Expansão da Faixa Azul é tema de evento híbrido no Instituto de Engenharia

Autoridades e especialistas debatem no dia 15 de junho projeto que conseguiu zerar o número de mortes de motociclistas em duas vias da cidade

Fonte: CET/Divulgação

Ação que conseguiu zerar o número de mortes de motociclistas nas avenidas em que foi implantada em São Paulo, a Faixa Azul demonstrou ser uma solução eficaz para resolver um problema que se agravou desde a pandemia. O sucesso foi tanto que a Prefeitura pretende expandir o projeto para mais 200 Km até 2024, beneficiando outras vias da cidade.

Para falar sobre a experiência e detalhar os próximos passos, autoridades e especialistas debaterão o tema no encontro Faixa Azul e Faixa Azul Segregada – Balanço da Experiência em Vias do Município de São Paulo.

Organizado pelo Instituto de Engenharia, o evento híbrido gratuito se realizará na sede da instituição, na Vila Mariana, no dia 15 de junho, das 19h às 21h00. Os interessados podem participar tanto presencialmente quanto pela internet, acompanhando a transmissão ao vivo pelo Youtube. Para ter acesso ao local, é preciso se inscrever no site especial do encontro.

O evento contará com a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Na lista de palestrantes confirmados, também constam: Celso Gonçalves Barbosa, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito; Jair de Souza Dias, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); e Ricardo Teixeira, vereador e ex-secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.

Com abertura do presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Frascá Poyares Jardim, o encontro contará com a moderação de Maria da Penha Nobre, diretora do Departamento de Desenvolvimento; e Flaminio Fichmann, coordenador da Divisão Técnica de Mobilidade.

Necessidade da Faixa Azul

Posto antes ocupado historicamente pelos pedestres, os motociclistas assumiram o topo da lista das principais vítimas dos acidentes nas vias de São Paulo. A mudança do perfil ocorreu desde a pandemia, com o aumento da circulação de motos por conta do crescimento da procura pelo serviço de delivery.

De acordo com dados da CET, cerca de 1,3 milhão de motociclistas circulam pela cidade de São Paulo atualmente, com a média de uma morte por dia. A gravidade da situação exigiu da administração municipal uma ação rápida, com a implantação de medidas corretivas que realmente impactassem positivamente o trânsito da capital paulista.

Com base nas experiências anteriores no próprio Município nas regiões do Sumaré e Consolação, e em projetos na Malásia e Austrália, a Faixa Azul teve início há 16 meses, na Avenida 23 de Maio.

Hoje, o projeto está em ação em 6 km da via, no sentido Santana-Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad; e em 8,5 km em ambos os sentidos da Avenida dos Bandeirantes, entre a Marginal do Pinheiros e o Complexo Maria Maluf.

Faixa Azul em números

Desde sua implantação, a Faixa Azul conseguiu zerar o número de mortes de motociclistas nas duas vias contempladas. No período, a CET registrou nos trechos 98 ocorrências, sendo 44 sem feridos, 51 com ferimentos leves e 8 com gravidade.

Ainda de acordo com dados da CET, o projeto reduziu o risco de acidentes em três vezes para quem usa a faixa na Avenida 23 de Maio e em cinco vezes na Avenida dos Bandeirantes.

Autorizada e acompanhada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a Faixa Azul trouxe outro benefício para o Município: a redução de até 27% na lentidão nas duas vias. Para ter uma ideia do que isso significa, basta lembrar que o fluxo é de até 12 mil veículos por hora na Avenida 23 de Maio, por exemplo.

Expansão do projeto

Por conta dos resultados positivos para o sistema viário de São Paulo, a Prefeitura pretende expandir a Faixa Azul para mais 200 km até o fim de 2024. Para isso, realiza estudos técnicos de viabilidade.

Entre as vias analisadas, estão: Avenida Ipiranga, Avenida Senador Queirós, Avenida dos Estados, Avenida Rangel Pestana, Viaduto Dona Paulina, Rua Maria Paula, Viaduto Jacareí, Viaduto 9 de Julho, Avenida São Luís, Avenida 23 de Maio, Avenida Rebouças, Rua da Consolação, Radial Leste, Avenida Washington Luís, Avenida Rubem Berta, Avenida Teotônio Vilela, Avenida Guarapiranga, Avenida Aricanduva, Avenida Eliseu de Almeida, Avenida Francisco Matarazzo, Avenida Salim Farah Maluf, Avenida Edgar Facó e Avenida Inajar de Souza.

Além disso, as Marginais do Tietê e do Pinheiros também são avaliadas para a implantação da faixa segregada.

O impacto do projeto para o Município e a relevância do tema tornam ainda mais relevante o evento Faixa Azul e Faixa Azul Segregada – Balanço da Experiência em Vias do Município de São Paulo.

Por fim, vale lembrar que o Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos com mais de 106 anos de história, contribuindo com estudos e debates temáticos para direcionar o desenvolvimento do país em áreas estratégicas, como: energia, mobilidade, logística, infraestrutura, tecnologia e agronegócios.

Serviço

EventoFaixa Azul e Faixa Azul Segregada – Balanço da Experiência em Vias do Município de São Paulo.

Formatohíbrido (presencial e online).

Quando15 de junho de 2023.

OndeInstituto de Engenharia.

EndereçoAvenida Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, São Paulo.

Horáriodas 19h às 21h. 

Inscrições:

Presencial – https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/faixa-azul-e-faixa-azul-segregada-balanco-da-experiencia-em-vias-do-municipio-de-sao-paulo/

Online – https://youtube.com/live/UiYjMXx06wg?feature=share

Fonte: Estadão Blue Studio Express