Broadcast Estadão – Faixa Azul: Próxima etapa vai ligar praça de bagatele até a 23 de maio

– A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo já vem gestando a ampliação da Faixa Azul. Uma das próximas etapas é a ligação entre a Praça de Bagatele até a 23 de Maio, que levará os motociclistas até a avenida dos Bandeirantes

– A ideia da secretaria é de ampliar a Faixa Azul para toda a cidade de São Paulo

– Neste momento, a secretaria já tem autorização para expansões entre a Praça de Bagatele até a 23 de Maio, Avenida Faria Lima, Avenida Sumaré, Senador Prestes Maia e Senador Queiroz

“A experiência da Faixa Azul está sendo muito positiva. Na verdade, a Faixa Azul nada mais é que uma sinalização onde se consegue conscientizar e mostrar aos motoristas e motociclistas o ponto onde eles podem e devem trafegar, respeitando os outros modais”. A avaliação é do novo secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, Celso Gonçalves Barbosa, que tomou posse em 15 de maio do corrente ano.

Segundo o secretário, os condutores de veículos, a partir do momento em que veem aquela sinalização, tomam cuidado maior quando farão uma ultrapassagem ou mudanças de faixa e os motociclistas, por sua vez, conseguem enxergar quando o carro mudará de faixa. “Neste aspecto, a Faixa Azul serve como uma pacificação entre motoristas de veículos e motociclistas”, destaca

“O que observamos é que os motociclistas, de forma natural, já se utilizavam do corredor situado ao lado esquerdo dos carros e essa faixa virou uso e costume, mas isso gerava uma disputa entre motos e carros, porque não havia uma sinalização. Veio daí a ideia inicial do projeto: colocar uma sinalização – de cor azul, que representa harmonia, já é usado para demarcação de vagas de idosos, uma cor que impacta no sentido de atenção, ao motorista ter mais atenção”, lembra o secretário.

O executivo relata que essas iniciativas foram amplamente debatidas com os sindicatos de motociclistas, fabricantes e associações e a Secretaria desenvolveu um projeto-piloto, a partir de pedido de autorização junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), e na primeira etapa do projeto, na avenida 23 de Maio, foi bem-sucedida. “Passamos a produzir e entregar relatórios trimestrais, com todos os dados apurados, ao SENATRAN, e o êxito dessa primeira etapa foi o que levou a secretaria a autorizar a ampliação do projeto-piloto para a avenida Bandeirantes.

“Podemos dizer que mais de 80% dos motociclistas que circulam nessas vias têm-se utilizado da Faixa Azul, bem como, mais de 80% dos motoristas de carros aprovam a presença da Faixa Azul – porque delimita o espaço para eles e para as motos e faz com que todos se respeitem no trânsito”.

Além disso, Prefeitura, Secretaria e CET têm trabalhado nos diversos aspectos da sinalização e conscientização para poder enfocar os conceitos da Faixa Azul e, como consequência, os números de acidentes e, principalmente, de mortes de motociclistas tenham caído. O número de óbitos, tanto na Fase 1 (avenida 23 de Maio) quanto na Fase 2 (Avenida dos Bandeirantes) é zero.

Com isso, a secretaria já vem gestando a ampliação da Faixa Azul, como, por exemplo, um trabalho de ligação entre a Praça de Bagatele até a 23 de Maio – que levará os motociclistas até a Avenida dos Bandeirantes. A ideia da secretaria é que possamos ampliar a Faixa Azul para toda a cidade de São Paulo.

“Sabemos que a Faixa Azul se transformando em um case de sucesso irá se ampliar ao Brasil inteiro e até para outros países. Temos sido procurados por outros municípios, estados da federação, sendo um tema de grande impacto em relação ao uso consciente do sistema viário”, diz.

Segundo o secretário, neste momento se aguarda sinal verde da SENATRAN para que possa aprovar os pedidos de ampliação já encaminhados e que as fases 1 e 2 tenham aprovação definitiva. “Uma coisa é ter autorização para fazer os projetos-piloto, outra, e isso é o que estamos esperando, é que a experiência da Faixa Azul seja aprovada, e então passamos à normatização e resolução da SENATRAN/CONTRAN”.

Neste momento já temos autorização para expansões previstas entre a Praça de Bagatele até a 23 de Maio, Avenida Faria Lima, Avenida Sumaré, Senador Prestes Maia, Senador Queiroz e Avenida Tiradentes – que compreende a essa extensão da Praça de Bagatele/23 de Maio.

O Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa é um dos palestrantes do evento ‘Faixa Azul e Faixa Azul segregada – balanço da experiência em vias do município de São Paulo’, a ser promovido pelo Instituto de Engenharia, dia 15 de junho de 2023, das 19h às 21h, e que contará com a presença do prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, do Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa, e do ex-secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, e vereador (DEM), Ricardo Teixeira.

Serviço:

Faixa Azul e Faixa Azul Segregada – Balanço da experiência em vias do Município de São Paulo
Evento Híbrido – Presencial e Online, com transmissão via YouTube
Quando: 15 de Junho de 2023
Horário: das 19hs às 21hs

Onde:

Instituto de Engenharia
Endereço: Avenida Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – SP

Inscrições:
– Presencial em https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/faixa-azul-e-faixa-azul-segregada-balanco-da-experiencia-em-vias-do-municipio-de-sao-paulo/
– Online em https://youtube.com/live/UiYjMXx06wg?feature=share

Para jornalistas interessados em cobrir o evento, presencialmente, o Instituto de Engenharia disponibilizará sala de imprensa para apoio operacional e entrevistas.

Sobre o Instituto de Engenharia:

É uma sociedade civil sem fins lucrativos com mais de 106 anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Reúne profissionais, engenheiros e não-engenheiros e realiza estudos e debates temáticos para direcionar o desenvolvimento do país em áreas estratégicas como Energia, Mobilidade, Logística, Infraestrutura, Tecnologia e Agronegócios, além de ações como seminários, cursos e palestras, visitas técnicas e publicações de conteúdo.

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Fonte: Broadcast Estadão