Dia Mundial da Engenharia para o desenvolvimento sustentável

O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, 4 de março, é um dia anual da UNESCO para a celebração de engenheiros e da engenharia.

A proposta do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável foi liderada pela WFEO, que reconheceu o importante papel da engenharia na consecução dos ODS das Nações Unidas. O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável é uma oportunidade para celebrar engenheiros e a engenharia em todo o mundo, bem como envolver a comunidade, o governo e os formuladores de políticas no importante papel da engenharia na vida moderna.

Oitenta cartas de apoio foram recebidas de instituições internacionais e nacionais, academias e Comissões Nacionais da UNESCO, representando 23 milhões de engenheiros em todo o mundo, com um impacto estimado em 2 bilhões de pessoas. Essa resolução
foi apoiada pelos Estados-membros da UNESCO e por mais de 40 nações de todos os continentes, incluindo: Arábia Saudita, Bangladesh, China, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, Filipinas, França, Gabão, Gâmbia, Guatemala, Guiné Equatorial, Ilhas Comores, Irã, Iraque, Jordânia, Libéria, Madagascar, Mali, Moçambique, Namíbia, Nicarágua, Nigéria, Omã, Paquistão, Palestina, Polônia, Quênia, Reino Unido, República Dominicana, Rússia, Senegal, Sérvia, Tanzânia, Tunísia, Turquia, Uruguai, Zimbábue e outros. Esse apoio generalizado
por parte dos governos demonstra o seu reconhecimento quanto ao importante papel da engenharia no desenvolvimento sustentável. O logotipo do Dia Mundial da Engenharia transmite o papel da engenharia e do desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

Celebrações coordenadas para esse Dia Mundial da Engenharia em todo o mundo são uma oportunidade para se obter cobertura da mídia para eventos sobre o perfil da engenharia. Os canais de mídia social interagem com os jovens em particular, e as instituições que celebram o dia internacional são solicitadas a registrar seus eventos em um site destinado a impulsionar as comemorações. Noventa eventos em 50 países foram celebrados em 2020, e espera-se que cresçam a cada ano e tenham sua importância ampliada, à medida que cada nação celebra a engenharia6 e incorpora o Dia Mundial da Engenharia.

O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável é uma oportunidade de se envolver com o governo e com a indústria, para abordar o papel e o impacto da engenharia na economia e na sociedade, reconhecer a necessidade de capacidades de engenharia e engenheiros de qualidade em todo o mundo, e desenvolver estruturas estratégicas e melhores práticas para a implementação de soluções de engenharia no desenvolvimento sustentável. É também uma oportunidade para incentivar as mulheres jovens a considerar as oportunidades da engenharia como uma carreira profissional. É importante ressaltar que o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável pode ser utilizado para se envolver com jovens em todos os lugares, para dizer: “Se você quer fazer mudanças para um mundo melhor – torne-se um engenheiro”.

Fonte: Dia Mundial da Engenharia