Garagem 360 – Faixa Azul para motos: projeto já tem próximas etapas definidas

Prefeitura de SP tem projeto para ampliação das faixas (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Implementada no início de 2022, o projeto de faixa azul para motos na capital paulista parece estar agradando. Nesta semana a prefeitura de São Paulo anunciou mais uma etapa de extensão para a sinalização. Veja.

A prefeitura de São Paulo anunciou nesta semana que a faixa azul exclusiva para motos, será estendida na capital paulista.

A próxima etapa do projeto irá ligar a cidade entre a Praça de Bagatele até a 23 de maio. A imediação possibilitará a locomoção de motociclistas até a avenida dos Bandeirantes.

Outras expansões que estão no radar envolvem: Avenida Faria Lima, Avenida Sumaré, Senador Prestes Maia, Senador Queiroz e Avenida Tiradentes.

Implementada como projeto piloto em 2022 na Avenida 23 de maio, a iniciativa vem agradando a secretaria municipal de trânsito, que entrega relatórios trimestrais sobre a ação para a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).

Segundo a prefeitura 80% dos motociclistas que circulam nessas vias utilizam-se da faixa azul. Além disso, não foi registrada nenhuma morte nos trechos em que a sinalização foi implementada segundo o órgão.

Ainda segundo a prefeitura, a ideia para o futuro é de ampliar a faixa azul para motos para toda a cidade de São Paulo.

Pensando ainda mais adiante, para regulamentar a faixa azul como algo definitivo, Senatran e Contran precisam aprovar os pedidos de ampliação.

Projeto agrada

De acordo com a secretaria municipal de transportes da cidade de São Paulo, o projeto da faixa azul para motociclistas vem tendo um resultado positivo.

“A experiência da Faixa Azul está sendo muito positiva. Na verdade, a Faixa Azul nada mais é que uma sinalização onde se consegue conscientizar e mostrar aos motoristas e motociclistas o ponto onde eles podem e devem trafegar, respeitando os outros modais”, afirmou o secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, Celso Gonçalves Barbosa.

Ainda de acordo com a secretaria de trânsito da capital a utilização das faixas em vias com muito movimento de motociclistas faz com que os motoristas tenham maior atenção antes de realizarem ultrapassagens e mudanças de direção.

Além disso, os próprios motociclistas também possuem maior visibilidade com relação as decisões dos motoristas, sem precisar dividir espaço com eles de forma desorganizada.

Ideia inicial

A ideia por trás da criação da faixa azul exclusiva para motos da prefeitura de São Paulo se deu por um retrato do trânsito paulista.

Nas principais vias da cidade, assim como em outras capitais Brasil afora, acontece uma disputa entre motos e carros por espaços em que o motociclista já se habitou a utilizar.

Então, a ideia do projeto pela capital paulista visou sinalizar esses espaços com demarcações no asfalto de cor azul como representação de ”harmonia” para o motorista adotar mais atenção, segundo a secretaria de trânsito.

Fonte: Garagem 360