Discurso do presidente José Eduardo Frascá Poyares Jardim, para cerimônia Engenheiro do Ano 2023, proferido por Miriana Marques, presidente em Exercício

Boa noite a todos e aos que nos acompanham pelo site ou YouTube deste Instituto.

Como uma atitude de nobreza e responsabilidade, nosso presidente se ausenta desta cerimônia, que é uma das mais importantes dessa Casa, por testar positivo para COVID-19, ontem à noite. Sua ausência se justifica para não colocar em risco a integridade física dos nossos convidados.

Agradecemos a compreensão de todos e desejamos pronta e completa melhora do nosso presidente, José Eduardo Jardim.

Hoje, tenho a grande responsabilidade, como presidente em exercício, em presidir e receber a todos neste evento em que celebramos os 107 anos desta Casa e outorgamos  o título de Eminente Engenheiro do Ano 2023, a SILVIO ROMERO DE LEMOS MEIRA, pelo seu visionarismo e o impacto de suas pesquisas no desenvolvimento do conhecimento e da inovação em tecnologia.

Estendo meus agradecimentos ao engenheiro Vahan Agopyan, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado de São Paulo, à secretária-Adjunta  engenheira Adriana Siano Boggio Biazzi, da secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, representando o excelentíssimo senhor prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, ao engenheiro Rui Arruda Camargo, presidente do nosso Conselho Consultivo, ao vice-presidente de Relações Externas, engenheiro Lawrence Chung Koo, que fará a saudação ao homenageado, e a todos eminentes engenheiros dos anos anteriores aqui presentes, ex-presidentes, associados, colaboradores e amigos.

Uma das minhas responsabilidades nesta noite, é trazer a vocês as palavras do senhor presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Jardim, que agora inicio:

Desde os primórdios da civilização, os engenheiros têm desempenhado um papel fundamental na concepção, construção e melhoria de infraestruturas, máquinas e sistemas que moldaram nosso mundo.

Há mais de um século, o Instituto de Engenharia foi idealizado pelos engenheiros Antonio Francisco de Paula Souza, Francisco Pereira Macambira, João Pedro da Veiga Miranda e Rodolpho Baptista Santiago, com o objetivo de iniciar uma jornada para o desenvolvimento da Engenharia Nacional que, desde então, vem sendo transformadora para esta Casa.

Por aqui passaram grandes nomes; profissionais que escolheram e acreditaram na Engenharia, que tem sido uma força motriz por trás do progresso humano. E que fizeram com que este Instituto participasse de grandes temáticas técnicas, como:

A elaboração do primeiro plano diretor da capital do Estado de São Paulo.

A idealização da Escola de Engenharia Mauá.

A idealização e fomento do PROÁLCOOL, e

A criação da COSIPA, que alavancou fortemente nossa indústria de base.

Hoje, reunimos nessa Casa diversos engenheiros que doam o seu tempo em prol da disseminação do conhecimento e de uma engenharia que incentiva e cria soluções que promovam a conservação dos recursos naturais, o progresso da igualdade e do bem-estar da sociedade. (“Lembrando que, ao mesmo tempo, todas as nossas atividades são vinculadas a ações sociais, por meio do IE Solidário e das Sextas Culturais”).

Profissionais que fazem parte dos seis Departamentos, 34 Divisões Técnicas e grupos de trabalho, que se reúnem, discutem e levam ao público em geral e aos jovens estudantes de Engenharia, temas essenciais. Gostaria de citar alguns deles:

A evolução do mercado do hidrogênio verde foi assunto de encontro no último mês, quando foram abordados todos os aspectos da tecnologia do H2V, desde a sua infraestrutura até a produção e sua aplicação.

Uma solução promissora para o armazenamento e transporte de energia limpa, bem como para a redução das emissões de carbono, aspectos que terão continuidade em eventos programados para 2024.

Estamos organizando, também, para 2024, a segunda edição do Simpósio Internacional: Promovendo uma Amazônia Inovadora e Sustentável –SIPAIS, com o tema Integração ao Desenvolvimento Sustentável.

Entre os painéis previstos teremos assuntos como a Integração Sustentável pelos Rios na Logística de Transportes e os Cenários de Oportunidades e Fundos para uma Amazônia Integrada, entre outros assuntos.

A Bioeconomia tem sido foco de estudo de um grupo, formado depois da premiação de seu colega de ITA, Carlos Nobre, como Eminente Engenheiro do Ano em 2020, e com todo apoio dele.

O Brasil, com sua vasta biodiversidade, privilegiada matriz energética e forte setor agrícola, além da bioeconomia da Amazônia, que engloba a produção sustentável de bens e serviços a partir de recursos biológicos, e é uma área em ascensão global, está singularmente posicionado para liderar na bioeconomia e na inovação.

Ao canalizar esses recursos de forma sustentável, o nosso País tem o potencial de impulsionar o crescimento econômico, gerar empregos e atrair investimento internacional. O grupo trabalha para a criação de uma base de conhecimento robusta que possa sustentar o desenvolvimento de uma Estratégia Nacional de Bioeconomia, que nos ajude a transformar essas ASPIRAÇÕES em CAPACIDADES, (“como bem definiria o engenheiro Silvio Meira”).

Desde 2021, o Instituto de Engenharia, a ABEMI e o SINICON  constituíram o Instituto ProEC 4.0 (Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0), uma instituição de ciência e tecnologia, de caráter privado e sem fins lucrativos, que está instalado no Núcleo de Engenharia e Construção de Sorocaba.

O objetivo do ProEC 4.0 é estimular, fomentar e prover pesquisas e desenvolvimentos de inovações tecnológicas para as atividades do setor de Engenharia e Construção; além de disseminar a produção e transferência de conhecimento tecnológico.

E outros temas de suma importância para o bem-estar da sociedade, seguem em discussão nesta Casa. Discussões que culminam em propostas de projetos, que não ficam só em quatro paredes, mas que são levados às esferas dos governos municipais, estaduais e federal, como a “Governança Metropolitana dos Transportes”, “A Hidrovia como vetor de Desenvolvimento e de Integração Multimodal do Brasil e da América do Sul”, a “Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia Associada ao Agronegócio” e as “Diretrizes para a universalização do saneamento”.

Temas ligados a diversas vertentes da Engenharia, que acabam se encontrando em três aspectos em comum: o homem, a Engenharia e a tecnologia.

A Inteligência Artificial, na Engenharia, desempenha um papel primordial na criação de sistemas e, sua aplicação, está transformando a maneira como os seres humanos abordam desafios técnicos, científicos e sociais.

Quando o Instituto de Engenharia foi fundado, há mais de um século, ou até mesmo quando foi criado o título de Eminente Engenheiro, há 60 anos, a evolução da engenharia até a inteligência artificial foi, e é, uma narrativa de progresso contínuo, à medida que os avanços tecnológicos se acumularam e se complementaram. A Inteligência Artificial representa a próxima fronteira, capacitando engenheiros a resolver problemas de maneiras cada vez mais sofisticadas e eficazes, impulsionando a inovação em muitos campos da Engenharia.

A juventude é tecnológica e isso já está tão enraizado que, às vezes, ninguém se lembra da Engenharia, pois muitas coisas são invisíveis. A Engenharia está no macro e no micro, no espaço e na palma da sua mão. Temos que valorizar a Engenharia e a nossa amplitude. Entretanto, sem nunca esquecer que, por trás de toda a evolução da tecnologia, que vem a uma velocidade enorme dia após dia, sempre teremos a inteligência do Homem. Somos seres humanos – e devemos “ser humanos” -, eternos aprendentes e, qualquer ferramenta que exista, não vai nos substituir.

Essa essência do “ser humano” que nos faz estar aqui hoje.

Durante 60 anos, completos agora em 2023, outorgamos o título de Eminente Engenheiro do Ano aos profissionais de destacada atuação no meio, que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia Nacional.

Profissionais que sonharam, se dedicaram e realizaram. Pessoas que nos inspiraram e inspiram os jovens engenheiros; jovens engenheiros e engenheiras, que serão o elo entre as tecnologias consagradas e as novas tecnologias.

Queremos criar um novo ecossistema no Instituto de Engenharia; fazer a transição do que já está consolidado para um futuro tecnológico, que fará a diferença e contribuirá para o crescimento da sociedade e do País.

Hoje homenageamos o “ser humano”-engenheiro-cientista, que mostrou para o País a importância da inovação e que idealizou um dos mais importantes polos de tecnologia do mundo.

Silvio Meira é uma grande honra tê-lo aqui e recebê-lo em nossa Casa. Parabéns pelo título de Eminente Engenheiro do Ano 2023 e, parabéns ao nosso querido Instituto de Engenharia pelos seus 107 anos de luta pela Engenharia Nacional!