolas do país e utilizada como ferramenta de seleção para a participação na ITMC.

A OIMSF é a maior olimpíada interclasses do mundo e teve sua origem na França. A competição ocorrerá entre os dias 24 e 28 de fevereiro e a expectativa dos alunos da “Escola de Líderes” é trazer medalhas ao Brasil.

Segundo a Rede Poc, instituição que representa o evento no Brasil, 17 escolas de oito Estados reunirão 110 estudantes brasileiros na Tailândia. Seis estabelecimentos de ensino são do Estado de São Paulo.

O CMSP é a única escola do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), gerido pelo Exército Brasileiro, a enviar representantes à ITMC. O SCMB mantém 15 escolas de Ensino Fundamental (Ciclo 2) e Médio que, além de atender a família militar, permite a qualquer estudante, por mérito, ingressar nas unidades desde que aprovado no processo seletivo de admissão.

Preparo

A delegação do CMSP reúne alunos do 6º ao 9º anos e está, desde o período de férias, participando de aulas preparatórias para a competição sob a supervisão da coordenadora da disciplina de matemática, Cap Renata Aguiar. Além dela, mais um professor irá viajar com os alunos no próximo dia 21. Eles retornarão ao Brasil no dia 29 de fevereiro.

“O convite que recebemos para participar da competição na Tailândia é um marco na história do Colégio Militar de São Paulo e resultado do intenso e dedicado trabalho que desenvolvemos na formação dos nossos alunos. Será nossa primeira experiência internacional, estamos otimistas”, afirmou o Comandante do Colégio. A viagem foi custeada com o patrocínio de empresários apoiadores da educação promovida pelo Exército Brasileiro e também pela APM do CMSP.

ITMC

A ITMC é uma iniciativa do Thai Talent Training, uma agência de educação para superdotação em matemática da Tailândia e uma das principais instituições de preparação olímpica do mundo. A competição na Tailândia contará com uma prova individual de matemática, em língua inglesa, reforçando a importância do aluno se dedicar a outras áreas do conhecimento.

A delegação com as 17 escolas brasileiras na Tailândia será coordenada pela Rede POC (Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento), que é uma instituição privada, de cunho social, criada com o objetivo de promover a excelência em escolas brasileiras por meio do estímulo a participação em competições, fóruns e feiras científico-tecnológica internacionais.

Fonte: R7