Broadcast Estadão – Faixa Azul aguarda aval da Senatran para ganhar mais 200km de extensão

– Ricardo Teixeira, ex-secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo e vereador (DEM), aponta para o sucesso das Fases 1 e 2 da Faixa Azul e relata que o projeto ganhará mais 200 km até 2024, a partir do 2º semestre.

– A Prefeitura de São Paulo só aguarda o sinal verde da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), para fazer essa ampliação, que prevê Faixa Azul em mais vias da cidade.

“A Faixa Azul, que nasceu na Avenida 23 de Maio, em 25 de janeiro de 2022, e está completando 1 ano de 4 meses não registrou em todo esse período nenhuma morte de motociclista”. O destaque é do ex-secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo e vereador (DEM), Ricardo Teixeira.

“Começamos o projeto ali e, apesar dos comentários de que era difícil, não ia dar certo, a 23 de Maio só tem só dois atores: o motorista e o motociclista. Antes de implantar o projeto fizemos muitas pesquisas e campanhas, principalmente com os órgãos de imprensa, motociclistas, com as empresas que vendem motos, com associações e sindicatos de motociclistas, e, só depois partimos para a implantação”, relata.

“Na Avenida dos Bandeirantes, a fase 2, o teste começou 08 meses depois da 23 de Maio, mas com mais atores. Além de motoristas e motociclistas há semáforos, pedestres, cruzamentos, conversões à direita, caminhões, ônibus, comunidades que vivem nos lindeiros, mas também deu certo, não houve nenhum óbito na Faixa Azul da Bandeirantes”, aponta.

Meta é implantar mais faixas azuis na cidade

Segundo Ricardo Teixeira, a Prefeitura de São Paulo só aguarda o sinal verde da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para ampliar a Faixa Azul em mais 200 km. “É preciso essa autorização para fazer mais testes, porque ainda não existe regulamentação da Faixa Azul no Código de Trânsito”, explica.

Segundo ele, o objetivo é testar a Faixa Azul na Zona Leste, Norte, Oeste, Sul e tais testes podem ampliar o conhecimento da SENATRAN na formatação de normas que redundem em Resolução do CONTRAN e atenda todas as cidades do Brasil.

“Estamos aguardando essa autorização para que a cidade de São Paulo amplie a Faixa Azul de 23 km para 223 km. Essa é a ideia e queremos iniciar essa ampliação ainda no 2º semestre de 2023, caminhando até o 1º semestre de 2024. O objetivo é ter Faixa Azul na cidade inteira”, diz.

O vereador Ricardo Teixeira (DEM) é um dos palestrantes do evento ‘Faixa Azul e Faixa Azul segregada – balanço da experiência em vias do município de São Paulo’, promovido pelo Instituto de Engenharia, dia 15 de junho de 2023, das 19h às 21h, que contará com a presença do prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes e do Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa.

Serviço:

Faixa Azul e Faixa Azul Segregada – Balanço da experiência em vias do Município de São Paulo
Evento Híbrido – Presencial e Online, com transmissão via YouTube
Quando: 15 de Junho de 2023
Horário: das 19hs às 21hs

Onde:

Instituto de Engenharia
Endereço: Avenida Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – SP

Inscrições:

– Presencial em https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/faixa-azul-e-faixa-azul-segregada-balanco-da-experiencia-em-vias-do-municipio-de-sao-paulo/
– Online em https://youtube.com/live/UiYjMXx06wg?feature=share

Para jornalistas interessados em cobrir o evento, presencialmente, o Instituto de Engenharia disponibilizará sala de imprensa para apoio operacional e entrevistas.

Sobre o Instituto de Engenharia:

É uma sociedade civil sem fins lucrativos com mais de 106 anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Reúne profissionais, engenheiros e não-engenheiros e realiza estudos e debates temáticos para direcionar o desenvolvimento do país em áreas estratégicas como Energia, Mobilidade, Logística, Infraestrutura, Tecnologia e Agronegócios, além de ações como seminários, cursos e palestras, visitas técnicas e publicações de conteúdo.

Mais informações:

Fernando Bortolin – Assessoria de Imprensa
Telefone: (11)99933-3327
E-mail: [email protected]