O milionário de São Bernardo que deixou tudo para a educação

Nascido em 12 de janeiro de 1915, Salvador Arena deixou a Líbia, onde nasceu, e chegou ao Brasil em 1920, ainda criança, instalando-se com a família na cidade de São Paulo.

Durante a infância, viveu rodeado por peças e máquinas da oficina mecânica que seu pai abriu na capital paulista.

Aos 21 anos, o jovem Arena formou-se na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e conseguiu um emprego na Light.

Naquela empresa, destacou-se e acabou atuando na implantação do sistema hidrelétrico de Cubatão, projeto do engenheiro Asa White Kenney Billings.

Em 1942, pediu demissão da Light e, com um capital de US$ 200 que recebera de indenização, comprou alguns equipamentos para fundar no bairro da Mooca a Termomecânica São Paulo SA.

De início, a companhia confeccionava fornos e equipamentos para padarias. Mais tarde, ampliou o leque e começou a produzir ventiladores, prensas, entre outros itens.

Já na década de 1950, o engenheiro iniciou a construção de uma nova fábrica, no bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo, objetivando a produção diversificada de metais não ferrosos.

GESTÃO

Na contramão dos empresários da época, Arena oferecia benefícios diversos aos funcionários, como cestas básicas e atendimento médico. Mesmo antes de ser criado o 13º salário, pagava um adicional no fim do ano.

Ele também concedia participação nos lucros que, dependendo do desempenho, chegava a 14, 15 e, às vezes, até 18 salários. Conta-se que uma vez foram pagos 25 salários aos colaboradores.

EDUCAÇÃO

As preocupações do industrial iam além dos negócios e alcançavam as necessidades da comunidade. Com esse pensamento, resolveu criar, em 1964, a Fundação Salvador Arena para atuar no auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A vontade de contribuir fez ainda com que o empresário sugerisse mudanças no método de ensino nas escolas brasileiras que acabaram ignoradas pelos governantes por serem “caras demais”.

Arena não desistiu das ideias inovadoras e, em 1989, fundou o Colégio Termomecânica baseado no projeto de ensino que desenvolveu na década de 1970. Atualmente, a instituição figura entre as melhores da cidade de São Bernardo.

A Faculdade de Tecnologia Termomecânica, também administrada pela fundação, possui reconhecimento nacional com cursos superiores gratuitos, assim como os oferecidos pelo colégio.

LEGADO

Vítima de infarto, Salvador Arena faleceu na noite do dia 28 de janeiro de 1998. Conforme noticiou o jornal Folha de São Paulo à época, o velório e o enterro foram acompanhados por cerca de cinco mil pessoas.

Em seu testamento, instituiu a Fundação como herdeira universal de todo o seu patrimônio avaliado em cerca de 800 milhões de dólares. Os recursos deveriam ser utilizados para “a solução dos problemas de educação e assistência e proteção aos necessitados”.

Mesmo 25 anos após a sua morte, Salvador Arena ainda é lembrado com carinho na cidade de São Bernardo e a instituição que leva seu nome segue ativa, oferecendo educação gratuita e de qualidade.

Fontes: CEFSA e Observatório do 3º Setor